12 erros fatais de mídia social que sua empresa não pode cometer
Um empreendedor de sucesso sabe que depende da mídia social para trazer crescimento à sua empresa. O jogo do mercado de é atualmente decidido no grande tabuleiro que se tornou a internet, e apps como o Facebook, Youtube, Whatsapp e Instagram são umas das peças principais.
No entanto, a realidade de muitas empresas é uma alta expectativa em relação ao retorno em número de clientes através da mídia social, quando a realidade ainda não aponta para isso. O problema não é o meio, mas a forma como é explorado. De fato, é possível detectar pelo menos 10 erros do marketing digital mais comuns do que se imagina.
Essas práticas equivocadas não apenas implicam no insucesso de uma empresa em relação às mídias sociais, mas também em perdas de tempo, energia e dinheiro, o que acarreta em custos desnecessários e até baixa receita.
A falta de conhecimento é a responsável pelos erros do marketing digital no que diz respeito ao uso do Facebook e de outras mídias. Portanto, é preciso conhecer mais sobre esse ambiente, que pode ser muito próspero.
Entenda a seguir o funcionamento de mídia social, bem como os 10 erros do marketing digital que podem ser extremamente prejudiciais para sua empresa. Saiba se você já os cometeu, ou se ainda comete e resolva o problema de imediato!
O que são e como funcionam as mídias sociais?
Mídias sociais é um conceito que pode ser entendido através das próprias palavras. “Mídia” se refere ao meio, ou seja, ao cenário, o lugar, onde tudo acontece, no caso, o meio é virtual, através da internet. Já o “social” é o objetivo da mídia, qual seja, conectar pessoas.
As mídias sociais são aplicativos e sites (é possível usá-las no computador e em qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet) que estreitam as pontes entre pessoas, não importa a distância em que estejam, o poder de alcance das mídias é global.
As mídias sociais alcançam o mundo inteiro. Essa é a sua grande virtude. Uma pessoa na China pode assistir, em tempo real, um vídeo que um brasileiro publicou em seu canal do Youtube. Há mais um detalhe: em uma população mundial de quase 8 bilhões de habitantes, 3 bilhões usam a mídia social com frequência.
No que isso implica? Nada além de um vasto mercado para sua empresa atuar e crescer. Mas, as coisas não são simples, já que as mídias sociais possuem sua própria lógica de funcionamento, a qual é intimamente relacionada às necessidades do usuário.
Uma empresa que não comete erros do marketing digital e aprende a explorar o valor dessas plataformas, coloca-se exatamente no vértice entre a sua própria oferta e o interesse do consumidor. Em outras palavras, a mídia social tornou-se uma ponte sólida para que sua empresa, sua marca e seus produtos ou serviços tornem-se conhecidos, respeitados, lembrados e adquiridos.
Conheça os erros que podem ser fatais nas mídias sociais da sua empresa!
Apesar de não perderem as suas essências, as mídias sociais sofrem transformações de tempos em tempos. Essas mudanças ocorrem em intervalos curtos, dado que, por natureza, são meios muito dinâmicos de comunicação.
Logo, os erros do marketing digital tornam-se praticamente inevitáveis para quem não é familiarizado com as suas estratégias. É preciso entender que o marketing digital é uma definição muito abrangente para ser reduzida à “anúncios na internet”. De fato, fazer anúncios patrocinados, por exemplo, configura uma das estratégias, mas não o método inteiro.
Confira agora os 10 piores erros do marketing digital, que podem realmente ser nocivos e responsáveis pelos resultados negativos de sua empresa nas mídias sociais. Dos mais simples aos mais complexos, consertá-los determinará a prevalência de sua marca nas redes e, por consequência, na mente do público.
Falta de estratégia
A noção de “estratégia” já é bastante difundida e atrelada aos erros do marketing digital. Mas, o que é realmente?
Estratégia é estudo de mercado aliado a um plano de ação. É preciso conhecer a persona (a figura que representa o cliente ideal) e direcionar todo o conteúdo e interação para ela. Em suma, é levantar dados, fazer análises e testes. Saber a quem sua marca se dirige, bem como a forma de fazer a conexão é chave desta etapa.
