junho 22

0 comments

Como Trabalhar com Marketing Digital: Guia Completo

Você tá doido ou doida pra ter um pedacinho do mercado de marketing digital pra chamar de seu? Então esse aqui é o seu guia pra te ajudar a trabalhar com marketing digital na prática.

Por incrível que pareça, eu não sou formado em marketing digital (aliás, isso nem existia lá em 2004 quando eu me formei) mas eu venho trabalhando com marketing na internet desde essa época e posso te garantir algo, que é também uma das coisas mais bacanas sobre esse mercado:

Você não precisa de uma certificação pra trabalhar nessa área.

Inclusive, alguns dos melhores profissionais que eu conheço nem sequer tem uma graduação, dá pra acreditar?

Pois é.

No entanto, isso não quer dizer que você não vai precisar de algumas competências e de experiência na área para ter resultados com marketing online.

Pelo contrário.

Aqui, a meritocracia é o que conta. Ou você sabe fazer ou não.

E olha, eu sei que tem muito conteúdo na internet tentando te dizer como trabalhar com marketing digital, mas a realidade é que pouca coisa é acionável de verdade, não é mesmo?

Exatamente por isso, esse artigo é diferente, já que eu realmente desejo que você inicie sua carreira no marketing digital e tenha sucesso na vida.

Além de ser ótimo pra economia, é ótimo pra você, e eu me sinto muito contente de poder te ajudar nessa jornada, independentemente de você já ter uma carreira ou estar começando uma nova agora.

Por isso, eu vou ser breve em relação ao que você precisa fazer pra começar a trabalhar em digital, mas me acompanha até o final desse artigo que eu vou te dar todos os toques possíveis pra te ajudar, ok?

Sumário

  • Introdução
  • Sumário
  • Marketing Digital: O que é e como funciona?
  • Tipos de Marketing Digital

- 1. Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)

- 2. Publicidade de pesquisa paga e social paga

- 3. E-mail Marketing

- 4. Marketing de Conteúdo

- 5. Marketing de afiliados

- 6. Mobile Marketing

  • Benefícios do Marketing Digital
  • Como funciona o marketing digital?
  • Por que escolher uma carreira em Marketing Digital? 
  • Como iniciar uma carreira em Marketing Digital?
  • Salário e futuro dos profissionais de marketing digital
  • Funções e responsabilidades do marketing digital
  • Soft Skills vs Hard Skills: O que você precisa saber para trabalhar com Marketing Digital
  • Qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing Digital?

- Inbound Marketing

- Marketing digital

  • O que está acontecendo no marketing digital hoje?
  • Obtenha as skills para se tornar um profissional de marketing digital do amanhã
  • Cursos para desenvolver suas Hard Skills no Marketing Digital
  • Como eu te sugiro começar a trabalhar com Marketing Digital? Meu guia passo a passo.

- 1- Entenda onde você está se metendo

- 2- Crie seu próprio site!

- 3- Escolha um canal de marketing digital para focar

Publicidade on-line

Marketing de mídia social

Otimização para mecanismos de busca (SEO)

- 4- Saiba mais sobre o canal de marketing digital escolhido

- 5- Execute o que você está aprendendo

- 6- Familiarize-se com as ferramentas gratuitas de marketing digital

- 7- Candidate-se a um emprego em marketing

- Pasta

- Networking

- Trabalho público

- Autopromoção

- 8- Promovendo a sua carreira

- Emprego Fixo

- Freelance

- Iniciando sua própria agência

- Consultoria

  • Conclusão
  • Perguntas frequentes

Marketing Digital: O que é e como funciona?

Nos últimos anos, o marketing digital explodiu no cenário do marketing e seus efeitos foram tudo menos pequenos. Os profissionais de marketing tradicionais e as empresas da velha escola lutaram para acompanhar o mundo em constante mudança do marketing na Internet, enquanto leads e clientes se tornaram mais adeptos desse novo cenário. Mas as empresas não podem se dar ao luxo de ignorar as mudanças na forma como as pessoas procuram comprar, e é por isso que elas adotaram a forma moderna de marketing. 

O marketing digital é a prática de promover produtos ou serviços com a ajuda de dispositivos e tecnologias digitais.

