junho 13

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Como montar uma equipe de marketing completa e capacitada para sua empresa

Você sabe qual é a composição ideal de uma equipe de marketing?

Por uma equipe, quero que entenda aquela que consegue trabalhar em perfeita sintonia, me entende? De forma estruturada e bem dividida, onde todos sabem exatamente o que precisam fazer para a construção de uma marca forte ou de um produto robusto.

E não vem pensar que uma equipe de marketing pode ser construída de qualquer forma não.

Existem muitos fatores que contribuem para o sucesso de uma equipe de marketing: consistência nos processos, objetivos e metas claras, habilidades específicas para cada especialidade, trabalho em equipe, e claro, uma liderança adequada.

Afinal, que time consegue performar bem sem uma boa liderança?

Então, neste artigo, quero compartilhar a minha experiência pessoal com equipes de marketing. 

Você pode estar se perguntando, mas por que o Palma saberia falar sobre equipes?

Bom, eu já tivve uma agência de publicidade com mais de 30 funcionários, produtora de vídeos, empresa de compra coletiva, consultoria de marketing e assessoria de growth, que é o caso aqui do Growth Labs.

Não tá bom? Ainda fui Coordenador de Marketing, Gerente de Marketing, Diretor de Performance, Diretor de Inovação e VP de Performance e Growth em várias empresas aqui no Brasil, desde startups até empresas maiores e listadas em bolsa.

Então acredito que tenho um pouco de moral para falar sobre o assunto, não acha? 

Com todas essas experiências, eu finalmente consegui entender quais são os profissionais ideais e quais habilidades estes precisam desempenhar para que um time de marketing seja composto e atue com perfeição.

E vou compartilhar esse conhecimento com você.

Mas antes preciso cortar um mal pela raiz.

Preciso que você deixe de lado a ideia de que existe um profissional capaz de fazer tudo. Aquele que muitas empresas exigem que possua habilidades diversas, desde UX, até copy, para CRM ou SEO.

Você realmente acredita que um profissional que coloque tudo aquilo no currículo realmente possui uma especialidade?

Já te adianto que provavelmente não. Os melhores profissionais que conheci são aqueles que possuem suas próprias especialidades. Aqueles que dominam um assunto específico são os que realmente farão a diferença.

Por isso, quando escrevi esse artigo, eu separei cada um dos profissionais, pensando no que cada um deles precisa de fato entender, para compor uma equipe de marketing perfeita.

Veja o que iremos aprender neste artigo:

  • O que considerar antes de montar uma equipe de marketing?
  • Quais os profissionais que toda equipe de marketing precisa ter?

O que considerar antes de montar uma equipe de marketing?

O tamanho da empresa

Neste caso, tamanho importa. Ao considerar o tamanho da sua equipe de marketing primeiro você precisará entender o tamanho da sua empresa.

Empresas em estágios iniciais precisarão de um time menor, aquele que priorizará tarefas essenciais com profissionais extremamente necessários para o momento.

É no estágio inicial que empresas buscam pelos famosos “coringas”, aquele profissional com perfil generalista, que sabe um pouco de tudo, mas, que como já avisei, não é o ideal quando pensamos em expertise.

Do outro lado, empresas mais consolidadas buscam por times maiores, completos e que possam realizar tarefas específicas e de melhor qualidade.

Os principais desafios do setor

Quais são os principais desafios que o seu setor enfrenta? Conversão? Geração de leads? Nicho muito qualificado?

Os principais desafios importam, pois serão eles que ditarão alguns dos profissionais que sua empresa deverá ter.

Um setor que enfrenta problemas na frente da conversão, precisará priorizar, por exemplo, designers ou desenvolvedores que consigam facilitar a experiência de compra de um usuário. 

Um setor que enfrenta problemas com geração de leads, talvez tenha de investir na frente de conteúdo, que criará o interesse inicial de usuários com os produtos que a marca oferece.

Estudar muito bem o setor é essencial nesse sentido. 

Faz sentido pra você?

Quanto mais bem definido e detalhado é o nicho em que você atua, mais claro ficará quais os profissionais que precisarão estar na sua equipe de marketing.

Quando terceirizar 

Não é sempre que você precisará incorporar uma função a sua equipe de marketing.

Existem milhares de agências de marketing no mercado que oferecem praticamente todos os serviços que a sua empresa pode precisar. O custo, as vezes é menor, e a qualidade do serviço maior, dado que a agência já busca possuir bons profissionais em todas as áreas.

Aqui na Growth Labs, por exemplo, ajudamos nossos clientes a crescerem de forma previsível e escalável através da uma metodologia exclusiva de Marketing Científico e das melhores práticas de Growth. Neste caso, a empresa não precisará contar com um profissional de growth, uma vez que realizamos todo o serviço para ela.

