julho 3

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E-mail marketing template: 4 elementos que todo e-mail precisa ter 

Imagem ilustrativa para conteúdo de e-mail marketing template
E-mail marketing template: 4 elementos que todo e-mail precisa ter  2

Quantos e-mails você já deve ter recebido na sua caixa de entrada só hoje e quantos você de fato abriu?

Pois é, o e-mail marketing é um dos canais mais utilizados para impactar leads ou clientes em estratégias de marketing digital em todo o mundo.

E eu acredito que é uma estratégia que funciona super bem, viu?

Isso porque o e-mail marketing é baseado em permissão. 

Diferentemente de anúncios, os e-mails chegam (ou pelo menos deveriam) através de usuários que concederam permissão para que eles estivessem ali.

Ou seja, é um canal utilizado quando o usuário já demonstrou algum interesse pela marca ou produto, e, por isso, cedeu seu endereço de e-mail, para receber mais informações, ou algum conteúdo gratuito que você tenha disponibilizado para ele em uma página de conversão.

Quem dera tudo na internet pudesse ser baseado em permissão, assim teríamos menos problemas com anúncios irritantes, que impactam usuários desinteressados a todo o momento e diminuem a qualidade da experiência online.

Mas o mundo não é um mar de flores, não é mesmo?

O fato é que é possível usar o canal de e-mails para envio de diversos formatos, como promoções de produtos, avisos, newsletter, e muito mais.

Por isso, para que você consiga produzir bons e-mails, é importante que entenda os elementos de um e-mail marketing template que não podem faltar.

Palma, como assim e-mail marketing template?

Por e-mail marketing template quero que entenda características que seus e-mails precisam possuir, para poderem se destacar, e realizarem o objetivo ao qual eles foram criados: fazer com que o usuário realize uma ação, geralmente clique no conteúdo e seja direcionado para outro canal.

Continue acompanhando para não perder essas dicas.

4 elementos que todo e-mail marketing template precisa ter:

1 – Responsividade

Já ouviu falar sobre o conceito de “mobile first”?

Basicamente, se refere a ideia de que todo conteúdo web deve ser pensado primeiro para celular.

Isso porque a maior parte dos acessos hoje acontecem via smartphone e responsividade diz respeito a conteúdos que se enquadram bem no formato de celular, com tamanho apropriado, boas fontes e que gere uma boa experiência de usabilidade para os usuários.

Ainda é muito comum observar empresas que priorizam a experiência em desktop. Isso porque elas produzem esses e-mails geralmente por desktop, e esquecem que usuários estão em sua boa parte nas pequenas telas de celular.

Um bom e-mail marketing template leva a responsividade em consideração, ou seja, ao produzir um template que vá utilizar para seus disparos, primeiro ele deve ser pensado para o mobile (mobile first) e depois para os outros formatos, como desktop e tablet, por exemplo.

Acesse os dados de CRM da sua empresa e você verá que a maior parte das taxas de abertura dos e-mails são decorrentes do celular.

Ou melhor, pense como o cliente final. Onde você geralmente abre seus e-mails? No celular ou no desktop?

Por isso a responsividade importa. Garante ao usuário que ele terá uma boa experiência ao abrir seu conteúdo no smartphone, sem letras muito pequenas, com imagens que cabem na tela, etc.

2 – CTAs atrativos 

Como eu já disse, a maior parte dos e-mails têm o objetivo de fazer com que o usuário realize uma ação. Essa ação geralmente é clicar no botão do e-mail para que ele seja direcionado para uma página, na qual poderá ler mais sobre o conteúdo ou até realizar uma compra.

Geralmente, a necessidade dos CTAs está presente em e-mails onde o usuário ainda está passando pelo funil de vendas, ou seja, ainda não realizou uma compra.

Em casos de avisos, notificações de conta, ou conteúdos similares, o CTA pode não ser relevante, mas não é o caso aqui.

Meu ponto é simples, todo e-mail que quer converter, precisa de um CTA atraente e isso envolve duas características fundamentais: um verbo de ação poderoso e um layout atrativo.

Um verbo de ação poderoso é algo que convença o usuário a clicar. Alguns exemplos são:

  • Libere seu acesso
  • Conheça a solução
  • Leia mais
  • Desbloqueie seu acesso gratuito
  • Garantir desconto

Ou seja, são basicamente ações que atraiam a atenção do usuário para que ele clique e possa converter para a compra, por exemplo.

Já um layout atrativo geralmente diz respeito as cores do botão e a disposição deles no e-mail (as vezes o e-mail pode ter mais de um botão). Uma sugestão é sempre aplicar no botão uma cor que ainda não foi vista no layout do e-mail, que seja atraente visualmente para estimular o clique.

Resumidamente, um bom e-mail marketing template leva em consideração a eficiência do CTA, pois é este elemento que gera a conversão do negócio.

3 – Tenha bons copys 

Um bom e-mail marketing template também leva em consideração a qualidade do copy escrito.

Para que o cliente converta, ele precisará ser convencido através da mensagem principal do e-mail, por isso, o copywriter precisará entender a melhor forma de vender o produto final para os usuários por meio de um curto espaço de texto.

Sim, precisa ser curto, ok? Já provei na minha experiência que quanto maior o conteúdo dos e-mails, maiores as chances de perdermos a atenção dos usuários e, consequentemente, perdermos a venda.

O copywriter tem o trabalho de entender as dores do cliente, provocar emoções nele, como medo ou ganância e trabalhar gatilhos mentais como urgência ou escassez, que estimulem o cliente a clicar no CTA.

Cabe ao copywriter revisar toda a jornada de e-mails da marca, criar uma linguagem única e escrever copys poderosos que consigam transmitir a mensagem final com eficiência.

4 – Trabalhe com testes A/B

Todo o mercado de marketing digital é baseado em testes.

Não existe fórmula mágica para o sucesso de campanhas e com e-mail marketing não é diferente.

E-mail marketing templates podem ser testados por meio de testes A/B, ou seja, testes que consideram enviar duas versões diferentes de um mesmo e-mail, para mensurar quais elementos funcionam melhor para conversão.

Um teste A/B pode ser feito com a troca de títulos do e-mail, por exemplo, ou com cores diferentes de CTA, até copys mais curtos ou extensos.

O importante é que apenas uma única variável seja diferente em cada teste, assim, com uma variável isolada, o profissional conseguirá entender exatamente o que gerou melhor resultado.

Ou seja, na hora de criar jornadas, considere e-mail marketing templates diferentes, que possam ser testados e comprovados por meio de teste A/B.

Conclusão

Ter um bom e-mail marketing template poderá fazer a diferença na hora de conseguir converter mais clientes.

Afinal, o e-mail marketing é uma das estratégias mais tradicionais e eficientes do Inbound Marketing atualmente, e, por isso, precisa de atenção especial em cada detalhe antes de ser enviado aos destinatários.

Tenha templates responsivos, com CTAs atrativos, um bom copy e realize testes A/B, assim, conseguirá criar e-mail marketing templates poderosos para sua estratégia de marketing.

Minha sugestão agora é que continue aprendendo no meu blog, desta vez com 4 motivos para contratar uma agência de marketing.

E se quiser, agende um papo comigo pra entender se podemos te ajudar também! Até logo!


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