janeiro 13

0 comments

Growth Hacking: como construir um backlog de ideias?

Certamente, uma grande estratégia que ganha espaço dentro do mercado nacional é o growth hacking, mas, para se ter sucesso com ela é necessário saber como construir backlog de ideias e qual a sua importância nesta prática tão importante. Mas antes, o que é growth hacking e o que o torna tão único para o crescimento da sua empresa?

O growth hacking é a estratégia empresarial mais utilizada no momento, que procura fazer com que o negócio cresça da forma mais rápida possível por meio de criatividade, tomadas de atitudes analíticas e com o uso de indicadores sociais e métricas – tudo isso com o mínimo de custo possível. Mas como isso ocorre?

Essa estratégia apresenta três etapas principais: adquirir tráfego, gerar leads qualificados (ou seja, clientes em potencial) para a sua empresa e converter estes leads para clientes fiéis da sua marca. Isso tudo por meio de técnicas inovadoras que permitem o crescimento acelerado da sua empresa dentro do mercado nacional. 

Entretanto, para que esta estratégia seja efetiva dentro do seu negócio, é necessário compreender como construir um backlog de ideias e como aplicar isso no dia-a-dia da sua estratégia. Interessado? Então venha saber mais sobre o que é um backlog de ideias e como incluir essa estratégia na sua empresa!

O que é o backlog de ideias?

O backlog de ideias é um termo utilizado frequentemente na estratégia de growth hacking, onde se constrói um modelo extremamente ágil de gestão por meio de uma lista de ideias para fazer com que sua empresa cresça de forma otimizada e rápida.

Como construir um bom backlog de ideias  (3)
Fonte/Reprodução: original

O processo de construção de um backlog de ideias permite que você estabeleça seu próprio ritmo para crescer ou voltar em alguma determinada etapa na hora que quiser, aprenda sobre a sua empresa e o seu produto, garante autonomia para que a equipe escolha onde trabalhar e em que área focar para alcançar as metas desejadas e promove responsabilidade para a equipe.

Dessa forma, ao elaborar esta estratégia é de suma importância criar um caminho para se orientar e seguir o mesmo, com metas e objetivos estabelecidos para que sua empresa consiga crescer e alcançar todas elas da melhor forma possível, dentro das atuais condições permitidas.

Como construir um bom backlog de ideias? 

Inúmeras pessoas pensam que o growth hacking é uma estratégia com diversos atalhos a serem seguidos para atrair milhares de visitantes na sua página online, entretanto, não é bem assim. Para isso, é necessário construir um bom backlog de ideias para ajudar o crescimento da sua empresa neste processo.

Como construir um bom backlog de ideias  (2)
Fonte/Reprodução: original

Então, como construir um bom backlog de ideias? Na teoria, é bem simples, mas para isso precisamos compreender primeiramente os objetivos de um backlog de ideias e, com isso, colocá-los em prática! Os seus principais objetivos são: 

  • Organizar todas as ideias que você e a sua equipe apresentam, de forma organizada e sistemática;
  • Categorizar todas essas ideias conforme as suas áreas de atuação, suas prioridades e efetividade na atuação dentro do processo;
  • Acompanhar e analisar todas as ideias que estão sendo aplicadas, assim como avaliar seus testes e o que será testado eventualmente.

Com esses três principais objetivos em mente, compreende-se de forma completa o que é um backlog de ideias e como começar a organizar o mesmo para a sua aplicação dentro da empresa. 

Agora que se tem em mente todos os objetivos deste método, se torna mais fácil criar esta estratégia. Para elaborar um backlog de ideias, é necessário conhecer cada elemento presente dentro desta planilha, como:

O nome do experimento

Toda ideia gerada por você ou pela sua equipe são, em prática, hipóteses que deverão ser testadas por meio de experimentos na estratégia de growth hacking. E é por conta disso que não se implementa a terminologia ‘’ideia’’, e sim ‘’nome do experimento’’. Ao saber qual é a hipótese, deve-se depois testar a mesma no período atual ou depois.

O status do experimento

Após definir e colocar o nome do experimento no seu backlog de ideias, acrescenta-se também o seu status, que é nada mais nada menos do que o andamento dessa hipótese.

Por exemplo, caso a ideia sugerida esteja em testes, seu status será testado ou então, caso seja uma hipótese, coloca-se a ideia apenas. Caso dê certo, coloca-se aprovada, e por aí vai. Dessa forma, a lista é organizada e você se torna capaz de priorizar qual ideia será aplicada primeiro ou não.

Categoria

A categoria do seu experimento define qual é o principal objetivo dele, e nesse ponto há quatro diferentes tipos de categoria. As principais são: a aquisição, para conseguir aumentar o número de tráfego do seu site, e a ativação, que é a conversão de visitantes em leads qualificados.

As outras duas, bastante utilizadas também, são a retenção, para fazer com que seus clientes retornem ao seu negócio, e as recomendações, ideias para que seus usuários convidem amigos para participar de sua marca.

Dados analíticos e previsões

Os dados analíticos são métricas que servem como análise para saber se sua ideia está aprovada ou não, ou seja, se ela funciona quando aplicada. Já a previsão pode ser definida como o que você espera que a ideia faça para o seu negócio, como por exemplo: o número de tráfego atingido durante a primeira etapa da estratégia.

Recursos

O último elemento presente dentro de um bom backlog de ideias são os recursos, que determinam o tempo necessário para gastar com uma ideia ou uma previsão de quanto será necessário para investir em tal experimento. Em suma, que recursos e quanto deles podem ser disponibilizados para que a ideia progrida.

Como gerar boas ideias e encher o backlog?

O principal método para gerar bons experimentos e preencher completamente o backlog de ideias é através de um brainstorming com a sua equipe! Dessa forma, toda a equipe entra em comunicação e sintonia, e conseguem decidir ideias em conjunto, para assim selecionar as melhores para compor este quadro.

E, para gerar boas ideias e acrescentar ao quadro, basta observar o que outras empresas ou sites fazem para crescer – seus pontos positivos e negativos, com olhar crítico e analítico para saber o que deve e o que não deve ser seguido. Junto a isso, pergunte, faça associações e monte uma excelente network que possa acrescentar para o seu negócio. 

Afinal, ninguém cresce sozinho, encontrar outros negócios que possam alinhar os objetivos com os seus, para caminharem juntos na mesma estrada, de forma cooperativa, é  excelente, e se torna a melhor forma de crescer dentro do mercado atual.

Por fim, a estratégia de growth hacking para o crescimento do seu negócio ou da sua empresa de forma otimizada se prova extremamente útil nos dias atuais. Afinal, este processo apresenta objetivos e inúmeras etapas que promovem esta expansão de maneira rápida e com a qualidade que o seu negócio merece.

Não só isso, como apresentar um bom backlog de ideias recheado de experimentos e métricas ajuda você a se organizar e compreender o que funciona ou não, além de também mostrar qual medida deve ser modificada e qual deve ser mantida.


Tags


Talvez você também goste disso...

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça a Metodologia que LinkedIn, Uber, Tesla e Dropbox usaram para CRESCER. 

>