O cold mailing ou listas frias, são e-mails disparados sem que o usuário tenha dado permissão ou solicitado o contato.
Antes de começarmos, já quero deixar claro que não sou a favor desta estratégia de marketing que será discutida aqui.
Considero o cold mailing extremamente invasivo para a experiência dos usuários com qualquer marca, uma vez que ele não é baseado em permissão.
Como gestor de marketing que já fui, gosto de pensar que o nosso trabalho é criar conexões reais com nossos possíveis clientes, de forma natural e autêntica, visto que isso fará diferença para o consumidor na tomada de decisão.
Mas, o cold mailing tem sim suas vantagens, e caso seu gestor decida utilizar, você deverá saber como e quais as melhores formas de colocar essa estratégia em prática.
E para isso estou aqui. Apesar de não ser um grande entusiasta da prática, irei explicar neste artigo o que é cold mailing e quais os principais pilares para que essa estratégia funcione.
Vamos lá?
O que é cold mailing?
O cold mailing é uma estratégia de marketing baseada em enviar e-mails para usuários que nunca tiveram contato com a sua empresa, nem permitiram que tal contato acontecesse.
Também conhecido como listas frias, o cold mailing geralmente é composto por contatos que aparentam ser qualificados e foram obtidos através de pesquisas, venda de dados ou foram construídas pela própria equipe comercial.
Nesse sentido, o cold mailing é geralmente a tentativa de se vender um produto ou serviço para contatos que PODEM se interessar por ele, mesmo nunca tendo demonstrado interesse direto.
Ao utilizar cold mailing é importante considerar:
- O e-mail poderá ir direto para o spam
- Vários contatos podem já não existir
- Vários contatos podem ser genéricos, como (comercial@empresa.com.br)
- Vários contatos podem ser desqualificados
Viu como não é tão simples utilizar cold mailing? São diversas as variáveis que precisam ser consideradas, e ainda há a chance da taxa de conversão ser muito menor com essas listas.
Qual a diferença entre cold mailing e e-mail marketing?
São estratégias completamente diferentes!
O e-mail marketing é uma estratégia baseada em permissão, ou seja, os contatos permitiram que a marca entrasse em contato e já haviam demonstrado interesse pelo produto ou serviço em uma etapa anterior do funil de vendas.
Os contatos da estratégia de e-mail marketing foram conquistados através de um formulário, geralmente de uma landing page ou de um lead ad em troca de algum material que a marca ofereceu, como um e-book, um curso gratuito, uma planilha, etc.
Já o cold mailing, como disse anteriormente, é construído sem permissão, de forma manual ou comprada, o que pode causar um impacto negativo na base de usuários, uma vez que ela nunca teve contato com a marca e poderá não sentir interesse no produto oferecido.
Palma, cold mailing então é spam?
Não senhor(a).
Os spams são e-mails enviados em massa, de forma genérica, com abordagens vazias, cheios de links, inclusive maliciosos.
Já o cold mailing apresenta uma proposta de valor, busca conexão com os usuários e possui mensagens humanizadas, que não são simplesmente disparadas de forma genérica.
Mas é importante ressaltar que quem cria essas diferenças entre spam e cold mailing é o profissional que o escreve, pois caso ele não saiba construir essa conexão, poderá muito bem criar um e-mail spam.
Algumas características que podem fazer o seu e-mail ser considerado spam são:
- Um disparo com grande volume de contatos de uma só vez
- Utilização de fontes vermelhas
- Utilização de maiúsculas no título
- Muitos links ou CTAs de compra, como “Compre agora” e “Clique aqui”
- E-mails que não são responsivos (com fontes muito pequenas ou imagens muito grandes)
- E-mails muito extensos
- E-mails com erros no código HTML
As melhores práticas para um cold mailing
Bom, se chegou até aqui, significa que eu não te convenci a não utilizar cold mailing, nesse caso, vou te ajudar a construir um cold mailing digno de ser aberto, mesmo por usuários nada engajados, com algumas características simples que precisam constar no seu e-mail.