Em palavras simples, marketing digital é qualquer forma de marketing que ocorre online com a ajuda de um celular, um laptop, uma conexão com a internet, enfim... O Marketing Digital pode variar de algo super complexo até um simples email marketing ou um post de blog como esse aqui que você está lendo.

Agora, você sabe o que é marketing digital, então vamos prosseguir e conhecer os tipos de marketing digital.

Tipos de Marketing Digital


Se você tem um computador ou um smartphone, como muitos de nós, você já experimentou o marketing digital. Pode ser um e-mail em sua caixa de entrada, um resultado de pesquisa ao usar o Google, um anúncio no Facebook, uma mensagem de texto enviada ao seu telefone ou uma postagem de um influenciador no Instagram. Como você pode ver, o marketing na internet é um campo expansivo com muitas áreas de especialização. As principais formas de marketing digital, no entanto, são:

1. Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)

Ou seja, SEO consiste em estruturar e otimizar cuidadosamente as páginas do seu site para alcançar a melhor posição possível nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs) quando os internautas realizam uma pesquisa em um mecanismo como o Google relacionado ao seu negócio.

2. Publicidade de pesquisa paga e social paga

Os anúncios que aparecem nas mídias sociais são anúncios sociais pagos, e tudo o que aparece nos SERPs quando você insere uma consulta são anúncios de pesquisa pagos. Os anunciantes criam esses anúncios pagos e competem com outros por posições na plataforma social escolhida ou na SERP do mecanismo de pesquisa selecionado.

3. E-mail Marketing

Qualquer marketing que ocorra por e-mail é conhecido como e-mail marketing e não é apenas para boletins informativos e cupons. Todas as interações relacionadas a marketing por e-mail se encaixam nessa categoria.

4. Marketing de Conteúdo

Todo esforço para comercializar por meio de conteúdo on-line é considerado marketing de conteúdo (e geralmente emprega SEO, pesquisa paga e publicidade social paga). Por exemplo, todos esses tipos de conteúdo (e mais) são agrupados na categoria de marketing de conteúdo:

  • Postagens no blog
  • Infográficos
  • Vídeos
  • e-books
  • Papéis brancos 

5. Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é um tipo de marketing digital no qual as empresas acessam sites de terceiros para anunciar seus produtos e serviços. Estes também são conhecidos como referências. O público-alvo do site afiliado se torna importante nesse aspecto do marketing digital. Algumas das maneiras pelas quais os afiliados são incentivados são baseadas em:

  • Cadastros
  • Inscrições de e-mail
  • Vendas e
  • Assinaturas

6. Mobile Marketing

Mobile Marketing é um tipo de marketing digital focado em atingir o público-alvo por meio de dispositivos móveis. Todos nós somos usuários excessivos de dispositivos móveis e há uma boa chance de chamar a atenção deles seguindo estratégias simples de marketing. Notificações push, e-mails, postagens de mídia social, MMS, SMS, boletins informativos fazem parte do Mobile Marketing. 

Benefícios do Marketing Digital

O marketing digital se tornou extremamente popular em um período tão curto de tempo por um bom motivo. Os clientes de hoje passam cada vez mais tempo online e esperam que suas empresas favoritas também estejam online.

O cenário da internet pode parecer intimidador, mas o marketing digital eficaz pode ser um grande benefício para os negócios. Com estratégia e implementação cuidadosas, os benefícios do marketing digital nos negócios incluem a expansão do público-alvo, atendendo aos clientes-alvo onde eles passam seu tempo e alcançando isso por um preço muito mais acessível do que os métodos tradicionais de marketing permitem.

Por essas e outras razões, mais de  60% dos profissionais de marketing mudaram seu foco do marketing tradicional para o digital.

Como funciona o marketing digital

Embora os benefícios do marketing digital sejam abundantes, entenda que cada forma de marketing na internet funciona à sua maneira. As empresas seriam sábias em avaliar o quadro geral antes de determinar em quais formas de marketing digital investir e quais plataformas usar. Geralmente, é recomendável rastejar antes de começar – comece pequeno com sua estratégia de marketing on-line e cresça à medida que a empresa se acostumar com diferentes áreas. 

O marketing digital é extremamente útil para as empresas, pois permite que elas aumentem seu público até onde seu orçamento permitir. Do outro lado da moeda, o marketing na internet oferece às empresas a chance de focar claramente no marketing para o público certo. Em outras palavras, uma empresa pode atingir a clientela-alvo perfeita em um cenário local, nacional ou internacional, mantendo-se dentro do orçamento. 