Não adianta simplesmente fazer posts, se fosse somente isso, seria muito fácil. É preciso foco, posts em cronograma, padronizados, que revelem a importância de sua marca para as pessoas que realmente precisam conhecê-la. Do contrário, seus posts vão significar nada além de perda de tempo e, no caso de anúncios patrocinados, dinheiro.
Conteúdo sem relevância
Dois fatores devem ser considerados quando as pessoas cometem erros do marketing digital nessa categoria. O primeiro é o conteúdo pobre de informação. É preciso entender que, hoje em dia, as pessoas pesquisam sobre o produto ou serviço que desejam. Logo, sua empresa deve providenciar toda informação possível, de forma adequada com cada rede.
O Facebook possui uma lógica interna diferente do Instagram, que possui uma diferente do Whtasapp, que por sua vez funciona de maneira diversa ao Youtube. Cada mídia social é dotada de particularidades e o conteúdo nelas difundido deve se adequar a isso.
Por exemplo, o Instagram é uma mídia onde as pessoas querem ver fotos e informações bem concisas, “direto ao ponto”. Colocar imagens tiradas do Google, sem qualidade, acompanhadas de textos truncados na legenda é certeza de ter seu post ignorado. É importante lembrar que se a sua empresa não se adequar a essa regra, outras irão.
Ignorar as análises de mídias sociais
As conhecidas “métricas” existem por um motivo, elas são as unidades que medem o sucesso de seus posts nas redes sociais. Mas, é preciso ficar atento à natureza detalhista de tal análise, pois um dos erros do marketing digital mais comum aqui é dar atenção a uma e desprezar as outras.
Nem sempre o número de curtidas reflete o sucesso nas mídias sociais e, pior ainda, das conversões. É necessário analisar os padrões de curtidas, engajamento, alcance, impressões, taxa de resposta, intervalo de tempo entre a publicação e a resposta do público.
Achar que as mídias sociais são todas iguais
Como uma mídia feita para divulgar vídeos funciona do mesmo jeito que uma mídia para publicar fotos? A resposta é clara: não funciona. É preguiçoso criar um conteúdo e publicá-lo da mesma forma em todas as mídias. Além de não gerar resultado, isso passará uma imagem desleixada da marca.
Esse é mais um dos erros do marketing digital que são fatais. Cada mídia pede uma abordagem diferente. Ainda que a informação passada seja a mesma, é necessário adaptá-la à realidade de cada uma.
Basta lembrar que uma pessoa que está no Facebook está acostumada com aquele formato, assim como a pessoa que usa muito o Youtube também está. É uma questão de usar a mesma língua que elas.
Esquecer o público direcionado
Mais uma vez, a falta de análise é responsável por um desses erros do marketing digital. É preciso descobrir qual é o seu público, o que faz na internet e como faz. Para isso, é preciso levantar dados relacionados à idade, gênero, demografia, classe social, hábitos na internet, de consumo e muitos outros. Quanto mais dados de pessoa, mais rica será a estratégia.
Empresas que vendem produtos de beleza e estética, por exemplo, costumam ser fortes no Instagram, afinal, fotos bonitas atraem o público. Já as empresas de curso podem ter forte presença no Youtube, visto que podem oferecer aulas, de todos os tamanhos, como conteúdo gratuito.
Promover somente a marca
Por mais contraproducente que possa parecer: não use a rede social somente para mostrar a marca! Isso quer dizer que os anúncios fazem parte, mas não são toda estratégia de mídia. As pessoas não entram nas mídias sociais apenas para comprar. Na verdade, a compra é um incidente; um fato decorrente.
As pessoas estão na rede para se informar, entreter e distrair. Portanto, sua marca deve fazer parte dessa conversa. Descobrir os assuntos do momento e relacioná-los com o nicho de sua empresa, bem como incentivar o engajamento das pessoas interessadas através do perfil de sua empresa nas mídias sociais é um ponto muito positivo dessa estratégia.
Inconstância nas mídias sociais
Esse é um dos piores erros do marketing digital que existe. Não ter presença constante nas mídias sociais, que transmitem conteúdo incessante, é a certeza de ter sua marca esquecida. As pessoas são bombardeadas de conteúdos em questão de minutos, segundos.
Perder o ritmo das publicações acarretará em perda de engajamento do público, de forma diretamente proporcional. De fato, ter presença nas mídias é trabalhoso, mas deve ser encarado como qualquer outra atividade empresarial. Jamais pode ser deixada para trás.
