Growth Hacking é uma metodologia inovadora de marketing digital que posiciona a empresa no caminho certo para atingir suas metas de crescimento rapidamente ao explorar mais a base de dados e feedbacks. Assim, é considerado um poderoso processo de pesquisa, investigação, análise e predição para fazer com que o seu negócio cresça.
Conheça as estratégias do Growth Hacking para fazer você alcançar a principal ambição e meta de uma empresa: crescer rapidamente e com qualidade.
Growth Hacking: O que é?
O Growth Hacking consiste em estratégias de marketing para alcançar o crescimento de um negócio por meio de experimentos e do método científico. Deste modo, uma equipe especializada monta hipóteses de cenários futuros com base nos dados dos processos da empresa, assim como seus resultados alcançados, assim como nós fazemos em nossa assessoria de marketing científico aqui do growth labs.
A partir dessa análise, realizam testes e descobrem como obter os melhores resultados para o crescimento da empresa. Por conta disso, a prática de Growth Hacking é definida como um marketing conduzido por experimentos.
A partir das etapas iniciais de coleta e investigação das oportunidades de crescimento, esse método determina os chamados Key Performance Indicator (KPIs), responsáveis por avaliar os fatores que auxiliam no sucesso da marca. O intuito é transformá-los em experimentos para que se obtenha uma análise de como fazer com que o produto ou serviço cresça a partir de tal fator.
A principal diferença entre esse método utilizado pela Growthlabs e outros métodos usados por aceleradoras de empresas, é que o nosso descobre oportunidades e procedimentos de crescimento totalmente adequados e otimizados à realidade da empresa e de seu nicho.
Esse crescimento gerado por processos específicos para uma determinada empresa ter crescimento acelerado só é possível graças ao eficiente fluxo de análise, experimentação e predição do Growth hacking. Dessa forma, o crescimento ocorre mais rápido e com menos gastos se comparado a outras linhas de trabalho de marketing.
Como funciona o Growth Hacking?
Com o objetivo de resumir brevemente todo o processo deste método em uma linha temporal, o Growth Hacking funciona da seguinte forma:
- Definição do objetivo da empresa;
- Formulação de hipóteses e testagem das mesmas;
- Utilização de ferramentas de análise e testes para conduzir o experimento.
Basicamente, o raciocínio utilizado é o de evidenciar o principal problema da empresa e priorizar a melhoria do mesmo. Assim, procura-se a resolução da questão e há a realização de diversos experimentos para elaborar novas ideias ou melhorar a antiga e ver qual dará mais certo para, então, ter sua aplicação na prática diária da empresa.
Como o Growth Hacking é aplicado?
O Growth Hacking é um processo composto por diversas etapas em sequência que têm como objetivo principal o crescimento da empresa. A técnica é aplicada por uma equipe especializada em marketing. Entretanto, para funcionar necessita do engajamento de todas as pessoas envolvidas na empresa. Há cinco etapas principais para a aplicação do Growth Hacking, são elas:
- Definição de metas a serem alcançadas;
- Observação e formulação de hipóteses com base no banco de dados;
- Modelagem dos experimentos;
- Testagem;
- Análise de resultados;
- Elaboração das estratégias a serem aplicadas para crescer e remodelagem das metas caso necessário.
Inicialmente, é ideal que a empresa se reúna e decida qual problema deve ser resolvido para assim dar um foco e seguir em frente neste caminho, que por fim define uma prioridade e um objetivo. Após a reunião inicial, começa a etapa onde se produz ideias para resolução da prioridade definida no encontro.
Nós da Growthlab somos especialistas na aplicação de estratégias de Growth hacking para fazer a sua empresa crescer de forma eficaz, com base no método científico. Conheça nos próximos tópicos mais detalhes dessas estratégias dessa metodologia de marketing que podem fazer a sua empresa ter uma rápida trajetória de crescimento.
Definição de hipóteses
As hipóteses produzidas aqui devem ter relação direta com o objetivo estabelecido, essas propostas através de um brainstorming com toda a equipe da empresa. Com as ideias propostas, é imprescindível avaliar o potencial, a importância e a facilidade das mesmas.
Modelagem dos experimentos
A modelagem basicamente consiste em responder sobre o que é o experimento, com seguintes elementos: uma hipótese; metodologia de aplicação dos experimentos; e as métricas para validar o experimento. Assim, se define todo o passo a passo dos experimentos e de como avaliá-los.
Os objetivos da modelagem são garantir que toda a equipe entenda sobre o que se trata o experimento, preparar todas as etapas e realizar uma boa execução para alcançar o objetivo inicial.
