novembro 2

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Cresça sua carreira como você cresce um produto. Saiba como

Você já percebeu o quão incansavelmente trabalhamos em modelos de growth para nossas empresas, com foco na criação de táticas sustentáveis, previsíveis e defensáveis ​​para garantir o sucesso duradouro, mas quando se trata de nossas carreiras, nós não fazemos o mesmo?

Quando o assunto é nossa carreira, deixamos a sorte e a intuição guiarem nosso processo de tomada de decisão. 

Desse jeito, se fossemos nos avaliar como um produto ou negócio, ou somos péssimos, ou ausentes.

Veja estes exemplos quando comparamos nossas carreiras a produtos:

Sobre salários:

Produto: Você aumentaria cegamente os preços de seus produtos em 40% hoje para atingir as metas de ARR sem pensar no impacto de crescimento de longo prazo? Provavelmente não.

Carreira: Você aceitaria rapidamente uma nova oferta de emprego com 40% a mais de remuneração hoje, sem considerar sua capacidade de progredir e ter sucesso a longo prazo na empresa? Provavelmente sim.

Sobre crescimento:

Produto: Se o crescimento do seu produto diminui, você simplesmente espera que os clientes comecem a descobri-lo? Ou você começa a testar meticulosamente novos canais e táticas? Espero que o último.

Carreira: Se você sente que está em uma função com crescimento lento, você apenas espera que os recrutadores entrem em contato com você? Ou você começa a fazer networking e age proativamente? Provavelmente o primeiro.

Sobre posicionamento:

Produto: Você construiria uma estratégia go-to-market que carece de posicionamento diferenciado e segmentos-alvo focados? Provavelmente não.

Carreira: Se você não tem uma ideia clara e concisa sobre seus pontos fortes, superpoderes e o ambiente necessário para o seu sucesso, você espera conseguir o emprego dos seus sonhos? Provavelmente sim.

Viu só? Esses são alguns exemplos claros de que priorizamos nossas funções e nossos produtos, mas quando se trata da nossa carreira, do nosso marketing pessoal, o assunto é um completo desastre.

Por isso decidi escrever esse artigo, quero te mostrar na prática, como você pode evoluir na sua carreira com comparações claras com modelos de growth que as empresas utilizam.

Quando terminar de ler, você entenderá como pode aplicar as mesmas estratégias de growth para a sua carreira, algo que fará diferença para seu crescimento pessoal.

Sem mais enrolação, borá lá?

Construindo uma máquina de crescimento para sua carreira

No ambiente dos negócios, ficamos obcecados em estar no controle. 

E se tratássemos nossas carreiras com a mesma obsessão e colocássemos em prática muitos dos mesmos princípios que usamos para construir empresas de sucesso? 

Quero desafiar você a pensar em sua carreira como um ‘produto’, com foco na criação de um sistema de growth sustentável, previsível e gratificante para si mesmo.

Nesse desafio, quero te apresentar os principais componentes da criação de um sistema de growth. Existem três camadas principais:

Growth Product – Os três principais insumos que impulsionam o crescimento – Retenção, Aquisição e Monetização.

Growth Process – O processo sistemático que você usa para avaliar e evoluir os insumos.

Growth Team – As pessoas que você se cerca para executar o processo contra os insumos de growth.

Ao olhar para nossa carreira como um produto, podemos aplicar muitos dos mesmos princípios deste sistema.

 Vamos dar uma olhada?

Comece com retenção e engajamento

1. Retenção conduz à Aquisição

Para muitos produtos, especialmente aqueles que crescem por meio de propagação rápida, a retenção tem um efeito duplo. 

À medida que você retém mais usuários, esses usuários adicionais realizam mais ações-chave que aceleram a aquisição, seja por meio de compartilhamento, convite, boca a boca ou criação de conteúdo. 

À medida que mais desses novos usuários são retidos, mais são adquiridos – melhorar a retenção desencadeia um loop que impulsiona a aquisição.