Porque escolher uma carreira em Marketing Digital?

Sem surpresa, a demanda por profissionais de marketing digital está em alta. À medida que mais e mais empresas aprendem o valor do marketing na internet, as oportunidades de emprego na área continuam a aumentar. As perspectivas de carreira para a publicidade, em geral, são duráveis, com uma taxa de crescimento esperada acima da média de  9% .

Como iniciar uma carreira em Marketing Digital?

Para começar sua carreira de marketing digital , você precisa de dois elementos principais em sua formação: educação e experiência. A boa notícia é que os empregadores não estão necessariamente procurando candidatos a emprego com formação em marketing ou anos de experiência, pois podem precisar de pessoas com habilidades que ainda não foram ensinadas na faculdade. Felizmente, existem muitos recursos excelentes on-line para aprender as ferramentas do comércio. Se você não tiver experiência, considere fazer o seguinte:

  • Voluntário para uma organização sem fins lucrativos que precisa de profissionais de marketing digital
  • Candidate-se a um estágio local
  • Comece seu blog e ofereça seus insights e opiniões sobre marketing digital
  • Inscreva-se em cursos e certificações online para aprimorar seu currículo

Salário e futuro dos profissionais de marketing digital

As perspectivas para o mercado de trabalho para profissionais de marketing digital são muito positivas. Com tantas áreas de especialização e muita demanda por criação e curadoria de conteúdo, estratégia de mídia social e análises, é um ótimo momento para entrar em campo. 

Também se projeta um aumento significativo na demanda por profissionais de marketing. De acordo com a o vagas.com, o salário inicial de um especialista em marketing digital é de R$ 3.831 e pode chegar a R$6.577 nessa mesma posição, de acordo com seu nível de experiência. No entanto, não é incomum vermos profissionais ganhando mais de R$20.000,00 de salário nessa posição. Como o mercado de trabalho de hoje precisa de talentos, não importa o setor, você pode negociar salários e benefícios mais altos, dependendo do trabalho, das habilidades e da experiência que você traz para a mesa.

Funções e responsabilidades do marketing digital

As responsabilidades do trabalho para profissionais de marketing digital variam dependendo da experiência e especialização. 

Por exemplo, um especialista em SEO entenderá todos os aspectos de SEO, incluindo o know-how para direcionar tráfego orgânico, identificar e avaliar conteúdo de alta qualidade e fazer análises de concorrentes. 

Por outro lado, um gestor de redes sociais irá elaborar uma estratégia de redes sociais alinhada com a identidade da marca, definir um estilo de comunicação e uma estratégia de conteúdo, criar e adaptar o conteúdo para cada rede social e manter-se atualizado. as últimas tendências de marketing digital.

Agora, como você está bem versado no entendimento do que é marketing digital, seu tipo, benefícios, funções e responsabilidades, vamos dar uma olhada na diferença entre Inbound marketing e marketing digital.

Soft Skills vs Hard Skills: O que você precisa saber para trabalhar com Marketing Digital

As hard skills, também chamadas de habilidades técnicas, são específicas do trabalho, relevantes para cada cargo e nível de senioridade. Em outras palavras, cada posição em cada empresa exigirá uma lista exclusiva de habilidades técnicas. Por exemplo, um especialista em Web Analytics precisa saber conciliar análises de dados de diversas fontes, como facebook ads e Google Analytics, enquanto esse conhecimento é desnecessário para um desenvolvedor. Ao mesmo tempo, a análise de investimento é importante para os Gestor de Tráfego, independentemente de seu nível de experiência, mas preparar orçamentos de negócios é uma habilidade que um Gestor de Tráfego não precisa saber, embora um vendedor precise dessa skill.

As soft skills são características gerais, relevantes para os traços de personalidade. Algumas habilidades sociais você gostaria de ver em todos os funcionários, independentemente de sua posição ou experiência, enquanto outras habilidades sociais fazem sentido em determinados cargos e são menos importantes em outros. Por exemplo, se você valoriza a colaboração em sua empresa, deseja contratar funcionários que sejam ótimos membros de equipe e possam se comunicar bem com os outros. Por outro lado, as habilidades de networking e construção de relacionamentos podem ser essenciais para funções de vendas e marketing, mas irrelevantes para funções de engenharia. Da mesma forma, as habilidades de liderança fazem sentido para pessoas que gerenciam uma equipe, independentemente do departamento.

Qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing Digital?

Inbound Marketing

O inbound marketing é uma forma de marketing que pode ser aplicada ao marketing digital ou tradicional. A entrada funciona como um ímã. O profissional de marketing fornece conteúdo atraente para o público-alvo, e o público o encontra por conta própria. Em outras palavras, é uma forma de marketing que não é imposta ao seu público-alvo. 

Marketing digital

O marketing digital pode ser inbound ou não. Se você cria um conteúdo incrível em seu site que atrai leitores e os transforma em clientes, você está usando uma estratégia de inbound marketing. Se, no entanto, você veicular anúncios em mídias sociais ou mecanismos de pesquisa, estará forçando seu marketing no espectador, o que não é um método de inbound marketing, mas sim de outbound marketing, que pode também ser usado dentro de estratégias de marketing digital.

O que está acontecendo no marketing digital hoje?

Já faz mais de um quarto de século desde que os primeiros banners clicáveis ​​apareceram online, e o Yahoo foi ao ar. Os tempos mudaram, porém, e hoje em dia são empresas como Google e Facebook que dominam o cenário do marketing digital.

O marketing digital nunca fica parado. É um campo que está sempre evoluindo, com novas tendências de marketing na Internet, como inteligência artificial (IA) e marketing de vídeo, crescendo rapidamente. Áreas ainda mais estabelecidas, como SEO, continuam mudando ano a ano, e os profissionais de marketing digital nunca devem parar de aprender.Você é qualificado o suficiente para sua próxima carreira em Marketing Digital?

Obtenha as skills para se tornar um profissional de marketing digital do amanhã

Acredito que você tenha entendido o que é marketing digital, como funciona e o tipo de marketing digital. Se você gostou do que leu aqui sobre marketing digital, confira o nosso Manual de Marketing do Empreendedor Moderno, do Growth Labs , e comece sua carreira na forma mais moderna de marketing possível, o Growth Hacking Marketing.

O marketing digital é uma das disciplinas que mais crescem no mundo, e nosso livro aumentará seu valor no mercado e ajudará você a se tornar mais atraente para os empregadores. Impulsione sua carreira neste campo fascinante ainda hoje!

Cursos para desenvolver suas Hard Skills no Marketing Digital

Alguns dos melhores cursos dessa trilha que montei pra você são gratuitos, dá pra acreditar? Segue a trilha para começar no Marketing Digital:

- Curso de Inbound da RD
- Curso de Inbound da Rock Content
- Curso de Inbound da Hubspot
- Curso de Otimização de Inbound da Hubspot
- Curso de Marketing para eventos da RD
- Curso de Google Ads

Como eu te sugiro começar a trabalhar com Marketing Digital? Meu guia passo a passo.

1- Entenda onde você está se metendo

Na real, todo o artigo está tentando te passar essa ideia, pra vc não simplesmente cair numa cilada. Tem muita coisa que você pode fazer para entender de marketing digital, mas esses são os primeiros passos (se não leu, sugiro que volte pro começo do texto, ok?).

2- Crie seu próprio site!

Embora você possa não precisar de nenhuma certificação para conseguir um emprego em marketing digital, isso não significa que as empresas apenas o contratarão para uma posição logo de cara.

Você precisará primeiro:

  1. Desenvolver suas habilidades em marketing digital;
  2. Demonstrar que você possui essas habilidades.

Ao criar seu próprio site, você cria um laboratório onde pode testar e aprender diferentes estratégias de marketing . Tudo sem se preocupar em prejudicar o site de outra pessoa.

Além disso, o que mais pode demonstrar suas habilidades melhor do que mostrar que você realmente cresceu algo do zero?

Por exemplo, quando comecei no marketing digital, criei um site sobre culinária, o Receitas e Cia e deu muito bom. Pena que não mantive o projeto, mas enquanto utilizei o site, ele obteve algumas centenas de milhares de visitas.

