março 20

0 comments

Estudo de Caso: Como Aumentamos o Faturamento de Empresa B2B em 58%

No dinâmico setor B2B de fornecimento de acessórios para o setor alimentício, uma empresa de médio porte se destacou, não apenas pelos resultados que alcançou, mas pela maneira como enfrentou e superou seus desafios.

Com uma equipe jovem e júnior ansiosa por fazer a diferença, o percurso até o sucesso foi tanto sobre aprender e adaptar quanto sobre os números impressionantes que eventualmente foram alcançados.

Desafios Profundos e Abrangentes

O Objetivo da empresa era se consolidar e abocanhar uma fatia maior do bolo de seu mercado, que parecia ter chego no seu limite. Embora a empresa já existisse por alguns anos e tivesse mais de 200 funcionários, seu departamento de marketing era inexperiente, apesar de bem intencionado e muito focado.

Portanto, a principal barreira que se apresentava era a experiência limitada da equipe, uma realidade que trazia consigo tanto entusiasmo quanto incertezas.

Este grupo estava cheio de vontade de inovar e causar impacto, mas se via diante de várias limitações:

  1. Experiência Limitada: A juventude e o perfil júnior da equipe significavam uma curva de aprendizado íngreme, com a necessidade de rápido desenvolvimento de habilidades em áreas chave como SEO, CRO, análise de dados e mídia paga.
  2. Recursos Restritos: Operando com ‘poucos braços’, a empresa precisava maximizar a eficiência, equilibrando a energia e criatividade dos colaboradores com a complexidade e a demanda das tarefas requeridas.
  3. Mercado Complexo: Após a pandemia, muitos mercados se desenvolveram e outros se retraíram. Num primeiro momento seu mercado acelerou, mas não manteve o mesmo ritmo da retomada por muito tempo, o que impediu que o seu crescimento acontecesse no volume e velocidade necessários para escalar o business.
  4. Adaptação à Inovação: Implementar estratégias avançadas em SEO e mídia paga, enquanto se cultivava uma nova abordagem de buyer experience otimizada para conversão, exigia uma rápida adaptação e a assimilação de novas competências.

Estratégias Implementadas e Resultados Extraordinários

Frente a estes desafios, a empresa adotou uma estratégia holística e multifacetada, resultando em ganhos substanciais. Mas até antes de falar sobre os ganhos é importante notar que:

  1. Não vamos expor o nome da empresa porque nossos clientes tem um acordo de confidencialidade conosco, onde não divulgamos os seus resultados de forma aberta. Dessa forma nos ateremos as informações sem citar a empresa em questão.
  2. Os dados abaixo levam em consideração a média dos meses de março, abril e maio de 2023 como inicio e os meses de setembro, outubro e dezembro como depois da atuação e acompanhamento Growth Labs, padronizando o resultado. Não é conta de padeiro, é crescimento real.
  3. Se você está buscando alguma pista do que realmente trouxe o resultado, eu te adianto agora e você pode seguir para ler o artigo se quiser mais detalhes:
  • Revisão e implementação de conversões via GTM com as configurações adequadas
  • Análise do desempenho das campanhas com base nas conversões realizadas
  • Interrupção de campanhas que não geram conversões
  • Criação de novas campanhas de acordo com os produtos/temas do cliente

Estratégia Contra-intuitiva: Redução no Volume de Usuários

Muito Contra-intuitivo, mas entendemos que o tráfego que estava sendo trazido ao site, embora dentro do público alvo, não estava pronto para a compra.

Focamos em melhorar a qualidade do Tráfego e direcionamos o tráfego de empresas que não estavam no momento de compra para as redes sociais e email, onde passaram a ser aquecidos antes de serem levados ao site, onde existia a conversão em Leads, que posteriormente iria para a área comercial entrar em contato e fechar as vendas.

Isso aumentou num primeiro momento o custo do lead e trouxe uma diminuição de 42% no tráfego não qualificado, afinando o foco em usuários mais propensos à conversão.


Quick Wins: Custo por Compra Otimizado

Redução de 16% no custo por aquisição, refletindo uma gestão de anúncios mais estratégica e rentável.

Brilhando: Retorno sobre Gasto de Mídia

Aumento Expressivo no ROAS: Um salto de 60% no retorno sobre o investimento em anúncios, sinalizando um uso muito mais eficiente do orçamento de marketing.

Aceleração da Conversão: Taxa de Conversão Revolucionária.

Elevação de 109% na conversão de usuários em compradores, uma vitória clara das táticas de otimização implementadas.

O que realmente importa: Crescer o Faturamento

Uma expansão de 58% na receita, destacando o sucesso geral das iniciativas de marketing.

Consequência do bom Trabalho: Elevação do Ticket Médio

Um aumento de 34% no valor médio de compra, indicando um impacto positivo nas vendas e na percepção de valor pelos clientes.

Conclusão

Este caso ilustra vividamente como desafios significativos, como uma equipe júnior e limitações operacionais, podem ser convertidos em sucessos estrondosos com a estratégia correta. Mostra que a determinação, combinada com uma abordagem inovadora e a adoção de novas tecnologias e métodos – muitas vezes bem simples, pode levar a melhorias notáveis e a um crescimento empresarial sustentável.


Tags


Talvez você também goste disso...

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça a Metodologia que LinkedIn, Uber, Tesla e Dropbox usaram para CRESCER. 

>