2. A retenção melhora a monetização

Quando se trata de monetização, e você possui uma retenção aprimorada, você poderá reter uma proporção maior de usuários e, ao fazer isso, ganhar mais dinheiro com eles aumentando seu life time value (LTV).

3. A retenção cria uma vantagem competitiva de aquisição

À medida que você aumenta a retenção, a monetização e o LTV, você pode pagar mais para adquirir um cliente. Ao fazer isso, você pode expulsar os concorrentes dos canais de aquisição, abrir novos canais que antes eram muito caros e crescer mais rapidamente.

Mas, Palma, como isso se traduz na minha carreira? 

Basicamente, se você se manter em uma empresa (se reter a ela) enquanto desenvolve suas habilidades, perceberá benefícios que hoje são subestimados. 

Mas fique tranquilo, você entenderá mais a frente.

Retenção e progresso em uma empresa impulsionam aquisição

Progredir dentro de uma mesma empresa é muito mais valioso a longo prazo do que progredir trocando de empresa. Ao ser promovido, você mostra a capacidade de evoluir e crescer, posicionando-se como um candidato confiável que fará tudo.

Já como um novo contratado, haverá confiança de boa fé no início, mas é improvável que você se depare com os principais problemas do negócio em seus primeiros meses em uma nova empresa. 

À medida que seu relacionamento e seu histórico aumentam, sua capacidade de progredir e lidar com projetos de maior impacto pode espelhar uma função exponencial ao invés de linear.

Para os futuros empregadores, essa progressão é valorizada a taxas mais altas, o que leva a mais oportunidades e maior conversão dessas oportunidades. Contratar e integrar é caro para os empregadores. 

Pode ser uma bandeira vermelha para recrutadores e gerentes de contratação se sua retenção na maioria dos locais de trabalho estiver abaixo da média do setor. 

O que quero dizer é que alguém que muda de emprego para subir na carreira é um investimento mais arriscado para as empresas, me entende?

A longo prazo, a indicação é um poderoso canal de aquisição para novas oportunidades. Quando você tem alta retenção, seu coeficiente boca a boca aumenta e se expande fora de sua própria empresa.

A retenção de carreira impulsiona a monetização

Apresentar seu progresso não apenas aumenta sua capacidade de desbloquear muito mais oportunidades (tempo integral, aconselhamento, assentos no conselho, etc.), mas também faz com que você possa exigir uma compensação mais alta devido à maior probabilidade de criar impacto com o seu histórico.

Os melhores modelos de monetização se concentram no uso ou nos resultados. Aplique essa lente ao pensar em sua carreira. 

Sua capacidade de obter mais representantes naquilo em que você é melhor aumentará sua capacidade de monetizar suas habilidades à medida que sua carreira cresce.

A retenção de carreira gera uma vantagem competitiva

Como explico mais para frente, no centro da aquisição e monetização de carreira está a aquisição de conhecimento único. Esse conhecimento único, quando bem distribuído e aplicado, ajuda você a se destacar em um ambiente barulhento, levando a mais oportunidades e mais alavancagem.

Mas, para obter conhecimento exclusivo, você precisa se aprofundar e obter representantes em problemas novos e complicados. É difícil ou impossível obter profundidade e representantes quando você muda de empresa a cada 1 ou 2 anos pois você passa a maior parte do tempo construindo contexto e se atualizando.

Minha recomendação é que você não seja um produto de balde furado. 

Embora não haja nada como a corrida de endorfinas quando você assina um novo contrato de trabalho, sua capacidade de reter e progredir em uma empresa deve ser seu foco número 1 para garantir o sucesso de sua carreira a longo prazo.

A retenção começa com a clareza do seu caso de uso

Quando falamos em Retenção + Engajamento, é consenso de que um erro fatal é tentar definir suas métricas de retenção, estratégia de ativação e muito mais sem ser claro sobre a definição do caso de uso do seu produto. 

Tudo decorre de como você define o problema, o porquê, as alternativas e a frequência natural do produto. Se você não tiver certeza ou houver desalinhamento da equipe sobre o caso de uso, todo o trabalho posterior será desalinhado.

