Copy para anúncios: 4 elementos que não podem faltar
Está sentindo que seus anúncios não estão performando como deveriam? Que está convertendo pouco e gastando muito?
Existem algumas razões para isso estar acontecendo, e uma delas é a falta de atenção ao copy dos anúncios.
O copywriting é uma das técnicas mais antigas de vendas que existem, e qualquer marca que ainda deixa de utilizar pode estar cometendo um erro fatal.
O mercado digital hoje está completamente aquecido com toda e qualquer marca buscando anunciar seus produtos no Facebook e Google Ads na intenção de ganhar novos clientes, e você acha mesmo que todas elas conseguirão vender online?
Posso te responder que não, e as marcas que conseguem desenvolver anúncios atraentes, com bons copys, sem dúvidas se destacam nesse cenário.
Isso porque não é qualquer anúncio que consegue chamar a atenção dos usuários e enquanto ele rola a tela para baixo ou passa stories para o lado, serão poucos os anúncios que conseguirão prender a atenção dele.
Palma, como então conseguir chamar a atenção desses usuários?
Por meio de anúncios que chamem atenção, que utilizem gatilhos mentais, que gerem interesse, desejo e ação.
E é sobre isso que falarei neste artigo: como criar anúncios que convertem utilizando técnicas infalíveis e já comprovadas de copywriting.
Por que utilizar copy para anúncios?
Toda publicidade, independente do canal - seja Instagram, Facebook, Twitter ou LinkedIn - tem o objetivo de converter usuários, seja para compras diretas, para geração de leads, tráfego, consciência de marca ou qualquer ação que a marca desejar.
O copywriting é um facilitador de conversões, ou seja, ajuda seus anúncios para que eles cheguem ao objetivo final, a conversão.
Um bom copy contribui diretamente para que anúncios convertam, uma vez que ele é o responsável por gerar atenção, interesse, desejo e finalmente a ação.
Mas não me entenda mal, como disse no início do texto, existem diversas variáveis que podem impactar o desempenho dos seus anúncios, como a segmentação realizada, a definição das palavras-chave, o orçamento, o canal escolhido, etc.
Além disso, o anúncio também deverá ser visualmente atraente, com cores atrativas e um layout que chame a atenção.
Mas o copy será o elemento de contato com os usuários, uma vez que ele não clicará antes de ler a mensagem que o anúncio contém e por isso precisa de atenção especial.
Um bom copy consegue engajar o público impactado a clicar e ainda cria a primeira experiência dos usuários com a marca, transmitindo toda a personalidade dela por meio das palavras e persuadindo os usuários a avançarem no funil de vendas.
4 elementos de um bom copy para anúncios
Utilize a dor dos seus clientes
Quais são as principais dores que seu cliente enfrenta e sua marca resolve? Isso precisará estar claro no copy para que o anúncio desperte o interesse e a curiosidade dos usuários para conhecerem a solução.
Um bom copy busca utilizar a dor dos clientes contra eles, de modo a incentivar o usuário de que ele precisa conhecer a solução que resolverá seu problema.
Essa dor geralmente é definida com a persona da marca, mas pesquisas de mercado também conseguem identificá-la.
Algumas dicas para criar copys com elementos de dor:
Concentre-se nas preocupações que tiram o sono dos seus clientes
Garanta que essas preocupações tenham grande peso emocional
Trabalhe essas emoções com empatia, mostre que você sente a dor do cliente
Ofereça algum tipo de esperança
Explore a ganância ou o medo
Essas são duas das emoções que considero mais valiosas para qualquer copy.
Um copy de ganância visa transmitir o status que o usuário alcançará após comprar seu produto ou serviço, com elementos que façam ele imaginar como sua vida será após consumir a solução.
Alguns exemplos disso são:
Ganhe R$ 500 de aluguel sem ter um imóvel
Ganhe em 1 mês o dinheiro de 1 ano trabalhando de onde quiser
Já o medo busca utilizar um copy com elementos que tragam apreensão, horror, receio ou susto, ou seja, elementos que prendam atenção do usuário de tal forma que ele não poderá sair do anúncio sem antes saber do que se trata.
Alguns exemplos com a utilização de medo são:
Como proteger o seu dinheiro da maior crise desde 1929
O que nunca comer em um avião, nunca antes revelado
Utilize um desses três gatilhos
Os gatilhos mentais são estímulos capazes de provocarem reações nas pessoas para que elas tomem uma decisão.
Sem dúvidas, entender sobre gatilhos mentais faz parte da formação de qualquer copywriter e estes são alguns dos principais gatilhos que mais gosto de utilizar nos meus copys para anúncios:
Gatilho do grande segredo: esse é um gatilho que traz algum conhecimento exclusivo, um grande segredo que só poderá ser revelado caso o usuário clique no anúncio ou se inscreva no formulário. Esse segredo será uma solução para algum problema escondido ou uma fórmula para obter resultados consistentes. Um exemplo desse gatilho seria: “A estratégia que transformou cada US$ 1 em US$ 50”.
Gatilho da promessa: esse gatilho já começa com um grande impacto, prometendo entregar alguma solução inovadora que poderá mudar a vida do usuário com aquele produto. Um bom exemplo do gatilho da promessa é: “Um sorriso hollywoodiano em 3 dias ou seu dinheiro de volta”.
Gatilho da história: todo mundo adora uma boa história, pois ela pode engajar clientes com elementos de curiosidade que visam fazer o cliente buscar o final da história, onde ele encontrará seu produto ou serviço como ponto-chave. Um exemplo para o gatilho da história seria: “Eles riram quando eu me sentei ao piano… Então eu comecei a tocar!”.
Crie um CTA poderoso
Qualquer anúncio deverá ter um call to action (botão) que visa fazer com que o usuário clique e seja direcionado para outra página na qual ele poderá realizar uma ação.
Esse CTA nada é mais do que um verbo de ação que convença o usuário a clicar e que precisa estar presente em qualquer anúncio.
Alguns exemplos de CTA são:
Libere seu acesso
Desbloqueie seu benefício
Garanta sua vaga
Acesse seu e-book
Descubra agora
Saiba mais
Conclusão
Qualquer anúncio, independente do canal, precisará ter uma mensagem poderosa que chame a atenção dos usuários a clicarem.
Para isso, um bom copy é elemento essencial, como uma técnica de venda que sempre funcionou e precisa estar presente em mensagens que visem gerar conexão com os clientes.
Utilize gatilhos mentais, emoções como medo ou ganância, um bom verbo de ação e você observará como seus anúncios terão uma melhor performance e poderão converter mais usuários.
Essa carta a geração Z é um compilado de reflexões sobre tecnologia. A transformação digital que vivemos vai muito além da Inteligência Artificial. Acho que vivemos tempos de muita desesperança, mas a verdade é que o planeta nunca enfrentou tanta bonança. Mas calma, deixa eu te explicar o porque do meu otimismo daqui a pouquinho,
Nesse estudo de Caso, você vai ver mais do que um simples compilado de estratégias. Você verá o que fizemos para esgotar os ingressos em um evento presencial de alto ticket. E claro, você pode até pensar que é simples vender eventos presenciais, ainda mais quando os nomes são conhecidos. Mas é necessário abusar de