Vou ser honesto – o site era feio. Mas isso me deu a chance de praticar coisas como marketing de conteúdo , email marketing, divulgação  e muito mais. O site, embora eventualmente sem sucesso, foi fundamental para me ajudar a adquirir toneladas de experiência prática.

Não há necessidade de pensar demais nisso. A chave é apenas começar e praticar . Escolha um nicho de seu interesse e crie um site usando o WordPress. Não se preocupe com coisas como logotipos ou estratégia de monetização.

Se você não tem certeza de como configurar um site WordPress, basta fazer uma rápida pesquisa no Google. Você encontrará toneladas de tutoriais.

3- Escolha um canal de marketing digital para focar

Existem muitos canais  de marketing digital . O livro Traction  lista 19 deles, incluindo:

  • Otimização para mecanismos de busca (SEO)
  • Marketing de conteúdo
  • Marketing de email
  • Anúncios sociais e gráficos

Como você está executando seu site sozinho, seria impossível em termos de tempo, esforço e recursos executar em todos  os canais de marketing. Em vez disso, recomendamos focar em apenas uma área do marketing digital.

Mas qual canal você deve escolher? Vejamos os prós e contras de três canais populares.

Publicidade on-line

Isso envolve a compra de anúncios em plataformas como Google, Facebook e Instagram. De um modo geral, essa estratégia é ótima para obter tráfego para seu site rapidamente.

No entanto, se você é um iniciante completo, este canal pode estar no lado arriscado. Gerenciar anúncios online não é simplesmente uma questão de ativá-lo e deixar o tráfego fluir. Você ainda precisará de algum conhecimento e experiência para não acabar perdendo todo o seu dinheiro.

Portanto, se você puder reservar algum orçamento para testar e aprender esse canal, vá em frente. Caso contrário, pode não ser o ideal para você.

Marketing de mídia social

Isso envolve construir seguidores nas mídias sociais e direcionar o tráfego  dessas plataformas. Você deve estar familiarizado com eles. Além disso, como a publicação de conteúdo é gratuita, a experimentação é fácil.

Este pode ser um canal ideal para começar.

No entanto, lembre-se de que o marketing de mídia social não é apenas postar algo casualmente em seu Instagram a cada poucos dias. Cada plataforma é semelhante ao seu próprio país. Para se sair bem, você terá que entender a “cultura” – o que a faz funcionar, o que os usuários querem ver, os tipos de conteúdo  que funcionam e assim por diante.

Otimização para mecanismos de busca (SEO)

SEO  é a prática de otimizar páginas para obter uma classificação alta em mecanismos de pesquisa  como o Google.

O melhor é que, uma vez classificado, você receberá tráfego gratuito, passivo e consistente dos mecanismos de pesquisa .

No entanto, a desvantagem é que demora muito mais para funcionar . Você vai precisar de paciência para ver os resultados. Mas é gratificante. NÃO SABE QUAL CANAL ESCOLHER?

Comece com SEO ou Social Media. 

  • É grátis para começar. Ao contrário dos anúncios online, você não precisa de dinheiro para iniciar uma campanha de SEO ou em Social Media;
  • Existem toneladas de ferramentas de SEO e Redes Sociais gratuitas por aí;
  • São um dos poucos canais de aquisição de clientes  escaláveis ​​de longo prazo ;
  • As habilidades que você aprende em SEO e Redes Sociais (por exemplo, redação de conteúdo , divulgação, criação de links , promoção de conteúdo etc.) são facilmente transferíveis para outras facetas do marketing digital.

4- Saiba mais sobre o canal de marketing digital escolhido

Para fazer isso, procure por “[sua área escolhida] guia para iniciantes” no Google.

Procure um guia detalhado, que explique bem as coisas e tenha sido atualizado recentemente. A última parte é particularmente importante porque o marketing digital é uma indústria de ritmo acelerado.

O guia também servirá como ponto de partida para descobrir mais subtópicos sobre os quais você pode aprender.

5- Execute o que você está aprendendo

Não consuma conteúdo apenas.  Ficar lendo só te leva a paralisia – pensar demais e ainda assim não fazer nada. Confie em mim, eu estive lá.

Quando você aprende alguma coisa, você tem que descer, sujar as mãos e executar. É por isso que você criou seu próprio site.

6- Familiarize-se com as ferramentas gratuitas de marketing digital

Como você está apenas começando, será difícil pagar por ferramentas de marketing premium.