Assunto impactante
Uma pesquisa realizada pela Convince & Convert mostrou que 33% dos usuários se baseiam exclusivamente no assunto para abrir e-mails, enquanto outros 69%classificam um e-mail como spam só de bater o olho no assunto.
Por isso é importante que o copywriter construa um assunto poderoso, que utilize gatilhos emocionais que convençam o usuário a abrir o e-mail.
Eu pessoalmente gosto muito do gatilho de urgência, que utiliza elementos que convencem o leitor de que ele precisará abrir aquele e-mail agora, sem procrastinar.
A utilização do nome do usuário no assunto também pode ser muito convincente, pois com isso ele sente que a mensagem foi feita especialmente para ele e diminui as chances do e-mail ser jogado no spam.
Layout simples
Estamos tentando fugir da caixa de spam, certo? Por isso, é importante que um cold mailing não seja cheio de imagens e cores, pois isso poderá remeter ao algoritmo de que seu e-mail provavelmente não deveria estar ali.
É importante que o e-mail tenha uma aparência simples, limpa, sem muita poluição visual, com pequenas imagens no máximo, até para otimizar a experiência do usuário com uma marca que ele ainda nem conhece.
Um copy curto
O texto do corpo do seu e-mail deverá carregar uma mensagem simples, direta e com poucas palavras.
Você já sabe que ninguém gosta de passar muito tempo lendo mensagens extensas, certo?
No WhatsApp ou em qualquer rede social, é muito fácil perder a atenção do usuário se ele se sente entediado ou algo diferente chama sua atenção.
Para evitar isso, você precisará passar a mensagem central que deseja de forma breve, primeiro se introduzindo, já que o usuário provavelmente nunca ouviu falar de você, e segundo, trazendo o valor que deseja comunicar, utilizando de gatilhos mentais e tentando criar conexão com o leitor.
Fazendo isso, você poderá ir para a etapa seguinte.
CTA (Call to Action)
Todo e-mail tem uma CTA, e um cold mailing não é diferente.
O objetivo do seu e-mail muito provavelmente será com que ele realize uma ação, certo?
Então você precisará de um CTA poderoso, ou seja, um botão que atraia a atenção do usuário para que ele clique e seja direcionado para a próxima etapa do funil, geralmente o momento da compra ou da carta de vendas completa.
Um CTA poderoso nada mais é do que um verbo de ação que convença o usuário a clicar. Alguns exemplos são:
- Saiba mais
- Desbloqueie seu prêmio
- Garanta sua vaga
- Libere seu acesso
- Compre agora
Aqui você poderá aproveitar a simplicidade do seu layout para criar um botão mais atrativo, se já economizou esforços visuais no restante do e-mail, esse é o momento para fazer diferente e criar algo que chame a atenção dos usuários.
Assinatura
Lembre que o ponto é que você soe o mais natural possível para seus contatos, e uma boa comunicação sempre termina com uma assinatura do remetente.
A assinatura poderá transmitir credibilidade e profissionalismo aos potenciais clientes, além de ser uma forma deles te contatarem em caso de necessidade.
O nome, e-mail, número de telefone, localização da empresa e um bom logo devem ser elementos suficientes. Com isso você garantirá que o usuário saiba com quem ele está falando naquela comunicação.
Conclusão
Bom, se você chegou até aqui, mesmo após minha opinião negativa sobre o assunto, agora está preparado para trabalhar listas frias.
Não me entenda mal, essa estratégia pode fazer parte do seu time de vendas e até fazer muito sucesso, mas lembre-se de tentar criar uma conexão real com os usuários, assim eles se sentirão menos desconfiados por estarem recebendo um e-mail ao qual não cederam permissão.
Tenha assuntos impactantes, um layout simples, um copy curto e direto que gere persuasão e uma CTA poderoso, e você poderá ver bons resultados no seu cold mailing.