Como Trabalhar Com Marketing Digital, Mesmo Que Você Não Tenha Experiência Nenhuma
Como trabalhar com Marketing Digital? Histórias, Atalhos e Dicas para você trabalhar em uma das áreas de atuação mais bem pagas do mundo!
Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem está escolhendo, iniciando ou passando por uma transição de carreira e por isso, resolvi dar minha opinião sobre o assunto.
Só pra ilustrar, essa é uma dúvida que eu recebo sempre por mensagem no meu LinkedIn.
Outras dúvidas que eu costumo receber bastante são coisas parecidas, como essas daqui:
- "Palma, como posso começar a trabalhar com marketing digital?"
- "Como eu trabalho com marketing digital?
- "Como eu devo começar a trabalhar com marketing digital?
- "Paga bem trabalhar com marketing digital?"
E uma infinidade de variações dessas perguntas.
Inclusive, não é incomum pessoas me procurarem porque estão querendo mudar de área de atuação, e não apenas iniciar a carreira.
Por isso, coletei as principais dicas sobre o assunto pra te ajudar a trabalhar com digital sem passar pelos mesmos perrengues que eu.
Também dou algumas dicas importantes para você que quer começar a trabalhar com marketing digital, desde quanto pode esperar ganha de dinheiro nessa área até onde se especializar e tudo mais que você pode esperar dessa profissão que está tão em alta!
IMPORTANTE: Esse guia contém opiniões diretas minhas, algumas não tão populares, por isso, espero que você entenda que podem existir opiniões diferentes, e tá tudo bem. Em momentos tão polarizadores como esse em que vivemos, acho até saudável que se questione uma coisa ou outra, mas sempre mantendo o respeito, blz?
Como trabalhar com marketing digital se você está começando agora?
Pra começar a te explicar como trabalhar com marketing digital para você que está começando agora nessa área, deixa eu te explicar quem eu sou para te dar algum contexto...
Meu nome é Anderson Palma, sou publicitário de formação e trabalho desde 2000 com comunicação, mas já fui Analista de Marketing Digital, Coordenador de Marketing Digital, Gerente de Growth Hacking, Head de Growth e Vice Presidente de Growth e Performance, antes de ser o dono da minha própria empresa de consultoria de marketing, o Growth Labs, onde ajudo empresas com propósito a crescer e prosperar.
Mas antes de te explicar sobre tudo isso, preciso falar do meu começo de carreira.
Eu comecei a fazer minha faculdade de publicidade e propaganda em 2001 e estava com muita vontade de trabalhar na área que estava estudando.
Mas Infelizmente, isso era muito difícil de acontecer, já que eu não encontrava facilmente um estágio para quem cursava o primeiro ano naquela época, e mesmo que eu conseguisse achar um estágio, seria bem difícil de pagar minha faculdade com um salário de estagiário.
Isso fez com que eu continuasse trabalhando em áreas paralelas, relacionadas a comunicação mas não dentro de agências de publicidade, como eu desejava.
Nessa época, trabalhei na Net tv a cabo, onde comecei com suporte telefônico, passei para vendas e acabei dando treinamentos de produto para equipes de vendas no estado de São Paulo.
Era um trabalho muito bacana, onde me divertia e ganhava bem, mas a verdade é que não era a minha área de atuação, e eu não conseguiria sair de lá até terminar de pagar a faculdade (até porque eu precisava pagar a própria faculdade).
O fato de ter que pagar a própria faculdade, claramente me desviou do meu objetivo por no mínimo 4 anos, o tempo da própria faculdade.
E por que estou falando sobre isso?
Porque isso me fez perder anos de experiência em troca de dinheiro. E dinheiro nunca é mais valioso que o nosso tempo, afinal NOSSO TEMPO É LIMITADO, não vivemos para sempre, mas o dinheiro pode ser gerado a vontade, apesar de ser contraintuitivo...
E aí vem a minha primeira dica para que você possa começar a trabalhar com marketing digital, mesmo sem ter nenhuma experiência:
"Se tiver escolha, não troque o seu tempo por dinheiro"
Anderson Palma
Isso quer dizer que você nunca deve trabalhar pra ninguém por dinheiro?
Não. Isso quer dizer que você deve alinhar o seu foco, o que você quer aprender, ou seja, a experiência e o conhecimento que você vai coletar trabalhando nessa empresa, além do dinheiro, é claro.
E qual é o primeiro passo a tomar para que eu possa trabalhar na Área?
O primeiro passo de qualquer projeto é entender o que você quer.
