7 exemplos de copys de grandes empresas da atualidade
Está com dificuldade para criar bons copys que convertam?
Esse é um problema comum, afinal, não é tão simples persuadir usuários a comprarem em um mercado tão competitivo que é a internet nos dias de hoje.
Vender online não é apenas sobre ter bons produtos, mas é sobre criar conexões, impactar usuários emocionalmente e utilizar gatilhos mentais que convençam, e tudo isso pode ser trabalhoso.
Mas não impossível.
Estamos cercados de empresas que criam copys com excelência para venda e conseguem de fato criar a tão desejada conexão com seus usuários e é sobre isso que quero falar neste artigo.
Quero mostrar alguns exemplos de copys que, na minha opinião, foram alguns dos melhores que já vi, que independente do nicho, geraram ótimos resultados.
Vamos lá?
Antes, relembre o que é copywriting
O copywriting é a utilização de uma escrita persuasiva cujo foco é convencer o usuário a realizar uma ação.
Por ação, quero que entenda desde comprar um produto, até algo mais simples, como preencher um formulário com seus dados, por exemplo.
Diferentemente de uma comunicação jornalística, o copywriting é uma escrita focada em conexão com usuários, por meio de emoções e gatilhos mentais.
Não se engane ao pensar que copywriting é algo atual. Pelo contrário, muito antes do surgimento da internet, o copy já era utilizado como técnica de venda, através de cartas, por exemplo.
Mas com a chegada da internet, as técnicas de copywriting se aperfeiçoaram, com todo um mercado que necessita aprender a vender através de uma comunicação persuasiva.
Nesse sentido, o copywriting é o ato de produzir textos em qualquer canal, online ou não (para slogans, sites, posts, e-books, e-mails, outdoors, anúncios, etc.) que guiem a audiência para a tomada de decisão.
7 exemplos de copys de grandes marcas
1 - Nubank
O Nubank nasceu com a proposta de descomplicar a vida financeira das pessoas e sempre utilizou em seus copys o ‘inimigo em comum’, no caso os bancos tradicionais, que possuem processos mais burocráticos e taxas maiores.
O inimigo em comum está entre uma das técnicas de copywriting mais utilizadas, pois cria conexão com usuários por meio do gatilho da afinidade, como uma forma de conectar seu público.
2 - Apple
A Apple faz a utilização de copys curtos, mas diretos, com descrições rápidas de seus produtos muito fortalecidos pelas imagens.
Empresas de luxo, como a Apple, não necessitam de copys extensos, pois já possuem autoridade em seus mercados, com produtos que falam por si só, além de já possuírem uma legião de embaixadores, que divulgam seus produtos organicamente por conta da qualidade.
De qualquer forma, é interessante observar como um copy não necessariamente precisa ser longo para criar conexão, principalmente para grandes marcas já estabelecidas e líderes em seus mercados.
3 - Audi
Mais um exemplo de uma marca de luxo, a Audi utiliza de um copy baseado na posição de poder que tem, destacando o “premium” como uma característica que ela sabe que possui para empoderar o copy.
Além disso, nesse copy também é possível observar o “timing” muito presente, que são as marcas de carro preocupadas com seus modelos elétricos, e já vendendo essa nova realidade para seus possíveis clientes.
4 - Disney+
O Disney+ chegou com a proposta de desbancar seus concorrentes com o gatilho da nostalgia, muito presente em seus copys mas, principalmente, na estrutura do negócio.
Ela consegue utilizar do gatilho da nostalgia uma vez que seu streaming possui diversos conteúdos feitos não só para crianças, mas adultos que cresceram em frente a televisão com conteúdos que hoje são relançados para esse mesmo público.
O copy baseado em nostalgia cria conexão com o público-alvo em poucas palavras que acionam memórias antigas e convencem através delas.
5 - Monday.com
A Monday.com trabalha um copy onde mesmo quem nunca ouviu falar da ferramenta consegue entender do que se trata logo de cara, com um copy que utiliza da clareza e objetividade em apenas uma frase.
Isso é uma característica de produtos ou marcas não tão conhecidas, que precisam apostar em descrições do produto, mas, a mágica está em conseguir realizar uma descrição rápida, por meio de um copy simples, mas claro, que transmita o produto final.
6 - Adidas
Um copy comercial, forte e baseado em características supervalorizadas de um produto. A Adidas, bem como muitas marcas de esporte, focam em copys que reproduzam a intensidade de seus produtos, por meio da utilização de palavras como “dimensões” e “multidimensional”, que visam elevar a qualidade do produto.
Marcas conhecidas e bem estabelecidas, utilizam desse tipo de copy pois precisam constantemente adicionar novos produtos às suas prateleiras, e, por isso, focam em copys direcionados com palavras fortes e comerciais para cada novo produto que chega ao mercado.
7 - Ifood
Gatilho da simplicidade e agilidade. Uma característica de startups ou marcas “recentes” que surgem no mercado com novas soluções que descomplicam a vida dos usuários. Com mais exemplos de copys, o Ifood utiliza textos que recriam a facilidade, o simples e a economia de tempo.
Esse gatilho funciona especialmente bem com as novas gerações, acostumadas com rapidez e agilidade em tudo que fazem, que utilizam aplicativos de corridas, de bancos digitais, streamings e possuem internet ultra-rápida.
Conclusão
Espero que com esses exemplos de copys você tenha captado a mensagem de que toda empresa necessita de uma boa comunicação para realizar vendas e persuadir clientes.
Independente do seu nicho, sempre existirão gatilhos a serem utilizados e conexões a serem criadas, em um mercado aquecido onde se destacam as empresas que conseguem transmitir mensagens poderosas.
Sem o copywriting, uma comunicação pode se tornar vazia, sem sentido ou objetivo, dificultando muito a conversão de usuários em clientes, por isso você precisará encontrar a melhor maneira de impactar sua audiência através de mensagens persuasivas.
Essa carta a geração Z é um compilado de reflexões sobre tecnologia. A transformação digital que vivemos vai muito além da Inteligência Artificial. Acho que vivemos tempos de muita desesperança, mas a verdade é que o planeta nunca enfrentou tanta bonança. Mas calma, deixa eu te explicar o porque do meu otimismo daqui a pouquinho,
Nesse estudo de Caso, você vai ver mais do que um simples compilado de estratégias. Você verá o que fizemos para esgotar os ingressos em um evento presencial de alto ticket. E claro, você pode até pensar que é simples vender eventos presenciais, ainda mais quando os nomes são conhecidos. Mas é necessário abusar de