julho 3

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Comunicação Estratégica: o que é, como utilizar e como criar a sua

Comunicação estratégica é a forma padrão de como uma empresa deseja se posicionar no mercado através de suas mensagens e comunicações em geral.

Comunicação é uma parte chave de qualquer grande empresa. 

Sim, qualquer organização que deseja se consolidar no mercado precisa ter uma comunicação estratégica bem definida para com seus stakeholders (clientes, parceiros, investidores e colaboradores).

E o que isso tem a ver com você e comigo?

Bom, a comunicação estratégica de uma empresa é o que a guiará para conseguir clientes e a forma como ela se posiciona define quais os tipos de clientes ela conseguirá atrair.

Isso porque clientes raramente só compram o produto da sua marca. Eles compram a mensagem, os valores e visões que ela transmite para o público.

Agora, pergunte-se: você gostaria de atrair qualquer público para sua marca?

Toda empresa utiliza (ou pelo menos deveria) comunicação estratégica. Se é ou não efetiva, essa é outra pergunta, mas todas as organizações se comunicam, e a forma como isso é feito importa.

E por que você precisa entender sobre comunicação estratégica?

Porque para conquistar novos clientes, um negócio não precisa somente de um bom produto, mas precisa que este produto seja comunicado da forma correta para o mercado.

Ou seja, conseguir novos clientes não só significa ser capaz de oferecer um ótimo produto, mas também significa entender como seus valores e benefícios serão transmitidos aos clientes por meio da comunicação.

Por isso, neste artigo que preparei, você entenderá o essencial sobre comunicação estratégica, e, de quebra, ainda vou te dar algumas dicas fundamentais do que não pode faltar na sua comunicação.

Veja o que vamos acompanhar:

  • O que é comunicação estratégica?
  • Por que utilizar comunicação estratégica?
  • Como criar uma comunicação estratégica?

O que é comunicação estratégica?

Comunicação estratégica é o conjunto de padrões desenvolvidos para todas as comunicações que uma empresa cria para interações com seus stakeholders

Confuso?

Também podemos entender a comunicação estratégica como uma forma de propagação da cultura empresarial e de sua posição no mercado por meio de suas mensagens.

Por que utilizar comunicação estratégica na sua empresa?

A comunicação estratégica é essencial, pois é com que ela que os visitantes da sua marca criarão a primeira impressão.

Quando um visitante entra em um site, ele não só olha o layout, mas de cara também é impactado pelas principais mensagens que a empresa já deseja transmitir.

A mesma coisa em redes sociais, anúncios ou em qualquer canal que o cliente tenha a primeira impressão com a sua marca.

Agora imagine, se você não possui uma comunicação estratégica bem definida, a primeira percepção do cliente já poderá ser negativa.

E sabemos que já é difícil convencer um cliente a comprar, quem dirá conseguir fazer isso quando ele cria uma má percepção da sua empresa através de uma comunicação ruim.

E não para por aí. Se já é preciso grande esforço para formar a opinião de um cliente sobre a sua marca, imagine ter que alterar essa percepção uma vez que ela já foi criada?

Como criar uma comunicação estratégica?

Criar uma comunicação estratégica significa padronizar e revisar todas as formas de comunicação da sua marca, desde o conteúdo da sua página inicial, até o “Sobre Nós”, ou anúncios de campanhas e estratégias de conteúdos em geral.

Tudo precisará ter uma identidade linguística única, que consiga transmitir exatamente uma mensagem sempre sobrepondo os valores e propósitos da sua marca.

Nesse tópico vou citar algumas comunicações que precisam ser muito bem pensadas e planejadas, pois serão o carro-chefe de como sua empresa será vista pelo mercado do ponto de vista de comunicação.

Slogan

Slogan é aquela frase marcante, que faz o usuário lembrar da marca de forma instantânea. Ele é responsável por transmitir uma mensagem de como a marca quer que o usuário se lembre sempre que ouvir a frase.

No caso da Coca-Cola, o “Abra a Felicidade”, trazia a mensagem de que Coca-Cola é um produto que traz alegria. 

No caso da Chevrolet, o “find new roads”, transmite a mensagem de que os carros da marca trazem a sensação de aventura e surpresa.

Possuir um bom slogan é trazer à memória do cliente o que ele deverá associar à sua marca sempre que o ouvir.

Headline

Essa é geralmente um dos primeiros contatos que o usuário possui com a sua marca, principalmente caso ele surja de forma orgânica no seu site principal.

Aqui na Growth, por exemplo, nosso headline é “Desbloqueie o seu crescimento com Marketing Científico”. 

O objetivo da headline é ser um breve resumo do que a empresa oferece, ou qual seu principal diferencial.

As vezes, pode ser confundido com o slogan, mas este nem sempre é utilizado para definir o produto ou marca, enquanto a headline tem esse objetivo.

Valores, visão e propósitos

A comunicação estratégica deve partir do que for definido como valores, visão e propósitos da empresa. Por isso, defini-los pode ser considerado o passo inicial da sua comunicação estratégica.

Bem clichê, eu sei, porém, essencial.

É neste momento onde você deverá deixar claro porque sua empresa existe, qual o objetivo dela e como ela mudará a vida de seus clientes.

Mas, principalmente, a definição desses pontos ajuda aos próprios colaboradores entenderem como deverão transmitir as mensagens da marca.

Descrição da empresa

A descrição da empresa pode aparecer na página inicial, em anúncios, em apresentações institucionais ou diversos outros canais. 

Em geral, é uma descrição breve, de 2 a 3 frases no máximo, que explicam quem é a empresa, o que ela faz e qual seu diferencial competitivo.

É com base na descrição que, em anúncios, por exemplo, outras comunicações poderão ser destrinchadas, sempre com base na descrição principal da empresa.

Guia de redação

O Guia de redação será o manual de comunicações da marca. Como ela deve se expressar em cada canal, quais são as melhores práticas de escrita, quais são os DO’S and DON’Ts da empresa, etc.

É ali que a empresa deixará claro como ela deseja ser posicionada sempre que for mencionada, e serve para os colaboradores conseguirem transmitir as mensagens da empresa de forma padrão e organizada.

Estes são apenas alguns dos canais que precisam estar claros para uma comunicação estratégica essencial, eventualmente, quanto maior a empresa, suas áreas e suas estratégias de marketing, mais canais precisarão ter suas comunicações bem planejadas, para que nenhum ruído impeça os clientes de entenderem como a empresa quer se posicionar.

Conclusão

Agora você já entendeu que uma comunicação estratégica bem definida e estruturada ajuda na construção de uma marca forte, coesa e com colaboradores que conseguirão carregar a mensagem da marca de forma objetiva e transparente.

Revise todas as comunicações da sua empresa e entenda se elas conseguem transmitir mensagens similares, com os mesmos objetivos, sempre apresentando coesão e coerência entre elas. 

Assim você poderá entender em que etapa da construção da comunicação estratégica sua empresa se encontra e quais são as melhorias que precisam ser implementadas.

Para continuar aprendendo agora eu sugiro ler meu artigo de 5 melhores práticas de Estratégia de Marketing de Referência.

E para colocar sua comunicação estratégica em dia, conte com a gente.


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