O Marketing Digital tem inúmeras posições, nomenclaturas e modelos diferentes.
Mas o que você realmente precisa é se conhecer.
Existem diversos perfis de pessoas e não tem perfil certo ou errado no marketing, tem apenas a posição certa ou não tão certa para você.
Pense no seu perfil.
O que você gosta de fazer?
Na escola, quais as matérias que você mais gostava?
Essas perguntas podem te dar um foco maior na hora de responder a questão mais importante aqui, que é saber o que você gosta de fazer para entender onde pode se encaixar melhor.
Por exemplo, se você gosta de matemática, existem posições que podem ser mais favoráveis a você, como por exemplo, Cientista de Dados.
Essa é uma posição essencial em qualquer empresa e tem gente faltando no mercado.
Claro, você ainda terá que estudar muito para aplicar qualquer conhecimento a essa área, mas já te adianto que ela paga muito bem. Aliás, daqui a pouco eu explico melhor como funcionam os salários na área de marketing.
Se você quiser uma dica para te ajudar nesse momento, é a de você se conhecer bem antes de entrar no mercado de trabalho de marketing online.
Uma maneira de fazer isso, é usando um dos melhores testes de perfil que eu conheço, que é o da Sally Hogshead.
Pra fazer o teste é só ir até o site dela e fazer o teste, que custa cerca de $59.
A propósito, assinantes do Growth Box não pagam por esse teste, então aproveita a oportunidade e se cadastre gratuitamente!
Posições: Onde você pode atuar no marketing digital
Deixa eu te explicar algo muito importante: Você pode trabalhar em uma empresa pública, privada, ONG, não importa, quase tudo o que você pensa, tem marketing digital embutido.
Por isso, você, como profissional da área, tem uma vasta capacidade de escolha de local de trabalho.
Um profissional de marketing digital pode trabalhar em:
Agências de Publicidade;
Áreas de Marketing;
Áreas de Vendas;
Áreas de Produto;
Áreas de Sucesso do Cliente;
Áreas de Growth Hacking,
Em sua própria empresa, e por aí vai...
A verdade é que o único limite de local de trabalho para você vai ser aquele que você impuser (ou que impuserem para você, dependendo de onde estiver trabalhando...).
Quais são os níveis que eu posso chegar trabalhando com Marketing Digital?
Bom, assim que você sabe exatamente quais são os seus pontos fortes, em que tipo de empresa gostaria de trabalhar (Agência, Empresas Públicas, Empresas Privadas, etc.) fica mais simples de escolher a sua área de atuação desejada.
Todos os cargos relacionados a Marketing Digital funcionam exatamente como os cargos de outras áreas e podem ter diferentes níveis de salários, porque isso sempre depende do seu nível de expertise no assunto.
Normalmente, todas as vagas em uma empresa são separadas dessa maneira:
Estagiário = Alguém que está lá para aprender, não sabe de nada e por isso, pode ser um trabalho mais para se aventurar no universo da área do que para efetivamente colocar a mão na massa;
Junior = Alguém que já trabalha na área mas que precisa aprender muito ainda;
Pleno = Alguém que já tem alguma experiência na área e é capaz de tocar sozinho as atividades necessárias;
Senior = Alguém que além de ser capaz de executar, também é capaz de ensinar outras pessoas a respeito desse trabalho. É o nível mais alto de conhecimento dentro de qualquer tipo de vaga.
Dito isso, existem alguns graus de crescimento possível dentro de uma hierarquia empresarial.
Normalmente, elas seguem essa formula:
Analista = Alguém que está lá para executar;
Coordenador = Alguém que está lá para coordenar o time de analistas;
Gerente = Alguém que está lá para gerenciar coordenadores;
Diretor = Alguém que está lá para dirigir os gerentes;
Vice Presidente = Alguém que foca na gestão de diretores.
Especialista = Alguém que foca em ser melhor apenas em uma das áreas, e consequentemente, acaba tendo uma carreira horizontalizada, onde a senioridade aumenta mas a posição não.
Um exemplo mais prático do que pode acontecer aqui é o seguinte, você trabalha para uma multinacional na área de Marketing Digital.
Nessa empresa, como você acabou de chegar, ainda tem um cargo iniciante, apesar de não ser estagiário, é um Analista Junior de Marketing digital.
Pomposo o nome!
Mas, e quanto as vagas em si?
Bom, agora que você sabe um pouquinho mais sobre os níveis hierárquicos que você vai encontrar em uma empresa, é hora de falar sobre as áreas de atuação.