Sua empresa também poderá contar com os famosos “freelas”, aqueles profissionais que realizam os projetos da empresa sem estarem alocados a ela. São comuns na área de conteúdo e design, e realizam tarefas pontuais como prestadores de serviço.

Quais os profissionais que toda equipe de marketing precisa ter?

Agora vou apresentar todos os profissionais necessários para uma equipe de marketing completa. Continue acompanhando:

Designer

Este é o profissional que todo mundo conhece e toda área de marketing precisa ter.

É o designer gráfico quem será responsável por toda a identidade visual da sua marca e de seus produtos.

Sem ele não existe o criativo. Com ele você poderá criar peças e animações para campanhas ou redes sociais. Ele desenvolverá materiais como identidade do site, produção de infográficos, layout de e-books e e-mails e tudo que envolver criativos da marca ou produto.

Analista de desenvolvimento web

Este é o profissional que colocará o seu site e landing pages no ar.

É o desenvolvedor quem criará todo o front-end e o back-end dos seus produtos digitais, bem como manterá seu site funcionando e operante, fará manutenções, corrigirá bugs e implementará melhorias.

Esse é profissional que precisa ser excelente no que faz e merece atenção especial no momento da contratação. 

O mercado oferece cada vez mais espaço para desenvolvedores, pois são eles que entregarão toda a experiência dos usuários no seu site ou aplicativo, logo, aqueles com maior experiência, sempre serão os mais cobiçados e demandados pelas empresas.

Analista de Conteúdo/ Copywriter

O famoso copywriter é um profissional indispensável para empresas que produzem conteúdo.

Se a sua empresa possui um blog, redes sociais, cria e-book e dispara e-mails, esse é o profissional quem escreverá tudo.

Cabe ao copywriter escrever textos persuasivos que convencerão seus clientes a comprarem. Estes são os profissionais que entendem do seu produto e comunicam isso ao público através de palavras.

É essencial que o profissional também domine técnicas de SEO (search engine optimization), pois, caberá a ele, muitas vezes, escrever conteúdos que performem bem nos sites de busca, como Google e Bingo, e, pra isso, técnicas de SEO são essenciais para que o conteúdo apareça nas primeiras páginas do buscador, aumentando assim a chance de que seu conteúdo seja consumido por mais usuários.

Analista CRM

O analista de Customer Relationship Management (CRM) é responsável por acompanhar e mensurar comportamentos e perfis de clientes, além de ser responsável pelo disparo de comunicações por e-mail, SMS, push ou outros canais em massa.

Este é o profissional quem aperfeiçoa o relacionamento com clientes e automatiza réguas de comunicações. 

Sabe aqueles e-mails que você recebe quando se inscreve em alguma página ou newsletter? É esse profissional que realiza o disparo.

Analista de redes sociais/ Community Manager

Qual é a empresa que não possui redes sociais atualmente?

Cite qualquer uma e eu te direi que ela está atrasada ou não acompanhou as mudanças do mercado digital nos últimos 10 anos.

Ficar fora das redes sociais já não é mais uma opção e não possuir alguém para administrá-las também não.

O profissional de redes sociais é quem ditará as estratégias para cada uma das redes sociais onde a marca está presente. 

Ele é quem fará o planejamento estratégico de como sua marca deverá estar posicionada em cada rede, bem como definirá pautas e conteúdos frequentes para cada uma delas.

Analista de performance/ mídias pagas

Este é o profissional quem vai trazer resultado pra casa.

As atribuições dele podem variar, mas, em geral, é o responsável por mídias pagas quem fará o gerenciamento de todas as campanhas patrocinadas da empresa, sejam elas com Facebook e Google Ads (os mais utilizados), até outras formas de patrocínio como branded content, por exemplo.

O analista de mídias pagas precisa entender sobre as principais métricas de conversão (como CPL e CPA), deve conseguir otimizar campanhas para gerar menos custos, além de gerar relatórios frequentes sobre o desempenho das campanhas e seus custos.

Conclusão

Eu citei os principais profissionais que uma equipe de marketing bem-estruturada precisa ter.

É claro que existem outros que também podem compor a equipe, como um profissional de PR (public relations), de SEO ou de eventos, mas que são complementares, e por isso não foram citados.

Em outros artigos no meu blog você poderá acompanhar mais sobre cada um desses profissionais e áreas específicas e como cada uma delas é essencial para a sua marca ou empresa.

Também recomendo que leia em seguida este post que preparei sobre a importância do Growth Hacking para a sua empresa e como ela poderá fazer diferença para os resultados que deseja alcançar.


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