outubro 14

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Estratégias para expandir seu mercado consumidor

Traçar estratégias para expandir seu mercado consumidor é de vital importância. O negócio ideal é formado por dois importantes vetores, os quais devem receber atenção em igual medida a fim de que o empreendimento alcance o crescimento frequente e com equilíbrio. Esses vetores apontam para dentro e para fora da empresa: a gestão e o mercado consumidor, respectivamente.

Estratégias para expandir seu mercado consumidor
Fonte/Reprodução: Original

Atender às necessidades do mercado consumidor não é uma mera questão de conferir modernidade à empresa, mas de adquirir sensibilidade para entender quem são os consumidores de seu produto, o que procuram, qual o valor que dão ao produto e o quão dispostos estão a pagar.

Com a finalidade de atingir o mercado, a empresa deve adotar uma série de medidas no que diz respeito ao conhecimento da persona, segmentação do público, adaptação e criação de novos produtos e marketing de precisão.

Neste artigo, você verá o que fazer para ter um negócio expansivo, as estratégias de crescimento acelerado e o quanto o ambiente virtual pode ser um verdadeiro aliado em todo esse desenvolvimento.

O que fazer para expandir um negócio?

Expandir o mercado, ou seja, o grau de alcance de sua empresa perante o público consumidor, é o mesmo que conseguir um aumento expressivo das vendas. Não é um feito tão simples, pois todo empreendedor deve olhar para seu negócio e se perguntar: até onde posso chegar usando o que eu tenho?

O que fazer para expandir um negócio
Fonte/Reprodução: Original

A expansão do mercado consumidor envolve a convergência de planos a serem executados e os recursos necessários, de forma que a empresa não tenha qualquer prejuízo em razão disso. É preciso seguir algumas orientações iniciais para que não haja problemas no futuro.

Planejar com cuidado

Através de um olhar cuidadoso sobre os recursos, a estrutura, os processos internos, é preciso levantar dados para começar o plano de expansão de mercado consumidor.

Em seguida, a análise deve ser voltada para o mercado: demandas do público, tendências e concorrência. Somente com levantamento preciso de informações nessas duas áreas é possível construir uma estratégia específica à sua empresa.

Fixar metas claras

Engana-se quem pensa que vender bem se reduz a vender bastante. Primeiro de tudo, é impossível verificar o grau de expansão sem que uma meta tenha sido estabelecida de antemão. O parâmetro deve ser desenhado previamente à fase de execução.

Em segundo lugar, a criação de metas leva um teor psicológico, no sentido de que os funcionários trabalham com muito mais eficácia quando sabem exatamente o que devem fazer e o objetivo a ser alcançado

Segmentar o mercado

Entender que a expansão do mercado consumidor não é sinônimo de um público massivo. Em alguns casos pode até ser, mas a regra geral para um crescimento genuíno é obter real interesse de clientes a ponto de realizar conversões e ter relacionamento com estes.

A segmentação de mercado separa o público que mais irá se identificar com o produto que sua empresa oferece. Isso ocorre através de critérios básicos como localização, renda, sexo, idade, demografia, poder de compra, perfil de consumo, etc.

Perceba que esses métodos agem dentro de um ciclo, e que convergem entre si. Em outras palavras, nada pode ser feito de maneira isolada. Um segue o outro, de forma orgânica. O planejamento é seguido do estabelecimento de metas, que por sua vez precede a execução do plano a fim de estudar as reações do mercado ao mesmo tempo que o impacta.

Quais são as estratégias de crescimento?

O crescimento de uma empresa em relação ao mercado consumidor é um movimento natural. Ocorre quando o empreendimento já alcançou o máximo do potencial no mercado atual, de forma que a progressão é inevitável.

Essas estratégias são ótimas porque mantêm o crescimento do negócio sob controle. Expandir é o alvo, por óbvio, mas é preciso entender quais riscos específicos estão envolvidos, a fim de que sua empresa não saia prejudicada.

As estratégias devem apontar para o ganho de novos clientes em novos “lugares”, isto é, em novas faixas de mercado ainda não exploradas. Elencamos as principais para que você entenda o conceito e as ações práticas de cada uma.

Redução de custos

Localizar as fatias do mercado onde paira a maior demanda é vital para a redução de custos. Isso porque o retorno é maior e o esforço é menor. É uma percepção de fundo lógico, pois o trabalho se concentra em um ponto só, onde o público é segmentado e há mais garantia de lucro.

Diminuição de riscos

Esta estratégia decorre da primeira, pois conhecer bem o seu mercado e direcionar os seus esforços a este implica na diminuição de riscos. Ter ciência dos próprios recursos e montar uma estratégia que jamais os exceda é outra forma de diminuir os riscos da expansão. O maior objetivo dessa necessária estratégia é ter o seu negócio sempre pronto a lidar com as “intempéries” do mercado.