E Como eu Escolho a Área Certa Para Mim Dentro do Marketing Digital?
Vou citar abaixo as principais especialidade, áreas e cargos dentro do Marketing Digital que você pode escolher para trabalhar:
Dados = Lidar com a análise e preparação dos dados é algo que quem gosta de matemática vai adorar. Muitos cargos aparecem nessa área e os mais famosos são os de Web Analytics, Big Data, Business Intelligence e Cientista de Dados. Lembrando que, mesmo para quem não gosta de matemática, aprender sobre dados é fundamental dentro do marketing digital.
Redação = Escrever textos que convertem é uma arte. Por isso, os cargos de Copywriter, Redator Publicitário, Conteúdista, Ux Writer, são super concorridos e trazem muita gente de outras áreas, como jornalismo, por exemplo, para o marketing digital.
Arte = Não existe design sem um designer. Com os cargos de Designer, UX, Diretor de Arte (é o nome do cargo aqui mesmo, não o nível hierárquico, ok?), essa profissão também está super em alta!
Programação = O famoso DEV, desenvolvedor, em português, é a vaga que mais precisa de gente nas agências e empresas por aí. Nem sempre essa pessoa está debaixo do guarda chuva de marketing digital, mas é muito importante para fazer sites e sistemas que geram resultados de vendas.
Pesquisa = Muita gente de CX, experiência do Cliente (Customer Experience) costuma fazer esse tipo de trabalho, onde se usa bastante matemática para responder perguntas que a empresa precisa saber para melhorar seus produtos e vender mais.
Planejamento = O bom e velho planner é alguém capaz de criar estratégias que funcionam para ajudar as empresas a vender na internet.
CS = A pessoa que trabalha com Sucesso do Cliente tem uma atitude ativa em relação ao relacionamento com o mesmo, o que é bem diferente do atendente de antigamente. Essa vaga é muito disputada em empresas SaaS (de software na nuvem por assinatura).
Gestão de Mídias Sociais = Esse é o que mais aparece no mercado. Pessoas que geram tráfego através das redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e Tik Tok.
Gestão de Mídia Orgânica = Esse, você encontra com o nome de SEO. Pode ser um especialista muito importante no trabalho da empresa, já que ele é responsável por trazer pessoas para um site sem gastar dinheiro, apenas usando as ferramentas de otimização dos buscadores, como o Google.
Gestão de Tráfego / Mídia Paga = Você pode ter ouvido sobre Mídia Paga, PPC, Facebook Ads, Google Ads, e uma infinidade de "Ads" por aí. A verdade é que a galera que faz os anúncios na Web está muito procurada. Mas não adianta fazer anúncios se não se tem o conhecimento de outras especialidades do marketing.
Inbound e Marketing de Conteúdo = Essa profissão é um pouco diferente daquele especialista que apenas escreve para a web. Aqui, vale também ter um conhecimento mais abrangente de marketing e seus funis para gerar resultados. Os especialistas nessa metodologia sabem como engajar, educar e vender para pessoas interessadas.
Growth Hacker = Essa posição também é super valorizada no meio digital e nem sempre trabalha dentro do marketing. Na verdade, esse profissional precisa ter um misto de conhecimento de Negocios, Marketing, Vendas e Sucesso do Cliente por conta da sua abrangência. Essa especialidade é a que mais usamos aqui no Growth Labs e a que fez empresas como o Facebook e o AirBnb deslancharem e se tornarem unicórnios (empresas que valem mais de 1 bilhão de dólares).
Lembrando que essas são as principais funções dentro do Marketing. Existem muitas outras que nem citei por aqui por que o texto ficaria ainda mais longo.
Mas a real é que cada vez mais vagas específicas aparecem por aí e a gente precisa APRENDER A APRENDER sobre elas constantemente.
Salários: Quanto ganha um profissional de marketing digital (ou quanto você vai pagar para contratar alguém pra sua empresa!)?
Trabalhar com Marketing Digital pode ser uma grande aventura, mas isso não quer dizer que você precisa ganhar menos por isso.
Muita gente escolhe a profissão por achar que vai ganhar rios de dinheiro, e a verdade é que sim, isso é possível.
Para algumas vagas, o salário pode chegar a mais de R$ 50 mil reais por mês. Mas o início é bem menos brilhante, se você quiser trabalhar em uma empresa ou para uma agência.
Em média, um analista de marketing digital ganha em torno de R$3.128 por mês, de acordo com o site da Glassdor .
