setembro 15

0 comments

A importância do gerenciamento financeiro na sua empresa

A saúde financeira da sua empresa é um dos pontos mais importantes para os você, enquanto empreendedor. 

Ter o controle financeiro do seu negócio permite que você faça novos investimentos ou até salve a pele da sua empresa em momentos difíceis (como em épocas de “secas sazonais” ou até pandemias, como estamos vivendo hoje em dia). 

Aliás, ter um panorama sobre as finanças permite ainda que a sua empresa aceite correr alguns riscos. Afinal, sem eles, um empreendimento tem menos chances de alcançar o sucesso. Caso a sua empresa, por exemplo, consiga atrair centenas de clientes e fazer essa gestão por meio de um software de CRM, isso pode gerar uma receita a mais. Inclusive, sempre é bom lembrar que existem muitas opções no mercado, e alguns deles podem te dar essa visibilidade do que está acontecendo com a sua gestão de clientes de forma mais simples e direta, como no caso da Amo CRM (que tem ainda o benefício de te ajudar a fazer vendas gerenciando o whatsapp, messenger e instagram), do brasileiríssimo e completíssimo Nectar CRM, do super famoso (e caro) Hubspot, ou de tantas outras ferramentas brazucas e estrangeiras que podem te auxiliar nesse momento.

Mas ainda resta a história toda do aporte financeiro que te possibilita as seguintes situações:

  • Contratar novos funcionários,
  • Investir em novas tecnologias,
  • Comprar maquinário,
  • Aumentar as reservas,

Entre outros benefícios…

Por isso, o gerenciamento financeiro é tão importante quanto investir em marketing, recursos humanos ou em campanhas de vendas.

A importância do gerenciamento financeiro

Gosto de usar o exemplo de uma casa para ilustrar a importância do gerenciamento financeiro. Nessa casa, as pessoas unem as suas rendas e calculam quanto podem gastar por mês. Uma parte vai para as despesas da casa e o restante vai para a poupança. Esse modelo serve tanto para uma família quanto para uma empresa. O gerenciamento financeiro permite que a empresa faça um planejamento comercial mais adequado. Afinal, o futuro de uma empresa depende de como foi sua gestão financeira anteriormente. 

A depender das condições da companhia, esse é o fator determinante que vai guiar todas as decisões dos gestores. Nesse cenário, é preciso destacar o papel do fluxo de caixa. Os responsáveis pela empresa devem saber de onde vem e para onde vai cada centavo do faturamento da companhia. 

Todos esses dados devem ser preenchidos com exatidão. Por isso, hoje, muitas empresas já contam com softwares especializados para essa função. É um aliado importante para os tomadores de decisão .

Como muitos deles são responsáveis por gerenciar grandes volumes de recursos , estar baseado em informações sólidas é a premissa para a realização de um bom trabalho.

Como aplicar o gerenciamento financeiro para sua empresa

A primeira ação que você deve tomar é fazer um planejamento do seu negócio. Neles, é importante apontar o que você deseja em determinado período. Se você gerencia uma rede de franquias, a meta é inaugurar dez lojas em doze meses, por exemplo. Para facilitar a sua gestão comercial, nesse planejamento é interessante mostrar como a sua empresa pode economizar nesse processo.

Já nesse momento, o gerenciamento financeiro pode ser colocado em ação. Se você trabalha com diversos fornecedores, é a fase ideal para buscar aqueles com o melhor preço ou negociar condições mais favoráveis com parceiros de longa data.

Outro ponto importante desse planejamento é a definição de um orçamento. Em janeiro, por exemplo, você pode decidir que o necessário para a sua empresa ter uma boa saúde financeira seja o valor de 12 mil reais anuais. Com esse valor em mente, você consegue se planejar melhor e tomar as decisões corretas.

Se os negócios estão bem, esse valor excedente no orçamento permite que você faça novos investimentos. Agora, se no meio do ano você analisar que as contas estão abaixo do orçamento necessário, isso pode incentivar sua equipe a tomar outras atitudes. Cada negócio faz a sua escolha. Uns podem fazer cortes, e outros campanhas de vendas.

O importante, nesse exemplo, é compreender o valor do gerenciamento financeiro. Se nenhum negócio faz um orçamento, é muito mais complicado analisar se o desempenho da empresa está bom ou ruim.

Muitas vezes, quando menos os empreendedores esperam, eles se veem em uma situação crítica. O que resulta em demissões e, nos piores casos, no fechamento da companhia.

Portanto, se você não quiser passar por essas dificuldades e quer ver a sua empresa crescer, invista nas melhores práticas de gerenciamento financeiro. Compre softwares, contrate profissionais especializados e verifique seus resultados periodicamente. Essa é a melhor maneira de manter o seu negócio ativo e com maiores possibilidades de lucro.

E se você quiser ainda mais lucro, bate um papo com a gente, podemos te orientar sobre as melhores ferramentas para te ajudar a crescer e expandir o seu negócio.


Tags


Talvez você também goste disso...

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça a Metodologia que LinkedIn, Uber, Tesla e Dropbox usaram para CRESCER. 

>