outubro 19

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Como alavancar o crescimento da minha empresa?

Alavancar o crescimento de uma empresa parte da necessidade de oferecer um alicerce saudável durante o desenvolvimento do negócio. Esse ponto é desafiador para um empresário, pois o crescimento saudável e equilibrado de uma empresa, tal qual de um ser humano, é determinado por uma série de decisões.

O nascimento de uma empresa, após todo o tempo de idealização do projeto, planejamento e execução é um grande marco na vida de todo empreendedor. Porém, uma vez que o negócio está de pé, calcado em um alicerce resistente, começa a fase do desenvolvimento.

Estatísticas de uma empresa/ Como alavancar o crescimento da minha empresa?
Fonte/Reprodução: original

Chega uma hora em que o sucesso nas vendas de produtos e serviços naturalmente alcança um ponto em que é preciso fazer mudanças nas operações de modo que a empresa possa alavancar em seu crescimento.

Não se trata apenas de “expandir” em uma linha reta e absoluta, sem qualquer adaptação. Muito pelo contrário. Todos os grandes empreendimentos no mundo inteiro só puderam crescer porque implementaram mudanças, ou seja, melhorias.

Neste artigo você compreenderá a importância de alavancar o crescimento de uma empresa para a sobrevivência e sucesso da mesma. Também verá assuntos de ordem prática, para você poder concretizar esses conceitos no dia a dia do seu empreendimento o mais rápido possível.

Como aumentar o crescimento de uma empresa?

Sem discriminar o nicho ou o tamanho, é possível levantar três princípios que buscar alavancar o crescimento de uma empresa.

Busca contínua por mercado

De forma simples, o mercado tem relação com o consumidor. A busca por novas fatias de mercado nunca deve cessar. O risco de não investir em novos públicos se transforma na realidade de estagnação das vendas de seu produto ou serviço, uma vez que os clientes já compraram.

Busca por talento

Nesse caso, a referência são os funcionários, isto é, cada célula desse organismo que é a empresa. Uma boa equipe, especialmente na área administrativa, é essencial para que a empresa mantenha a sua força interna e externa.

Busca por capital

Neste ponto o foco está no dinheiro que é a fonte de energia da sua empresa. Através do capital, é possível concretizar cada um dos planos da estratégia na busca de alavancar o crescimento de uma empresa, dos levantamentos de dados, às campanhas de marketing até as vendas.

O mais importante é o seu caráter permanente. Você pode até mudar algumas formas de operar e fazer evoluções, afinal é disso que se trata o crescimento da empresa. Porém, os princípios acima jamais devem ser deixados. São eles que norteiam toda a atividade empresarial bem-sucedida.

Como você, como empreendedor, pode contribuir para o crescimento da empresa?

Após determinar a teoria e as leis do crescimento, é necessário identificar quais são os atos que vão alavancar o crescimento de uma empresa. O bom empreendedor sabe como e onde executar as mudanças que farão toda a diferença.

Dedique tempo aos planos

Pode soar contraprodutivo investir o tempo que deveria ser gasto na produção, divulgação ou venda. Mas a verdade é uma: todas as etapas a seguir vão ter como fundamento o planejamento detalhado

Não há exageros aqui. Um bom plano de negócios inclui conhecer e elencar as qualidades (e fraquezas) do seu produto ou serviço; compreender o seu nicho; estimar sua capacidade de produzir e de entregar; fazer análise da concorrência e do mercado ao redor de sua empresa; buscar uma boa estratégia de marketing, que seja coerente com a realidade da sua oferta.

Dedique tempo ao cliente

Isso vale tanto para conhecer as necessidades do público-alvo, de forma a criar o produto ou serviço que melhor o satisfaça, quanto também buscar saber a opinião daqueles que já consomem o que sua empresa oferece.

Ademais, não é a compra o que define o término de seu relacionamento com o consumidor. Pelo contrário! Uma vez que um dado consumidor já conhece a sua empresa, o seu produto, essa é a hora de investir em um relacionamento qualitativo, longevo. Assim, quando sua empresa oferecer novos produtos ou serviços, aquele cliente já conhecerá a marca.

Dedique-se ao seu time de funcionários

Parece óbvio, em teoria, mas nem todos os empreendimentos adotam essa prática. Infelizmente, a negligência nesse aspecto reflete de forma negativa na finalidade de alavancar o crescimento de uma empresa. Integrar um bom funcionário à equipe pode até começar na seleção, mas não termina aí. É preciso treinar pessoas, investir em seu desenvolvimento com tamanho afinco que fará parte da empresa.

Quando essas sugestões são naturalizadas pelo empreendedor, elas também o são para toda a empresa. O que muda é o mindset da organização como um todo. Quanto mais essas táticas são executadas, maior o aumento da capacidade de alavancar o crescimento de uma empresa.

O que se pode fazer para alavancar uma empresa?

