Antes de começarmos, já preciso te avisar que o copywriting e o marketing já andam de mãos dadas muito antes de você nascer, não importa o quão velho você seja.
Sim, muito antes da criação da internet, vendedores já utilizavam das técnicas de copy para persuadirem seus leitores a comprarem.
E não é um trabalho tão simples, viu? O copy para vender tem um objetivo claro, converter leads em clientes através de uma comunicação persuasiva, que convence e se conecta com os leitores.
Entender sobre copywriting é dominar gatilhos mentais, estruturas de copy e fórmulas de como construir um bom copy.
Um copy para vender entrega produtos bons através de mensagens poderosas, que convencem clientes a comprarem após ficarem maravilhados com a comunicação do produto.
Por isso criei este artigo. Quero dar algumas dicas fundamentais para criar um bom copy para vender e fazer seu negócio alcançar resultados mais consistentes aumentando as conversões de leads em clientes.
Vamos lá?
Por que utilizar copy para vender?
O copywriting é utilizado para todas as etapas de um funil de vendas. Seu objetivo é converter usuários para as próximas etapas do funil, ou seja: visitantes para leads, para prospects, para clientes.
Todo e qualquer canal de publicidade, seja digital ou não, utiliza copy para vender. Os anúncios da TV ou do rádio, de revistas ou outdoors, todos são feitos com copywriting, ou seja, com uma comunicação persuasiva que tenta convencer usuários a comprarem.
Com o surgimento da internet, o copy se tornou ainda mais relevante em um mercado de criação de conteúdo frenético.
Todo mundo passou a vender online, os e-commerces explodiram e os produtos digitais agora fazem parte do cotidiano das pessoas. Pensando em um mercado aquecido, cada vez mais marcas precisam de copy para vender.
Isso porque uma comunicação qualquer não é suficiente para convencer usuários a comprarem. É preciso que a comunicação crie conexão com os clientes, para convencê-los a comprar algo.
É aí que entra o copywriting.
5 gatilhos fundamentais para um bom copy
1 – Urgência
Esse é um gatilho poderoso que precisa estar em um bom copy para vender.
O gatilho da urgência tenta convencer o usuário de que ele precisa tomar uma decisão de forma urgente. Que caso ele não decida naquele momento, poderá deixar uma oportunidade única passar e por isso não poderá procrastinar para agir.
Vejamos alguns exemplos que causam a sensação de urgência:
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2 – Escassez
Sabe aquelas promoções relâmpago, ou aqueles sites que utilizam frases como “últimas peças” ou “só mais um quarto disponível”?
Esses são copys de escassez, ou seja, aqueles que provocam o medo de que você poderá perder algo caso não realize a compra logo.
Alguns exemplos de escassez são:
- Últimas 10 vagas do curso!
- 50% de desconto somente para os 10 primeiros compradores
- Restam somente 5 itens no estoque
Mas atenção: utilizar o gatilho da escassez para criar um copy para vender só é válido quando a escassez é real, ou seja, uma característica do produto.
Muitas empresas passaram a utilizar esse gatilho para realizar vendas com má-fé, ou seja, com uma escassez que não existe.
Isso prejudica o mercado como um todo, pois os consumidores passam a ficar mais cientes de que aquele copy provavelmente é mentira, desqualificando sua marca e prejudicando suas vendas.
3 – Aprovação social
Quantas vezes você já comprou um produto somente após ver as avaliações? Ou quantas vezes realizou compras com lugares recomendados por amigos ou família?
O gatilho da aprovação social diz respeito a uma comprovação de que um produto é bom ou não através da opinião de outras pessoas. Esse gatilho geralmente é utilizado através de depoimentos e comentários que comprovam a qualidade de um produto.
Um bom copy para vender utiliza desses depoimentos em seus textos para fortalecerem os argumentos de venda.
4 – Autoridade
O gatilho da autoridade utiliza de gurus, ou especialistas no assunto, para reforçarem o argumento de venda. Para transmitir credibilidade no texto, o copy para vender utiliza de nomes referências (famosos ou especialistas na área) para qualificarem o produto.
5 – Reciprocidade
Já percebeu que quando alguém te faz um favor você sente a necessidade de também fazer algo por ela?
O gatilho da reciprocidade aponta que quanto mais a marca consegue fornecer informações valiosas ou conteúdos relevantes, maior a probabilidade de que o usuário converta.
O copy com gatilho de reciprocidade utiliza elementos que levam o leitor a entender que, ao comprar, ele está devolvendo um favor para a marca de algo que já recebeu dela.
Um bom copy para vender utiliza da reciprocidade para atrair sentimentos de conexão com o usuário, de tal forma que ele sinta que deve algo para a marca.
Como estruturar um bom copy para vender?
Existem dois modelos de como estruturar copys bem utilizados no mercado que gostaria de deixar para você:
Modelo de copy 4U’s
O modelo de copy 4U’s é uma estrutura de copy no qual o profissional precisa considerar 4 etapas para seu texto:
- Útil: o copy precisa ser capaz de demonstrar o quão útil o produto é para o usuário, a ponto de que ele entenda que tem um problema que só poderá ser solucionado com aquilo.
- Urgente: esse modelo considera o gatilho da urgência como fundamental, ou seja, o usuário precisa ser convencido através do copy de que ele não poderá procrastinar para levar o produto.
- Único: essa característica deve induzir os leitores de que aquele produto possui benefícios sem igual no mercado. De que aquela oportunidade é única por conta das inúmeras vantagens que o produto carrega.
- Ultra Específico: não basta vender um produto de forma genérica, ele deverá ser ultra específico, ou seja, com todo seu valor bem descrito através do copy.
Modelo A.I.D.A
Outro modelo de estruturação de copys para vender é o A.I.D.A (atenção, interesse, desejo e ação):
- Atenção: cative a atenção dos usuários para que eles sintam vontade de ler seu copy até o fim, utilizando uma boa promessa, um convite especial ou um grande benefício do produto.
- Interesse: apresente características do produto ou do mercado consumidor que despertem o interesse do usuário em realizar a compra.
- Desejo: exponha a solução do problema, o status de vida o qual ele terá após consumir o produto, ou os resultados que aquela compra terá na vida do usuário.
- Ação: momento do call to action (CTA), que deverá trazer verbos de ação poderosos que convençam o usuário a clicar e ir para a próxima etapa do funil.
Conclusão
Um bom copy para vender é construído através de diversos elementos que você precisa dominar.
Pode acreditar, são os copys que convencem usuários a comprarem e por isso são essenciais em qualquer estratégia de marketing digital.
Mas importante que lembre que o processo de copywriting é repleto de erros e acertos.
Não existe fórmula mágica para a criação de um copy perfeito e tudo é a base de testes. São com eles que o copywriter poderá entender o que funciona bem ou não e quais os melhores gatilhos e emoções para cada tipo de público ou campanha.
Minha sugestão agora é que continue aprendendo no meu blog, desta vez com 4 motivos para contratar uma agência de marketing.