Você tem que saber o que faz você brilhar para se colocar em posição de fazê-lo o máximo possível. Ser claro em seu caso de uso de carreira e proposta de valor alimentará seu posicionamento, marca e estratégia de canal quando for a hora de procurar novas oportunidades.

Para entender a retenção, você precisa entender seu usuário principal e seu caso de uso. Isso deve ser fácil, pois pela primeira vez, VOCÊ é o cliente! 

Você pode se surpreender com o quão pouco refletiu sobre sua carreira dessa maneira.

Definindo o seu caso de uso de carreira 

Após pesquisar a si mesmo com sucesso, crie sua tela de retenção pessoal. Assim como construir uma empresa de alto crescimento, construir uma carreira de alto crescimento requer intencionalidade. 

Existem quatro partes principais para o seu caso de uso:

1.Problema: Qual problema você está resolvendo com sua carreira? Uma carreira orientada para a missão será diferente da carreira orientada para o estilo de vida. 

Uma carreira pode servir a vários adereços de valor, mas ser honesto consigo mesmo sobre seu problema principal o ajudará a aprimorar seu posicionamento e priorizar novas oportunidades.

Lembre-se de que os casos de uso podem mudar, especialmente para produtos “maduros”, portanto, verifique com você mesmo. Seu caso de uso principal mudou ao longo de sua carreira?

2. Por que: Qual é a sua motivação para resolver esse problema? Uma carreira orientada para o reconhecimento será diferente de uma carreira orientada para as finanças versus outras motivações. 

Ser honesto consigo mesmo é o maior desafio, e as motivações podem mudar com o tempo. Ser claro sobre essa motivação, no entanto, ajudará você a decidir como concentrar seu tempo para obter o que deseja.

3. Alternativas: Depois de esclarecer o problema, pense no que mais você poderia fazer para resolvê-lo. 

Assim como em nossos mapas de casos de uso de produtos, é provável que pensemos muito estreitamente sobre as alternativas. Muitas vezes, as alternativas incluem inércia ou algo muito diferente, como aconselhamento, palestras, diferentes setores ou voluntariado.

4. Métrica de uso principal: Não seja um usuário zumbi. Seguir os movimentos pode estender seu mandato, mas se você não estiver usando seus talentos de uma maneira que também agrege valor a você, você não fará seu melhor trabalho.

As métricas de retenção de uso de carreira são extremamente localizadas; elas são o que nos torna únicos. Descobrir e otimizar seu tempo para sua métrica de uso principal levará a uma forte retenção e também será a base para seu ciclo de crescimento.

Construa seu ciclo de aquisição de carreira

O movimento de aquisição bem-sucedido para sua carreira consiste em ser claro em sua marca e posicionamento, ao mesmo tempo em que constrói os ciclos de aquisição que alimentam o reconhecimento da sua marca.

Marca e Posicionamento

As marcas mais bem-sucedidas têm uma identidade de marca única e relacionável, posicionamento claramente diferenciado e uma história eficaz. 

Você tem uma compreensão clara da sua marca profissional? 

Você comunica essa marca em uma história clara e convincente? 

Um bom começo é estar confortável e aceitar a pessoa que você é e quais são seus superpoderes – coisas as quais você é fantástico e adora fazer. Seu posicionamento e mensagens evoluem a partir daí.

O posicionamento de carreira e a narrativa da maioria das pessoas não são definidas por si mesmas, mas sim ditadas pela interpretação de outras pessoas do seu perfil ou currículo do LinkedIn. 

Você precisa assumir o controle da narrativa definindo-a você mesmo e depois repetindo-a no mundo. 

Essa narrativa não é sobre quais funções e empresas você trabalhou. Essas são partes da história, mas não a história em si. 

Sua história é sobre como todas as experiências que você teve até hoje o tornaram alguém único para esta próxima oportunidade.