Mas não se preocupe - há muitas ferramentas gratuitas por aí. Aqui estão algumas que você deve conhecer:

  • Google Analytics . Veja dados como o número de pessoas que visitam seu site, quais páginas elas acessam, quanto tempo permanecem e centenas de outras métricas acionáveis. Aprenda como usá-lo neste guia .
  • Google Search Console (GSC) . Veja quais páginas estão indexadas no Google , as palavras-chave para as quais seu site está classificado e os sites com links para você. Este guia  irá ensiná-lo a usar o GSC de forma otimizada.
  • Ferramentas para webmasters da Ahrefs (AWT) . Veja os backlinks do seu site e as classificações de palavras-chave, além de verificar seu site em busca de problemas comuns de SEO que podem prejudicar seu desempenho.
  • ConverterKit . Uma ferramenta de e-mail marketing. Seu plano gratuito permite gerenciar até 1.000 assinantes.
  • SemRush . Ferramenta gratuita de agendamento de mídia social. Automatiza o processo de postagem de conteúdo. Aliás, ela também faz a parte de SEO completa de qualquer site e tem conta grátis que te permite começar a usar agora.

7- Candidate-se a um emprego em marketing

Com suas habilidades recém-descobertas, é hora de chegar a um novo emprego.

O que você está procurando é um estágio ou uma posição de nível básico. Pode ser uma função em uma agência de marketing digital ou uma posição interna. Por exemplo, comecei como telemarketing em uma empresa de tv a cabo. Mais tarde, tive a oportunidade de trabalhar com vendas e até com marketing em tempo integral.

No entanto, mesmo para essas posições, a concorrência é acirrada. Então, você vai precisar de uma maneira de se destacar da multidão.

Aqui estão algumas ideias:

- Pasta

Esta é uma tática de entrevista de emprego cunhada por Ramit Sethi , um autor best-seller do New York Times. Basicamente, você:

  1. Pesquise a empresa para a qual está se candidatando;
  2. Conheça seus maiores problemas de marketing digital;
  3. Crie soluções para corrigi-los.

Saiba mais sobre a técnica aqui:

https://youtu.be/NViqHCrljf8

Networking

Os sociólogos descobriram  que a maioria dos empregos não visíveis e de alta remuneração não são encontrados por meio de seus amigos mais próximos. Em vez disso, eles são encontrados a partir de laços fracos, ou seja, conhecidos casuais ou pessoas que têm a mesma escola ou formação cultural.

Esta é a razão pela qual você deve sempre estar em rede.

Primeiro, encontre uma ou algumas pessoas que você admira no marketing digital. Então siga esta estratégia de três partes:

  • Consuma todo o conteúdo que a pessoa produziu.  Se você gostou ou aprendeu com alguma peça em particular, compartilhe-a nas redes sociais e marque a pessoa. Você também pode enviar um e-mail para agradecer ou fazer um elogio;
  • Dê a eles uma plataforma que possa promover seu trabalho.  Entreviste-os para um artigo, podcast, vídeo, etc. Este não precisa ser o seu próprio site; pode ser para outro. Mas, novamente, não desanime, mesmo se você tiver um site pequeno. Algumas pessoas ficariam mais do que felizes em ajudar.
  • Descubra em qual projeto eles estão trabalhando atualmente.  Isso pode ser óbvio em suas redes sociais ou você pode perguntar a eles. Em seguida, descubra como você pode ajudá-los a alcançar seus objetivos.

Trabalho público

Tendo estado na indústria por um tempo, vi muitos profissionais de marketing surgirem do nada e começarem a ganhar força e influência. O que eles fizeram foi simples – eles começaram a compartilhar o que estavam aprendendo em público.

Não tenha medo de compartilhar o que você está trabalhando. Mostre seus sucessos e fracassos. Isso não apenas atrairá profissionais de marketing e construirá sua rede, mas também aumentará sua marca pessoal.

Autopromoção - Faça Marketing de si mesmo

Parece óbvio, mas nem todo mundo faz isso. E é a base do que se espera de um profissional de marketing, certo?

8- Promovendo a sua carreira

Depois de alguns anos no marketing digital, você pode começar a olhar para diferentes opções de como promover sua carreira.