Falta de interação
Não basta apenas publicar o conteúdo e deixar por isso mesmo. O nome “mídias sociais” remete a boa e velha interação, se a publicação for boa, gera comentários. É preciso responder os comentários, pedir sugestões e manter o fogo da conversa aceso o tempo todo.
Publicar sem interagir é o mesmo que fazer um trabalho incompleto, e é mais um dos erros do marketing digital mais terríveis.
Não fazer um CTA
O inglês Call To Action é traduzido como “chamado à ação”. É preciso despertar o interesse do público com uma chamada, que em geral é uma frase marcante, a qual “pede” que o público aja em resposta.
Essa chamada pode ser uma frase sedutora que aponta para um link de compra, um preenchimento de formulário, um download de e-book, uma assinatura de newsletter e tantas outras opções.
A frase funciona como um farol. Se um conteúdo não vem acompanhado dela, isso pode gerar confusão na mente de quem o acessa. A pessoa não saberá se está ligado a um produto ou serviço e não saberá como chegar ao seu site, e-mail, blog corporativo, página de vendas ou até mesmo outra mídia social.
As frases chamariz guiam o cliente pela jornada de conteúdo até chegar ao ponto de tomar a decisão de adquirir um produto ou serviço oferecido pela marca.
Desleixo no conteúdo
Esse é um dos erros do marketing digital que pode manchar a imagem de sua empresa. É necessário ser perfeccionista nesta parte.
Um vídeo com legendas inacabadas, um texto com erros de gramática, uma foto ou qualquer conteúdo que não foi revisado, editado e trabalhado à exaustão, são exemplos de conteúdos não editados, ou seja, inacabados.
Se você mandá-los para o ar, passará a impressão de desleixo ao público. Ele automaticamente pensará: se essa marca não cuidou do próprio conteúdo, como cuidará das minhas demandas de consumidor?
Pouco valor no conteúdo
A referência aqui é ao padrão de qualidade. Às vezes, por causa de seu tamanho (são consumidos rapidamente), o conteúdo pode deixar a impressão de que é fácil produzi-lo. Isso não poderia estar mais longe da realidade!
Conteúdo de valor demanda planejamento antecipado. Não adianta se comprometer com uma quantidade excessiva de posts se estes não tiverem qualidade. É preciso abordar os assuntos de maneira profunda, ainda que sucinta.
De outra forma, o usuário das mídias sociais ignora, pois ele sabe que tem muito conteúdo por aí e com um clique pode ir para outro lugar. É uma realidade dura, mas basta pensar que o conteúdo é uma espécie de produto. Com ele, o lucro se dá na expectativa da conversão, quanto melhor o conteúdo, maiores as chances de vender.
Irregularidade nas publicações
Um dos grandes erros do marketing digital, que está ligado ao penúltimo dessa lista. Se, por um lado, qualidade deve prevalecer sobre quantidade, por outro, a quantidade deve existir. Quando uma empresa publica conteúdo de qualidade com frequência, isso gera, automática e gradualmente, credibilidade.
O público, ou seja, o cenário de futuros clientes, começa a entender que sua marca é confiável, que está disponível, que é uma fonte de informação. Isso constrói autoridade, a consequência é que, na hora de comprar um produto ou serviço, essas pessoas se inclinarão a adquiri-los pela sua marca.
Compreender a extensão do poder das mídias sociais é uma forma quase intuitiva de não cometer esses erros do marketing digital que podem, de fato, levar uma marca ao fracasso. Seguir cada uma das dicas, com iguais medidas de cautela e entusiasmo, será o gatilho para a presença marcante nas redes e consequente aumento de conversões.
Essa carta a geração Z é um compilado de reflexões sobre tecnologia. A transformação digital que vivemos vai muito além da Inteligência Artificial. Acho que vivemos tempos de muita desesperança, mas a verdade é que o planeta nunca enfrentou tanta bonança. Mas calma, deixa eu te explicar o porque do meu otimismo daqui a pouquinho,
Nesse estudo de Caso, você vai ver mais do que um simples compilado de estratégias. Você verá o que fizemos para esgotar os ingressos em um evento presencial de alto ticket. E claro, você pode até pensar que é simples vender eventos presenciais, ainda mais quando os nomes são conhecidos. Mas é necessário abusar de