Testagem
Após isso, os experimentos se iniciam ao colocar em execução tudo o que foi proposto na modelagem. Por último, analisam os resultados para verificar se o experimento confirma ou não a hipótese. Assim, são elaborados os próximos passos do crescimento empresarial.
Definição das estratégias de crescimento
Com os resultados dos experimentos se define com segurança e embasamento novas estratégias assertivas de como fazer o negócio crescer com base na realidade da empresa e do mercado atual.
Quais são as estratégias aplicadas ao Growth Hacking?
Para que o método de Growth Hacking funcione adequadamente, é necessário que a equipe faça um bom uso de algumas estratégias. Basicamente, as estratégias têm como principal objetivo provocar uma melhoria de performance pela otimização dos resultados positivos já existentes na empresa e com foco na comprovação das hipóteses.
Cada situação exige um determinado tipo de estratégia para ser aplicado, com variações de empresa para empresa e determinação dos fatores logo no início do processo de Growth Hacking. Entretanto, mesmo que haja essa alteração de acordo com o negócio, há diversas estratégias comuns entre todos para potencializar o crescimento da empresa.
Quais são as principais estratégias de Growth Hacking?
Os principais objetivos dessa estratégia são o de oferecer uma base para o experimento e para a elaboração de novas ideias que alavanquem a empresa e prepare uma estrutura para que quando o crescimento ocorra, a qualidade do negócio se mantenha. Só assim é possível iniciar e chegar ao fim das etapas.
Estruturar os objetivos
Para dar início ao Growth Hacking, é necessário elaborar uma estrutura organizacional com os objetivos da empresa ou projeto e os dados necessários para que se dê sequência ao experimento. Deve-se estudar bem os conceitos e o que será proposto, aprender as fases do experimento e entender como irá se suceder.
Ação rápida
É importante ter agilidade para tomar decisões dentro do experimento para que se aplique as mudanças necessárias. Assim, avalia as novas tendências e mudanças dentro do cenário, no qual seja capaz de realizar adaptações conforme for preciso. Caso não se tenha certa agilidade, o resultado obtido poderá ser totalmente perdido. Logo, é preciso ser ágil e se manter atualizado.
Atenção aos feedbacks
No momento de pensar em quais estratégias serão mantidas e nas que serão descartadas, é de extrema importância que se tenha um quadro geral sobre o que funcionou e o que falhou. Para isso é importante se ater aos feedbacks dos colaboradores, para entender o que colaborou de fato para o crescimento da empresa ou não. Assim, se sabe o que manter, o que descartar ou modificar em todo o processo de Growth hacking.
Antecipação das necessidades
Os feedbacks garantem uma boa comunicação entre todos os membros da equipe. Outra vantagem desta boa comunicação é o conhecimento dos pontos fortes e dos pontos fracos de sua empresa. Com isso, torna-se mais fácil de se antecipar às necessidades da marca e a equipe constrói resoluções preventivas.
Focar no SEO e no conteúdo
O SEO (Search Engine Optimization) ou ferramentas para otimizar as buscas do seu conteúdo é uma das tendências mais fortes do mercado no marketing digital, responsável por impulsionar a marca e seus produtos de forma orgânica.
A partir dos anúncios online e de conteúdos relacionados estruturados para melhor serem ranqueados pelos motores de busca, mais clientes em potencial chegarão aos conteúdos da sua empresa sem haver necessidade de tráfego pago. Para isso, é importante focar em conteúdo e SEO com qualidade.
Mapeamento da Jornada de Compra
Para que o marketing tenha sucesso, é necessário entender o comportamento do cliente e saber o caminho que faz até a hora de finalizar a compra. Por conta disso, estude o consumidor e avalie-o. Assim, a produção de conteúdo será mais assertiva e, consequentemente, aumentará as vendas.
Otimização da Experiência
Por fim, é importante saber como foi a experiência do consumidor para avaliar como pode melhorar o atendimento ao cliente e a experiência que tem com a sua empresa. É interessante a abertura de um canal para avaliação ao atendimento e uma análise aos pontos que podem ser melhorados.
Diversas empresas apresentaram bons resultados e um excelente crescimento com a técnica de Growth Marketing. São exemplos as redes sociais Facebook e LinkedIn e os aplicativos de transporte Uber e Cabify. Esse método experimental ajuda a prever determinadas ações, provar hipóteses e apresenta excelentes resultados a curto prazo.
Agora que você entende melhor como funcionam as estratégias Growth hacking, faça a sua empresa crescer com a Growthlabs e tenha a garantia de que ela será cuidada por profissionais de alta performance.