Embora discutir todo o processo de desenvolvimento de carreira esteja fora do escopo deste artigo, vejamos algumas oportunidades futuras em potencial.

  • Ficar em casa
  • Freelancer
  • Iniciando sua própria agência
  • Consultoria
  • Crie mais sites

Emprego Fixo

De um modo geral, esta é a rota mais comum. Apesar do que as pessoas querem que você acredite, não há vergonha em ser empregado de alguém. Nem todo mundo pode sair por aí e se tornar um empreendedor de sucesso da noite pro dia.

Agora, é importante notar que você não deve necessariamente desistir de suas próprias empreitadas. Boas empresas irão incentivá-lo a gastar tempo em seus projetos paralelos para melhorar suas habilidades.

Geralmente, esses são os tipos de pessoas para quem você quer trabalhar, porque elas o desafiarão a se tornar mestre no seu trabalho.

Freelance

Ser freelancer é uma ótima maneira de obter mais experiência prática enquanto aumenta sua renda. Se você está há alguns anos em sua carreira, então há uma boa chance de você já ter algum trabalho freelance preparado para você.

Mesmo se você não estiver recebendo referências ou solicitações de entrada, não se preocupe. Você sempre pode se candidatar a empregos em sites como 99 freelas, Freelancer ou Workana.

Iniciando sua própria agência

Muitas pessoas que são boas em marketing digital acabam iniciando sua própria agência. O bom de começar sua própria agência é:

  • Você pode trabalhar com muitos clientes ao mesmo tempo, pois terá equipes para gerenciar as contas dos clientes.
  • Você também poderá fornecer mais serviços, pois sua equipe será diversificada.
  • Ser um balcão único permite que você maximize seu potencial de ganhos em upsells.

No entanto, iniciar uma agência significa contratar uma equipe. Isso pode ser caro (salários, espaço de escritório, etc.). Você também terá que adquirir habilidades de marketing não digital - contratação, vendas, contabilidade etc.

Também é provável que você tenha que fazer tanto a estratégia quanto a execução antes de atingir a escala.

Consultoria

Se você está:

  1. Interessado em trabalhar por conta própria;
  2. Mas não está interessado em criar uma agência

Então a consultoria independente pode ser uma rota potencial.

No entanto, você estará limitado no número de clientes que pode receber. Motivo: as empresas geralmente contratam consultores porque se especializam em uma determinada área.

Portanto, embora você possa contratar uma pequena equipe para lidar com as partes sistematizadas do seu negócio, os clientes estão contratando você por sua experiência. Naturalmente, isso limita sua capacidade de obter muitos clientes.

Conclusão

Independentemente do caminho que você escolher, para dominar o marketing digital, há duas coisas que você deve sempre fazer.

Primeiro, aprendendo.  O marketing é uma área em constante evolução. Você terá que estar constantemente aprendendo, aplicando, testando e refinando. Leia livros, ouça podcasts , assista a vídeos e siga líderes de opinião online.

Em segundo lugar, rede.  O networking não apenas o exporá a futuras oportunidades de carreira, mas também ajudará a conhecer pessoas que têm ideias novas e diferentes de você. Isso pode abrir sua perspectiva e ajudá-lo a se destacar ainda mais em sua carreira. Afinal, você nunca pode ter todas as respostas sozinho.

Perguntas frequentes

1. Quais são os 4 principais tipos de marketing digital?

O marketing digital pode ser categorizado em vários tipos. Os 4 tipos mais promissores e populares de marketing digital são: 

  1. Marketing de conteúdo
  2. Marketing de mídia social 
  3. Marketing pago ou PPC 
  4. Marketing de busca 

2. Quais habilidades eu preciso para o marketing digital?

Aqui estão algumas das principais habilidades que um profissional de marketing digital precisa: 

  1. Habilidades de comunicação 
  2. Habilidades de escrita 
  3. Criatividade 
  4. Conhecimento de SEO 
  5. Conhecimento de design 

3. Como aprendo marketing digital?

O marketing digital pode ser aprendido facilmente no conforto da sua casa. Inscreva-se em nossa newsletter e aprenda as principais habilidades digitais gratuitamente, na sua caixa de entrada.


Tags

marketing, marketing digital


Talvez você também goste disso...

Conheça a Metodologia que LinkedIn, Uber, Tesla e Dropbox usaram para CRESCER.