novembro 2

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Conversões no Facebook: como converter clientes na rede social

O objetivo de realizar conversões no Facebook é fazer com que usuários sejam encorajados a tomarem uma ação após serem impactados por um anúncio.

Você sabia que atualmente uma das maiores máquinas de campanha publicitária no mundo digital é o Facebook Ads?

Sim, ele é simplesmente responsável pela conversão de milhares de usuários diariamente e a principal maneira de conseguir novos clientes digitalmente.

Quem diria que ele é tão importante, não é mesmo?

Campanhas de conversões no Facebook são voltadas a impactar usuários com anúncios, que os direcionam para páginas de conversão.

As páginas de conversão, ou landing pages, são páginas criadas com o objetivo de que um usuário realize uma ação, desde uma compra, até algo mais simples, como o preenchimento de um formulário, com e-mail e celular, por exemplo.

Nesse sentido, conversões no Facebook visam impactar usuários para que eles sejam direcionados para essas landing pages e, eventualmente, se tornem leads ou clientes da marca.

Mas não pense que isso é um processo simples, viu?

Conversões no Facebook envolvem estratégias com anúncios bem planejados e segmentados.

Neste artigo quero te ensinar a realizar conversões no Facebook. Te darei algumas dicas essenciais para uma campanha de conversão bem feita.

Continue acompanhando! 

Como realizar uma campanha de conversões no Facebook?

Configure o Gerenciador de Negócios e o Pixel 

Importante: o Gerenciador de Negócios é diferente da página de anunciar do Facebook.

A página de anunciar do Facebook não permite conversões, logo, não serve para o que queremos aqui. 

Para conversões no Facebook, o profissional deverá utilizar o Gerenciador de Negócios, que serve para anunciar no próprio Facebook, no Instagram, no Messenger, WhatsApp e até sites parceiros.

Além de realizar o cadastro no Gerenciador de Negócios, também será necessário configurar o pixel do Facebook, um código que permite rastrear as ações dos usuários em seu site.

Só de falar em código já te arrepiei? Não se preocupe, o pixel pode ser configurado de forma simples pela Central de Ajuda do Facebook, que te ajuda a entender todo o processo.

Realize uma segmentação baseada em interesses

Uma das maravilhas do Gerenciador de Negócios é permitir segmentações por interesse para campanhas de conversões no Facebook.

Isso significa basicamente selecionar o público-alvo da sua campanha, desde sexo, nacionalidade, idade, região, profissão, até o que considero mais importante, seus interesses.

Imagine que você venda suplementos online, neste caso, deverá segmentar seus anúncios para públicos interessados em palavras-chave como academia, saúde, treinos, e alimentação saudável, por exemplo.

Uma boa segmentação ajuda a campanha a impactar leads pré-qualificados, ou seja, pessoas que já têm interesse pelo assunto e, portanto, possuem maior probabilidade de realizarem uma conversão.

A segmentação do público também significa encaixar seus anúncios de conversão na jornada foco da campanha.

Muito complicado?

O que quero dizer é que se você está anunciando com objetivo de captar leads, deverá segmentar seu anúncio para um público desconhecido, que provavelmente nunca teve contato com a marca. Já se o objetivo da campanha é converter em vendas, então a segmentação será voltada a usuários mais propensos a compra, que já foram impactados posteriormente ou já realizaram algum contato com a marca, por exemplo.

Ficou mais claro?

Nesse sentido, o Facebook possui três segmentações:

Público Nativo – utiliza dados da própria rede social para selecionar o público da campanha. É recomendado para impactar usuários que nunca tiveram contato com a marca ou produto. 

Público Personalizado - também conhecido como remarketing, é anunciado para pessoas que já tiveram contato com a marca. Recomendado para o meio ou fundo do funil de vendas.

Público semelhante - é traçado um perfil da sua base de leads que direciona a plataforma a impactar usuários com características similares ao público da base.

Então, para definir o público da campanha, a empresa precisará definir sua estratégia de marketing, e em quais etapas do funil desejará trabalhar anúncios de conversões no Facebook.

Crie anúncios irresistíveis 

Os anúncios precisam oferecer algum benefício irresistível aos usuários, algo que os convença a deixar informações com você em troca do benefício. 

Pense nos anúncios que já fizeram você fornecer seus dados, por exemplo. O que eles tinham em comum?

Criar bons anúncios significa ter um bom copy e um layout atrativo, mas não será o suficiente se você não conseguir oferecer algo tentador ao usuário.

Alguns conteúdos que funcionam para converter leads são:

  • E-books e artigos
  • Treinamento em vídeo
  • Cursos gratuitos
  • Checklists, templates ou planilhas

Neste caso, considerei conteúdos com objetivo de geração de leads mas, caso o objetivo seja impactar usuários com remarketing, então anúncios de descontos, promoções, brindes ou benefícios similares também podem funcionar.

Os copys do anúncio também são importantes, ou seja, é importante prestar atenção a título, descrição e o call to acition (CTA).

Em relação ao CTA, reflita sobre verbos de ações que poderão fazer o usuário ir até sua página, como:

  • Saiba mais
  • Libere seu acesso
  • Conheça mais
  • Assine agora
  • Receba seu presente

Avalie onde posicionar seus anúncios 

O Gerenciador de Negócios permite posicionar anúncios em uma série de canais diferentes, por exemplo:

  • No Instagram, você pode posicionar anúncios nos stories, no feed e no reels;
  • No Facebook, você pode anunciar no feed, no marketplace, no feed de vídeos, nos stories, nos vídeos in stream e em artigos instantâneos;
  • No Messenger, é possível incluir anúncios na caixa de entrada e nos stories;
  • Nos sites parceiros, é possível incluir banners, vídeos com incentivo e outras opções.

Considere onde está seu público-alvo e quais os canais ele mais utiliza para se entreter, assim você saberá quais os melhores para impactá-lo.

Os testes também são essenciais nessa etapa, ok?

Minha sugestão é que para cada campanha você produza diversos criativos, em diversos formatos, para que teste em quais canais eles mais performam bem.

Assim você poderá colocar esforços para os canais que observa uma maior taxa de conversão e conseguirá otimizar suas campanhas.  

Conclusão 

Campanhas de conversões no Facebook exigem estudo! 

É um processo de erros e acertos, com campanhas bem e mal sucedidas e sem fórmula mágica para o sucesso.

Os testes também são essenciais, só assim o gestor de tráfego entenderá o que funciona mais ou menos no seu nicho ou com sua persona.

Os algorítimos também poderão trabalhar contra ou a favor das campanhas. É válido lembrar que o Facebook passa por constantes mudanças que podem impactar totalmente a forma de fazer anúncios, por isso é importante que o profissional esteja sempre atualizado e por dentro das mudanças.

Sugiro que continue a leitura agora com 12 erros fatais de mídia social que sua empresa não pode cometer.


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