Investimento em informatização

O tempo é o valor mais precioso para o bom andamento de um negócio. Isso significa que o uso de softwares que podem automatizar e otimizar tarefas de ordem de levantamento de dados e administrativas irá melhorar todos os processos da empresa.

Como empreendedor, você poderá dedicar tempo e esforço intelectual nas partes que não podem ser automatizadas como, por exemplo, a criação de uma boa estratégia de marketing e venda

Como expandir a operação de forma acelerada?

Se o começo de uma empresa é definido por lançar os alicerces e construir, de forma constante e estável, o crescimento se define pelo fator da escalabilidade.

Escalar nada mais é do que intensificar em quantidade e qualidade os processos internos, de forma que isso reflita nos ganhos que a empresa terá. A fim de atingir esse objetivo sem correr grandes riscos, o empreendedor necessita de:

  • Cuidar dos funcionários por meio de treinamento, seja dos processos da empresa, seja de relações intra e interpessoais
  • Ter atenção redobrada em tudo o que diz respeito às atividades financeiras e fiscais
  • Usar a tecnologia para a gestão do negócio
  • Investir no atendimento ao cliente
  • Fazer marketing direcionado à persona de seu produto

Quanto maior for o seu grau de escalabilidade, maiores serão os ganhos de seu negócio.

Como expandir meu negócio online?

Sabemos que a internet é o grande meio por onde as empresas se comunicam com seus clientes, tanto os que já compram seus produtos quanto os potenciais. Logo, o investimento no mundo digital é viável e muitíssimo recomendado na tarefa de expandir o seu mercado consumidor.

Uma loja virtual irá abrir sua empresa para novos públicos. É uma estrutura menos complexa e portanto de menor custo operacional. Além disso, a loja virtual tem a vantagem de ser uma grande vitrine aberta 24h por dia, o que permite alargar o número de clientes que irão visitá-la.

O que fazer para expandir um negócio
Fonte/Reprodução: Original

Os primeiros passos envolvem adquirir um site, ou domínio, e tratar deste com o mesmo cuidado entregue a uma loja física. É preciso escolher um bom layout, que revele a identidade de sua marca e torne a navegação do cliente um ato fácil e agradável.

Também é importante estabelecer de forma simples e segura as formas de pagamento e entrega, pois você não quer que o cliente desista da compra por causa disso. Investir em uma loja virtual entabula investir no marketing de forma paralela, mas entraremos nesse detalhe no tópico seguinte.

4 dicas para expandir seu mercado consumidor

Agora que você já conferiu o que significa a expansão do mercado consumidor para uma empresa, bem como sua importância, basta ver se a sua empresa chegou nesse estágio. Se o seu negócio já abraçou todo o mercado proposto ao começo do empreendimento e há condições financeiras e estruturais para uma expansão, é hora de seguir esse caminho.

Para que você inicie a jornada, vamos passar a algumas dicas práticas que vão ajudá-lo a dar passos firmes rumo ao crescimento do seu mercado consumidor.

Trazer novidades

Neste caso, a referência se direciona aos produtos ofertados. O que pode ser feito em relação a eles? Qual inovação em dado produto afetará de maneira positiva a vida do cliente? Essas são as perguntas que um empreendedor deve se fazer ao avaliar a qualidade atual do produto e o quanto pode ser melhorado.

Ter atenção à concorrência

Essa prática é de extrema importância. Da mesma forma que você busca por modernidade e inovação, as outras empresas também o fazem. Assuma que todos estão em movimento e você será obrigado a monitorá-los constantemente para sempre sair na frente, de forma que o consumidor pense na sua marca primeiro.

Intensificar o marketing

A divulgação jamais deverá ficar em segundo plano! O marketing é a luz que torna a sua marca visível em meio a um oceano de empresas que oferecem o mesmo produto. Dar atenção à identidade visual, à propaganda, ao conteúdo disponibilizado em blogs corporativos e nas redes sociais é a base para que seu negócio seja conhecido do mercado consumidor. Se vc precisa de ajuda para intensificar suas ações de marketing, dê uma olhada na nossa assessoria de marketing científico.

Melhorar o atendimento ao consumidor

Além de ser um fato comprovado por estatísticas anuais, essa prática também é intuitiva. Basicamente, um cliente bem atendido lembra com carinho de uma marca. Investir em funcionários treinados constantemente para lidar com o consumidor é de suma importância para que seu negócio cresça e não sofra com má-reputação nessa área.

O atendimento ao consumidor é uma realidade tão grave, que muitos clientes deixam de comprar produtos de uma marca quando o atendimento carece de informação, prontidão e humanidade.

Clareado o conceito de expansão, sua importância e os passos teóricos e práticos no alcance desse objetivo, o que resta é implementá-los e mudar a partir de hoje o poder de influência da sua empresa sobre o mercado consumidor.


Tags

growth hacking, marketing, marketing digital


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