junho 24

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Agência de marketing: 4 motivos para contratar uma

Uma agência de marketing é uma empresa que oferece serviços de marketing digital, como criação de conteúdo, gerenciamento de campanhas, design para peças e praticamente todos os serviços relacionados a marketing que um negócio precisa.

Imagem ilustrativa  para conteúdo de agência de marketing

E sim, eu sei que a essa altura, todas as agências do país devem estar entupindo a sua caixa de entrada com mensagens para agendar uma reunião e contratar “a melhor agência de marketing digital”, com ofertas mirabolantes e preços fantásticos, mas antes de dar esse passo, dá uma olhada nesse artigo porque pode te ajudar a esclarecer muitas coisas.

Só um disclaimer rápido antes de continuarmos, aqui no Growth Labs, não somos agência.

Acreditamos que existem modelos melhores para lidar com a gestão dos resultados, mas eu nem vou falar sobre isso aqui, já que a ideia desse post é esclarecer o que você pode esperar de uma agência e quais são as suas opções.

Por isso, se quiser saber mais sobre os serviços do Growth Labs, de novo, é só dar uma olhada nessa página aqui.

Cabe lembrar que não existe agência de marketing digital perfeita e que infelizmente, não são todas as empresas que conseguem executar boas estratégias de marketing digital.

Muitas vezes, você aceita trabalhar com uma agência cujo time é pequeno para a quantidade de clientes que tem, ou é inexperiente demais para te dar resultados.

Queremos evitar isso.

Até porque, eventualmente, esses problemas refletirão em resultados negativos para a sua empresa, certo?

Seu negócio não conseguirá ganhar tração, seus produtos não chegarão aos clientes finais e isso pode ser culpa da escolha da agência de marketing que você, enquanto gestor fez.

E vou te dizer uma coisa, eu acredito fielmente que o departamento de marketing é o carro-chefe que vai atrair resultados consistentes para a maior parte das empresas.

Então você deve estar se perguntando: Palma, o que uma empresa com problemas de marketing pode fazer?

Bom, não será uma decisão fácil, mas o gestor precisa se perguntar se ele quer montar uma equipe estruturada internamente ou se quer contratar uma empresa externa para tocar suas ações de marketing digital.

Caso ele escolha por contratar uma empresa externa ou não, eu preparei este artigo que apresenta as principais vantagens, desvantagens e benefícios de se contratar uma para o seu negócio.

Vamos lá?

Quem sou eu pra dizer se você deve ou não contratar uma agência de marketing?

Quero explicar isso logo de cara para não deixar uma impressão errada sobre o assunto, que é de certa forma ainda bastante polêmico.

Mas só pra te adiantar um pouco de onde tirei essas ideias, eu já tive agência de publicidade com mais de 30 funcionários, produtora de vídeos, empresa de compra coletiva, consultoria de marketing e assessoria de growth, que é o caso aqui do Growth Labs.

Mas eu também já estive do outro lado do balcão como Vendedor, Coordenador de Marketing, Gerente de Marketing, Diretor de Performance, Diretor de Inovação e VP de Performance e Growth em várias empresas aqui no brasil, desde Startups até empresas maiores e listadas em bolsa.

E nessa trilha de mais de 20 anos de carreira, posso dizer que conheço um pouco desse mercado, mas principalmente que continuo aprendendo todo santo dia, e por isso, te convido a ler esse artigo com a cabeça aberta, não precisa tomar nada como realidade única, falo mais sobre a minha experiência aqui, ok?

4 motivos para contratar uma agência de marketing 

Economize dinheiro

Contratar um time completo de marketing pode sair caro para a empresa.

Não entrando no mérito dos impostos, onde o gestor sabe que além de pagar o colaborador ainda terá todos os custos trabalhistas, mas ainda existem diversos outros motivos para entendermos o porquê de contratar sair caro.

Primeiro que, para contratar um time completo, é preciso entender quais são os cargos fundamentais, como redator, designer, analista de desenvolvimento web, gestor de tráfego pago, responsável por social mídia e analista CRM.

E esses são só alguns, ok? Se pensar em cargos adicionais, ou seja, aqueles que são relevantes mas que não entraram nessa minha lista inicial, eu posso citar o analista de SEO, responsável por PR (public relations), por eventos, vídeo maker e outros que já nem consigo lembrar.

Também deve ser considerado o fato de que uma função as vezes não consegue ser executada apenas por um colaborador, fazendo com que mais de uma contratação para o mesmo cargo seja necessária para que os profissionais consigam dar conta das demandas.

Considerando uma empresa pequena, com menos de 10 ou 20 colaboradores, onde o aumento do quadro de funcionários é um desafio, contratar um time completo de marketing pode realmente não valer a pena financeiramente, concorda?

E tem mais!

O orçamento para investir em campanhas também será menor, uma vez que a empresa precisará alocar capital para contratação de funcionários.

Vale lembrar que, o mercado de marketing digital é extremamente competitivo, e contratar bons profissionais, aqueles com experiência e alta expertise na área de atuação, pode sair ainda mais caro.

Ao contratar uma agência de marketing você dispensa todos esses problemas. Será contratado um serviço, por um valor fixo, independente de quantos profissionais serão necessários para realizá-lo.

Agora, pergunte-se: por que gastar dinheiro com uma pessoa, quando você pode ter um time completo trabalhando para suas necessidades com custos menores e mais flexibilidade?

Economize tempo para o que importa

Foco no core business do negócio!

Contratar uma agência de marketing também dá liberdade ao gestor de focar no produto.

O funil de vendas, as estratégias de marketing, as melhores formas de captar clientes, tudo isso poderá ser por conta da agência.

Agora, claro que deve-se considerar que quanto mais tarefas exigir da agência, maiores serão os custos, mas não vamos entrar nesse mérito.

