janeiro 28

0 comments

Entenda mais sobre os formatos de Banners da Rede de Display do Google Ads

A rede de display do Google ADS é uma das principais categorias do Google, responsável pela circulação de milhões de anúncios na internet. Os tipos de banners mais comuns são os banners estáticos e responsivos, utilizados para divulgação de algum produto ou serviço, de alguma promoção ou para divulgação da marca.

Esses banners aparecem em diversas plataformas, tais como YouTube, portais de notícia, blog, entre outros. Esses portais são a rede de parceiros do Google para  a modalidade de display. Mas você sabe o que é e quais os tipos de banners? Confira abaixo:

O que é Rede de Display no Google Ads?

Composta por um conjunto de sites que são parceiros do Google, a rede de display do Google ADS oferece aos anunciantes a oportunidade de divulgar seus anúncios nos principais portais de comunicação, e promover a empresa para milhões de usuários da internet através de imagens ou vídeos.

Os portais de conteúdo, que se associam ao Google, reservam um espaço em seus websites para a veiculação de anúncios. O buscador, atualmente, possui parceria com mais de 3 milhões de sites, além de parceria com mais de 650 mil aplicativos.

Fonte/Reprodução: original

O Google oferece diversos tipos de banners para que as empresas possam criar campanhas através do seu sistema de ADS. 

Os anúncios da rede display do Google ADS são um pouco diferentes dos demais. Seus banners podem ser estáticos, que são os banners mais simples  ou podem ser mais avançados, como os gifs, HTML 5 e banners responsivos.

De acordo com pesquisa divulgada pela Ipsos, o fator mais importante dos anúncios responsivos de display do Google ADS são as imagens e a criatividade por trás dela. Os participantes da pesquisa relataram que 75% do sucesso de uma campanha é por conta da criatividade que está no banner, e isso faz com que eles se engajem mais no anúncio.

Como as imagens são a parte mais importante do anúncio, é importante estar atento a algumas recomendações. É crucial utilizar imagens de alta qualidade, e evitar o uso de imagens desfocadas, invertidas, com excesso de filtros ou que contenham algum elemento desbotado.

É importante também que as imagens sejam utilizadas com sua composição original, pois quanto mais natural foram as fotos, melhores as chances de sucesso da campanha. O ideal é não arredondar os cantos e nem utilizar bordas. Caso utilize, o recomendado é que elas sejam transparentes.

Outra dica a respeito da sobreposição de elementos: não sobreponha logotipos nos elementos do anúncio, e nem textos em cima de outro elemento. O mesmo serve para o botão de Call to Action do banner.

O foco do anúncio deve ser o produto ou serviço. Os outros elementos devem compor o banner de forma natural, e estarem visíveis para os potenciais clientes a qual o anúncio será exposto. Por quem, é recomendado que se utilize imagens de fundos com cenários reais, evitar planos de fundo que foram criados digitalmente, o que inclui fundos brancos.

Quais os formatos de criativos para display do Google Ads?

Os banners são anúncios gráficos de apenas uma imagem, e essa única imagem fornece alguma informação a respeito de algum produto ou serviço da empresa. Tem como objetivo fazer com que as pessoas estejam expostas ao nome da marca e que elas cliquem nas imagens para entrar no site da empresa.

Fonte/Reprodução: original

Existem diversos tamanhos e uma ampla variedade de tipos de anúncio, e para os banners de Display do Google ADS existem opções como meia página, retângulo grande, cabeçalho e arranha-céu largo, que estão entre os principais tipos de banners estáticos.

Além desses, existem também os formatos de retrato, quadrado, outdoor e retângulo vertical. Confira a lista:

  • Arranha-céu largo: 160 x 600
  • Arranha-céu: 120 x 600
  • Banner grande para dispositivos móveis: 320 x 100
  • Banner: 468 x 60
  • Cabeçalho grande: 970 x 90
  • Cabeçalho: 728 x 90
  • Meia página: 300 x 600
  • Outdoor: 970 x 250
  • Quadrado pequeno: 200 x 200
  • Quadrado: 250 x 250
  • Retângulo grande: 336 x 280
  • Retângulo grande: 336 x 280
  • Retângulo inline: 300 x 250
  • Retângulo vertical: 240 x 400
  • Retrato: 300 x 1050

Para anúncios específicos para o celular, as melhores dimensões são 300 x 50, para banner pequenos, e 320 x 100 para banner grandes. 

Banner Estático

Para fazer um banner estático, o arquivo não pode ter mais do que 150 KB; arquivo de imagem com tamanhos maiores que esse não são aceitos pelo Google. Os formatos de imagens aceitas são JPG e PNG.

Outro elemento fundamental de um banner é ter a logomarca da empresa e um botão de destaque, que tenha uma cor diferente do fundo, chamado Call To Action. Esse botão incentiva as pessoas que olham o anúncio do Banner a clicar nele. 

O tempo máximo de uma animação é de 30 segundos mesmo que estejam em modo repetição o loop, e o Google ADS não aceita mais gifs animados em HD. Para título do Banner, o ideal é que ele seja focado na promoção ou divulgação que a empresa faz, seja ao anunciar frete grátis, ou algum desconto em um produto.

HTML 5

Outro tipo de anúncio é o HTML5, criado através do Google Web Designer, uma plataforma gratuita para criação dessa espécie de anúncio. Ele é similar ao Photoshop, porém específico para criação de banners. 

Essa categoria de anúncio é uma das mais interativas, entre suas especificações é ter uma URL de destino, ou seja, um link direto para qual caso a pessoa clique no banner Ela será redirecionada e o nome do anúncio, que pode ter até 25 caracteres.

Qual quantidade mínima de imagens e formatos são importantes nos anúncios responsivos de display do Google Ads?

Os banners responsivos, como o próprio nome já diz, são aqueles criados para se adequarem automaticamente nos espaços disponíveis nos portais parceiros do Google Ads. 

O formato, aparência e o tamanho se ajustam, por isso, os banners responsivos são melhores: como eles se adaptam automaticamente aos tamanhos disponíveis no site parceiros do Google, isso aumenta seu alcance e o engajamento.

Como a maioria dos anunciantes ainda utiliza anúncios estáticos, a concorrência neste tipo de anúncio é menor, e existem websites que só permitem anúncios neste formato. 

Para este anúncio, o nome da empresa deve constar no banner, que pode ter até 25 caracteres. Caso queira, é possível  utilizar uma descrição para complementar o banner além do título, desde que não ultrapasse 90 caracteres. 

Entre os formatos disponíveis se destacam o quadrado, que possui proporção de 1:1 e  deve ser maior que 300x300. O formato paisagem possui proporção de 1,91:1 e precisa ser maior que 600 por 314. Esse tipo de arquivo precisa ter no máximo 5120 KB.

O logotipo é opcional, mas caso queira enviar deve estar em um formato quadrado porção de 1:1 e deve ter tamanho mínimo de 128 x 128.

Para uma maior otimização das campanhas, é recomendado que se utilize ao menos duas variações de anúncio para cada dimensão escolhida, através de testes A/B. 

Neste tipo de teste, o mesmo anúncio é circulado em banners diferentes, e o Google vai verificando qual banner é mais eficiente. As variações podem ser aplicadas ao texto, à imagem ou ao botão de Call to Action utilizado no anúncio.

Entender como funciona o display do Google ADS será de fundamental importância para você quer  uma campanha de anúncios eficiente, capaz de ranquear bem nas buscas e com isso atingir mais e mais pessoas.


Tags


Talvez você também goste disso...

Conheça a Metodologia que LinkedIn, Uber, Tesla e Dropbox usaram para CRESCER.