agosto 31

0 comments

Entenda as Novas Regras da Propaganda Eleitoral pela Internet

No final de 2017, o Presidente Michel Temer sancionou a Lei nº 13.488, que traz mudanças na Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1.997, que estabelece normas eleitorais e a gente criou este artigo para que você entenda as novas regras da propaganda eleitoral pela internet.

O Que Mudou no Geral?

Muita coisa. Principalmente o fato de que agora é permitido usar a Internet para fazer propaganda eleitoral.

Claro, todo mundo sabe que a internet tem papel primordial na hora de ajudar nas eleições, mas a importância dessa ferramenta vem crescendo e ganhando cada vez mais importância nas campanhas eleitorais.

Por isso, a cada eleição, a Justiça Eleitoral aumenta as possibilidades de uso de plataformas online para a divulgação das campanhas dos candidatos.

Recentemente, as doações de pessoas jurídicas a candidatos foram proibidas e agora, as redes sociais estão mais presentes do que nunca, o que faz dessa campanha a mais importante para a internet em todos os tempos!

Quais as Principais Alterações?

1- Pagamento de propaganda eleitoral na internet

Se antes, a Lei Eleitoral não permitia propaganda eleitoral paga na Internet, agora, é possível fazer uso, desde que na forma de conteúdo impulsionado. Isso quer dizer que vc pode pagar pra impulsionar o seu post. E mais, você também pode pagar pra que seu anúncio apareça no Facebook, no Adwords, Youtube, enfim, vc pegou a idéia. Tudo isso é considerado impulsionamento, pela lei.

2- Boca de Urna Digital

Pode mas não pode. É que se você já tiver feito um post e impulsionado ele antes do dia da eleição, parece que o TRE vai enquadrar isso como um post anterior aquela data e não como um impulsionamento no dia e por isso, pode fazer. Mas entenda, essa é a minha percepção da lei, pode ser que algum juiz ou advogado discorde dessa opinião. Quer ter certeza e estar respaldado? Fale com o SEU ADVOGADO, ok?

3- Controle de Gastos com Propaganda Online:

Os custos do que vc pagar nas redes sociais deve ser registrado integralmente, de acordo com os limites legais e você precisa declarar também os endereços na internet onde ocorreram.

4- Como criar a conta nas redes sociais e usar para fins políticos?

Use apenas a sua conta oficial e deixe claro que se trata de propaganda política. Coloque as informações de número, nome do candidato, coligação e não esqueça de nada, ou corra o risco de ganhar e ser impugnado, inelegível. Já pensou?

Pois é, pode acontecer, então, melhor se manter na linha.

5- Quem pode contratar?

Só o candidato ou alguém elegido pelo candidato podem contratar os serviços de publicidade, diretamente da ferramenta de divulgação. Não pode ser feita campanha impulsionada pela página de um terceiro. Ah, e cuidado, to vendo muita gente fazer isso! Quer contratar uma rede social? Contrate. Mas se ela não tiver nenhum escritório no Brasil, nem vai que é bem possível você ganhar uma multa.

6- Pode espalhar fake news do amiguinho?

Não. Nem precisava perguntar, né? Aliás, o impulsionamento só pode ser usado para promover o próprio candidato ou seu partido. Por isso, cuidado para não tentar descontruir a imagem do rival ou “falar mal sem querer” do amiguinho, porque se o TRE pegar vai impugnar sua candidatura, ok?

7- Pode usar Bot?

Não pode. Só pode usar a mídia, nada de programas para espalhar o mal. Mas ainda assim, creio que existam algumas exceções na maneira de lidar com essa resposta. Se precisar tirar dúvidas, me chame que a gente conversa!

8- Tenho direito ao famoso direito de resposta se falarem mal de mim?

Claro. E o valor vai ser pago pela conta de quem fez isso, impulsionado mesmo.

9- E qual a multa pra quem desrespeitar isso?

De R$ 5.000,00 a R$ 30.000,00, ou o dobro do valor gasto na infração, caso este supere o limite máximo da multa. Estão sujeitos a ela o responsável pelo conteúdo (sim, você, agência) e, também, o beneficiário da infração, caso tenha conhecimento comprovado da violação.

Conclusão:

Finalmente temos uma lei que contempla problemas que vivemos atualmente.

Ufa! Mas isso não quer dizer que ela é perfeita e nem que está preparada para os desafios atuais.

Mesmo assim, nota 8 pelo esforço. E você, já sabe em quem votar? É candidato? Conta pra gente seus maiores desafios, ou agende um horário pra conversar.

Grande abraço e até a próxima!

PS: Confira a lei de 1997 aqui , a nova lei e as principais mudanças clicando aqui e uma FAQ bem completa pra você tirar suas dúvidas aqui.


Tags

boca de urna digital, propaganda eleitoral, propaganda política


Talvez você também goste disso...

Como Analisar Dados da Base de Clientes com IA de Forma Simples

Alguns anos atrás, enquanto trabalhava em uma casa de research, nosso maior desafio era transformar dados brutos em informações acionáveis. Lembro bem do time enorme que precisávamos para isso: três pessoas dedicadas apenas à manipulação e análise de dados. Era desgastante, lento e caro. Na Growth Labs, adotamos um framework que simplificou esse processo. Venho

Read More

Conheça a Metodologia que LinkedIn, Uber, Tesla e Dropbox usaram para CRESCER.