Rotações

O objetivo do reconhecimento profissional da marca é aumentar seu alcance e ser incluído nas considerações para mais oportunidades. 

Isso significa que você criará mais interesse entre recrutadores e empresas. Mais oportunidades equivalem a mais opcionalidade e alavancagem.

Mas você precisa “produtizar” sua marca em um ciclo de auto-reforço para crescer ao longo do tempo. Esse auto-reforço acontece em um loop:

Geração de Valor – Primeiro, o valor precisa ser criado. Em sua carreira, isso tende a acontecer quando você adquire conhecimentos únicos de experiências atuais e passadas. Você geralmente cria mais conhecimento exclusivo nas áreas de seus superpoderes e pontos fortes.

Distribuição de valor – Você precisa de métodos para distribuir esse valor – seu conhecimento exclusivo. Iniciar um blog é um método, mas existem muitos outros, como aconselhamento, orientação, palestras, vídeos, podcasts, participação em fóruns da comunidade, grupos de mentores e muito mais.

Receptor de Valor – Depois, há aqueles que recebem o valor que você criou e o distribui. Isso cria credibilidade, abre novas oportunidades de distribuição, cria novas portas de carreira, o que leva à construção e aquisição de conhecimentos mais exclusivos.

Sua estratégia de monetização é mais do que quanto você cobra

Muitas vezes, as pessoas veem a monetização e o crescimento, como uma compensação direta. Alguns pensam que o mesmo vale para as carreiras, que você tem que fazer uma escolha entre quanto ganha e quanto aprende. Mas isso é falso.

É importante que você entenda que a monetização é muito mais do que o seu preço. Na verdade, se resume a quatro peças:

O quê – O que você está cobrando? Qual é o valor que você está monetizando? Deve ser mais do que apenas o seu tempo. Você precisa saber qual valor único estará agregando à empresa – pode ser sua experiência no setor, sua especialização em uma determinada habilidade ou suas habilidades de liderança. 

Isso é importante, pois você precisará garantir que entrega continuamente esse valor à empresa, ao invés de cair em um ciclo de apenas estar ‘lá’.

Como – Contratos de tempo integral hoje são a principal maneira de monetizar nossas habilidades. Mas há uma série de acordos de contratação, freelance, aconselhamento, consultoria, palestras, workshops que podem oferecer alternativas completas ou aumentos importantes para funções em tempo integral. Dado o seu ‘o quê’, certifique-se de que você tem a melhor forma de obter os maiores retornos.

Quando – Os melhores modelos de monetização se concentram no uso/resultados, portanto, coloque seu conhecimento em um modelo semelhante ao freemium e monetize além do aha moment com a empresa. 

Embora possa parecer que você está entregando todo o seu molho secreto, saiba que seu valor não está em processar esse conhecimento, mas na capacidade de operacionalizá-lo e implementá-lo com sucesso. Em outras palavras, concentre-se na retenção e monetização, e não seja um produto apenas de aquisição.

Valor – O preço que você cobra pelo seu ‘o que’ vai depender de ‘quando’ e ‘como’. Negociar é uma ótima maneira de acessar as taxas de mercado e garantir que você obtenha o máximo de seus talentos.

Coloque seu modelo de growth pessoal em jogo

Os fundamentos de um sistema de growth se aplicam a todos os tipos de produtos, incluindo o exercício de pensar em si mesmo como um. 

Mas quando se trata de desenvolvimento de carreira, muitos profissionais talentosos simplesmente não aplicam uma fração do rigor ao seu próprio mecanismo de growth e, em vez disso, confiam em modelos desatualizados. 

Espero que ao pensar em escalar sua carreira, você perceba ainda mais paralelos do que os destacados aqui. Depois de construir seu sistema, coloque-o em ação conversando com seu gerente, solicitando tipos específicos de trabalho, direcionando suas buscas de emprego e expandindo canais. E quando o fizer, por favor, me conte sobre isso. Adoraria ouvir o que você aprendeu ou desbloqueou dentro de si mesmo.


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