Ao terceirizar demandas para a agência de marketing, a empresa poderá focar nas principais atividades do negócio. Essa é uma grande vantagem, principalmente considerando empresas cuja operação não está relacionada a comunicação.

Mas não me entenda mal, quero deixar claro que mesmo ao terceirizar o serviço para uma agência, o gestor deverá acompanhar de perto todo o trabalho executado por ela.

Ainda que o trabalho seja executado por fora, cabe ao gestor tomar as decisões da melhor forma que lhe forem apresentadas, sempre optando por tomar a decisão final em relação às ideias que a agência sugerir.

Nesse sentido, imagine que ao terceirizar serviços para agência, a equipe principal da empresa poderá focar na administração do negócio, melhoramento do produto final e tudo aquilo que realmente importa para o negócio fora do âmbito do marketing.

Conte com profissionais qualificados

Outro motivo para contratar uma agência de marketing é poder contar com todos os profissionais qualificados que ela já possui.

Geralmente, grandes agências de marketing possuem profissionais experientes em praticamente todas as áreas de atuação.

Ou seja, você está colocando seu negócio nas mãos de uma empresa cujo core business é entregar serviços de marketing de qualidade.

Empresas pequenas geralmente contratam os famosos “coringas”, aqueles que fazem de tudo um pouco, mas, na verdade, não são especializados em nada. 

Contratar uma agência de marketing é fugir destes profissionais. É entregar tarefas a profissionais qualificados em funções específicas.

Isso não te traz um certo alívio?

Fora isso, a empresa ainda está contratando uma agência que presta serviço a diversas empresas e mercados diferentes. Isso garante que os profissionais que ali atuam tenham visão de mercado e consigam apresentar soluções relevantes para seu negócio.

Tecnologias e práticas inovadoras 

Contratar uma agência de marketing também é ganhar acesso a todo o “Know How” dela, ou seja, toda sua expertise em práticas, processos e tecnologias que ela utiliza em seu cotidiano com seus clientes.

Basicamente, ao invés de buscar aprender práticas de marketing digital de forma interna e passar por todo processo de aprendizado que isso demanda, a agência já saberá as melhores formas de fazer isso.

Geralmente, essas agências de marketing já utilizam tecnologias de mercado que facilitam a execução de projetos e a empresa poderá contar com tudo isso no “pacote de contratação”.

Por tecnologias quero que entenda, softwares de CRM, que são utilizados para disparo de comunicações em massa, ou ferramentas de redes sociais e SEO, por exemplo.

Isso garante que a agência de marketing consiga executar as tarefas demandadas de forma rápida, otimizada, e facilita a experiência dos clientes para compra do produto final.

Porque eu não deveria contratar uma agência de marketing digital?

Toda essa facilidade de contratar um provedor de serviço externo e ser uma solução plug and play ajuda bastante na hora de pensarmos em colocar algumas ações para rodar. No entanto, empresas com um pouco mais de maturidade optam por não ter agências como o foco central do seu marketing e sim contratar agências como extensões de áreas específicas de sua empresa, como design ou mídia paga, por exemplo. Esse é o caminho que grandes empresas tomam, quando desejam ter acesso a expertise de mercado por um valor menor.

Mas um outro movimento que vem acontecendo ao longo do tempo e que faz muito sentido para a maior parte das empresas é o da criação de agências de marketing digital internas em sua estrutura, o que pode ser uma grande vantagem competitiva em um mundo que acelera tão rapidamente quanto o nosso.

Dê uma olhada abaixo em todas as vantagens de uma equipe interna ao invés de uma agência externa:

Marketing Interno vs Externo

Marketing InternoAgência ExternaEquipe Mista
tamanho ideal da empresaQualquerpequena / grandetodos
equipe interna necessáriaa partir de 1 funcionário internoa partir de 1 funcionário internoa partir de 1 funcionário interno
equipe mínima111
pagamentosaláriosfee mensal / bônusfee mensal / bônus / salários
disponibilidadetotallimitadatotal / parcial
Equipe formada porgeneralistas / especialistasespecialistasgeneralistas / especialistas

Ok, decidido, vou contratar uma agência, o que preciso saber antes de fechar?

  • Não se preocupe com prêmios. Você está atrás de resultados e não de enfeites de estante.
  • Pesquise a reputação da empresa que você escolheu. Faz toda a diferença.
  • Peça cases e veja as recomendações.
  • Entenda no detalhe qual o planejamento que a agência vai ter com você, assim como volume de horas e definição de responsabilidades antes de assinar o contrato.
  • O custo de uma equipe normalmente se assemelha ao custo de uma agência. A diferença real é o controle exercido em uma operação interna e o volume de acesso a atividades.
  • Pesquise valores e entenda o funcionamento de comissões e Bônus de Veiculação. Muitas vezes as letras miúdas acabam te deixando na mão.

Conclusão 

Agora você já entende dos benefícios de se contratar uma agência de marketing, mas é importante que essa decisão seja feita com cuidado e estudo.

Contratar uma agência dependerá do tamanho da empresa, do número de funções que precisam ser executadas, do orçamento que a empresa tem e qual estratégia de marketing ela entende ser melhor para o negócio.

São muitas variáveis que o gestor precisará considerar na hora de decidir sobre a contração de uma agência, mas, em geral, acredito que essa seja uma boa solução para negócios com orçamento apertado.

A eficiência, o custo e o acesso às práticas inovadoras de uma agência de marketing, podem mais do que compensar o investimento feito.

E algo que pode valer a pena ainda é formar o seu time internamente com a ajuda de especialistas externos. Nesse caso, você retém toda a inteligência internamente. Quer saber como fazer isso? Vem bater um papo com a gente!


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