Mas basta uma busca pelo LinkedIn para encontrar vagas de Analista de até R$6 mil reais por mês.
Óbvio que você vai precisar de experiência para conquistar uma vaga como essa, mas é possível e provável que com alguns anos de estrada você esteja ganhando bem mais do que isso.
Como Conquistar uma Vaga em Digital?
Existem vários caminhos para se tornar um profissional de marketing digital e nem todos são iguais.
Mas acho bacana frisar que o caminho mais comum, não necessariamente é o melhor.
Como você viu quando eu contei a minha história, fazer uma faculdade para poder depois trabalhar com marketing não é uma realidade necessária.
Conheço muitas pessoas que não tem formação em marketing e nem por isso deixam de ser excelentes profissionais de marketing.
Acredito que o importante é se conhecer primeiro e a partir daí, decidir o seu caminho.
Mas deixa eu listar aqui algumas possibilidades de como trabalhar com marketing se você não tem experiência nenhuma no assunto:
#1- Fazer uma faculdade de Marketing = Vejo essa como uma oportunidade interessante de adquirir conhecimento. Apesar disso, preciso te lembrar que uma faculdade custa muito caro e o retorno dela é incerto. Um curso de 4 anos pode não te oferecer o conhecimento mais atualizado sobre as melhores práticas do mercado e ainda assim custar os olhos da cara. Vale a pena fazer faculdade? Sim, mas não precisa ser uma faculdade em marketing, você pode ainda cursar qualquer faculdade e depois se especializar em marketing via um MBA. Esse caminho pode te garantir mais versatilidade e conhecimento abrangente necessários para ter sucesso no marketing.
#2- Fazer um Curso rápido = Existem ótimos cursos que vão te possibilitar conhecer o Marketing Digital em profundidade maior que em uma faculdade. Eu recomendo alguns deles, onde inclusive sou professor, como é o caso da Gama Academy , Tera , Conquer e Comschool.
#3- Ler o Manual de Marketing do Empreendedor Moderno. Sério, é um livro que eu escrevi e que te dá o resumão de tudo o que você precisa saber para empreender ou para trabalhar com marketing digital. Aproveite porque está em promoção aqui.
#4- Se oferecer para trabalho voluntário = Existem oportunidades que nem parecem oportunidades. Essa é uma delas. Quando você se voluntaria, passa a colocar em prática algo que tem tudo a ver com o seu interesse e já sai na frente de quem está estudando o assunto ainda. Portanto, não hesite em buscar oportunidades de trabalhar de graça com o intuito de aprender sobre o assunto.
#5- Iniciar um estágio = Se você foi pelo caminho da faculdade, o estágio é uma maneira bem bacana de buscar experiência no mercado. O melhor de tudo é que existem vagas que pagam muito bem para isso hoje em dia.
#6- Trabalhe por conta = Se antigamente trabalhar por conta poderia ser visto como algo bem complicado, hoje em dia, ser capaz de trabalhar de qualquer lugar do mundo sem se preocupar em bater ponto ou escutar reclamações do seu chefe, pode ser bem atraente. E o marketing digital amplia essa possibilidade, já que você não precisa de nada mais que um computador para trabalhar. Eu tenho amigos que moram nos EUA, na Europa e até como Nômades Digitais e trabalham com Marketing Digital. Aproveite a oportunidade.
#7- Busque por vagas no LinkedIn, lá está cheio de oportunidades, inclusive para que você que está em início de carreira.
Conclusão
Como trabalhar com Marketing Digital? Simples, vá a luta. Existem muitas possibilidades de carreira com ganhos que podem ultrapassar os R$50.000,00 mensais, mas você precisa ter o conhecimento e a prática necessárias para tanto.
Não desanime, corra atrás do seu sonho.
E se precisar, me chama lá no LinkedIn, que te dou outras dicas sobre esse assunto, ok?
Essa carta a geração Z é um compilado de reflexões sobre tecnologia. A transformação digital que vivemos vai muito além da Inteligência Artificial. Acho que vivemos tempos de muita desesperança, mas a verdade é que o planeta nunca enfrentou tanta bonança. Mas calma, deixa eu te explicar o porque do meu otimismo daqui a pouquinho,
Nesse estudo de Caso, você vai ver mais do que um simples compilado de estratégias. Você verá o que fizemos para esgotar os ingressos em um evento presencial de alto ticket. E claro, você pode até pensar que é simples vender eventos presenciais, ainda mais quando os nomes são conhecidos. Mas é necessário abusar de