As ações elencadas acima são de ordem primordial, já as atitudes destacadas a seguir são uma decorrência das primeiras. Mas, é vital passar por todas, no processo que visa alavancar o crescimento de uma empresa. Como você notará, uma leva a outra e é prejudicial dar menos atenção, ou simplesmente ignorar, uma delas.

Encontre algo especial em seu produto

Essa dica é valiosa, especialmente em um mercado tão competitivo quanto o atual. Em um ambiente de consumo expandido pelo uso da internet, a oferta é cada vez mais abundante, então como fazer para que sua marca se destaque?

A solução desse aparente dilema está na pesquisa de mercado. Descobrir o que o concorrente oferece, convergir essa informação com tudo o que se pode conhecer sobre o cliente, e por fim melhorar a oferta. Isso quer dizer buscar o diferencial, tanto no produto em si, quanto na propaganda, quanto no atendimento ao cliente.

Invista em alianças

Uma empresa que investe em parcerias comerciais está destinada ao lucro. Obter alianças pode levar você, empreendedor, a uma visão panorâmica do seu nicho de atuação. Essas parcerias podem ocorrer através de empresas de consultoria, investidores, fornecedores e até mesmo revendedores.

Essas decisões não devem ser tomadas como estratégias separadas das outras. Lembre-se que sua empresa deve funcionar de forma sistemática e harmoniosa.

Como o Marketing pode contribuir para o crescimento da organização?

O objeto deste tópico é especial, pois hoje em dia a maioria do ambiente de consumo está localizado na internet, seja através das lojas virtuais, dos marketplaces e de todo o conteúdo que os envolve. É impossível falar de marketing sem mencionar também a sua versão digital

Marketing de empresas
Fonte/Reprodução: original

Esse fenômeno ocorre porque atualmente a maioria dos consumidores busca informações online sobre um dado produto antes de o adquirir. Em suma: a busca faz parte da compra;  é preciso estar nessa convergência para alavancar o crescimento de uma empresa.

Através do uso de ferramentas do marketing digital, como os blogs corporativos dedicados à produção de conteúdo e as redes sociais, você poderá divulgar sua marca. A consequência disso é que sua empresa terá autoridade no nicho e um bom relacionamento com os clientes. O reconhecimento da marca, também chamado de brand awareness, é um dos maiores objetivos a serem alcançados através dessa estratégia.

4 estratégias para o crescimento da sua empresa

Todas as formas de plano e execução aqui mostradas apontam para as estratégias de alavancar o crescimento de uma empresa. Esse conceito permeia outros dois, de forma que se estabeleçam em conjunto, quais sejam: mercado e produto.

Estrategias para crescer
Fonte/Reprodução: original

Em outras palavras, as quatro estratégias para alavancar o crescimento de uma empresa dizem respeito aos vetores de mercado, que está relacionado com o ambiente de compra, da demanda, e o produto, ligado à oferta, à sua empresa.

Mesmo produto – mesmo mercado

Essa linha segue a prática de dar foco em divulgação, por meio das poderosas ferramentas de marketing, a fim de alcançar novos clientes que ainda não conheçam o seu produto, ou que não estejam familiarizados com a marca de sua empresa.

Aqui existe um foco na conquista de novos clientes em um mercado já conhecido, especialmente no ganho em cima de empresas concorrentes.

Produto novo – mesmo mercado

Sem perder de vista o precioso marketing, nesse caso você dedica a sua empresa a uma nova etapa de criação. Para tal, é preciso se dedicar ao estudo das “dores”, ou seja, daquilo que o cliente deseja, a fim de criar uma linha de produtos ou serviços em cima do que já é conhecido.

Basicamente, você cria e busca por novas demandas para que as satisfaça com

novas ofertas. Aqui, o mercado não é ampliado, mas diversificado.

Mesmo produto – novo mercado

Nesse caso, o foco está no conceito da amplitude. Não é a mesma ideia de exercer mais força e influência em seu mercado já conquistado, mas sim estabelecer sua empresa em novas áreas ainda não exploradas, como outras cidades e estados.

Novo produto – novo mercado

A última estratégia unifica a amplitude de mercado com a diversidade de produtos. Neste caso, o empreendedor deve trabalhar para que a empresa crie novos produtos de forma a satisfazer tanto antigos quanto novos clientes. Os consumidores, por sua vez, sairão dessas novas fatias de mercado que são conquistadas.

Compreender a importância de alavancar o crescimento de uma empresa é saber que ela depende da expansão para ter vida útil. Uma empresa que não cresce é um empreendimento estagnado que, infelizmente, está fadado a ser engolido pelas constantes transformações do mercado.

Portanto, olhe com atenção para todas as dicas, sugestões e estratégias detalhadas neste artigo. Então, pense em como tudo isso se adapta à realidade de sua empresa e o que pode ser feito imediatamente para alavancar o crescimento de uma empresa.


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