novembro 10

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Exemplos de estratégias empresariais bem sucedidas

As estratégias empresariais bem sucedidas são aquelas que transformam as ideias postas no papel em prática, garantem organização e uma melhora no desempenho da empresa, o que leva a empresa a alcançar suas metas com sucesso.  

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Essas estratégias são definidas pelo gestor da empresa. Gestores diferentes geralmente definem estratégias empresariais diferentes, as práticas e seus resultados podem variar conforme o gerenciamento adotado. 

No que uma boa estratégia empresarial pode influenciar? 

A adoção de estratégias empresariais bem sucedidas, pode refletir na empresa os seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, ela ajuda a traçar um plano que colabore com o crescimento do negócio de forma eficiente.  

Com as constantes mudanças do mercado, é necessário que a sua empresa, especialmente se ela for uma empresa já consolidada no mercado, esteja ciente dessas evoluções e reavalie continuamente sua forma de operar. 

Quais são as estratégias de mercado? 

Há diversas estratégias empresariais bem sucedidas no mercado de modo a desenvolver ainda mais o seu negócio, para competir no mercado e dar outro valor ao cliente. As estratégias são essenciais para direcionar a empresa a um maior lucro e uma posição garantida de lucratividade. 

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Algumas medidas que você pode usar visam a penetração de produtos no mercado atuante; diversificação ao trazer novos produtos para o nicho; a estratégia de desenvolvimento de mercado ao levar produtos já existentes para uma área que ainda não os tenha disponíveis; e ao desenvolver e vender um novo produto. 

Essas estratégias empresariais bem sucedidas conferem um estudo da situação do mercado com relação a demandas por serviços e produtos, e assim, promovem novas estratégias bem sucedidas para potencializar o crescimento da sua empresa ou negócio. 

Quais são os principais objetivos a serem abordados por uma estratégia empresarial de crescimento?  

É necessário mostrar ao mercado que a empresa compreende o fato de que novos tempos pedem soluções inovadoras, que sejam oferecidas aos clientes de forma a gerar necessidade e engajamento com a marca. 

Para tanto, as estratégias que visam o crescimento da empresa — como o próprio nome já sugere — buscam trazer um diferencial ao inovar no mercado, seja através da produção de produtos próprios ou levar produtos já existentes às áreas que não disponham do produto em seu mercado local. 

Que estratégias empresariais devem ser tomadas para manutenção? 

As estratégias empresariais de manutenção são utilizadas em caso da empresa enfrentar uma situação, seja ela um concorrente ou um momento do mercado, em que há uma provável ameaça à prosperidade em meio ao mercado.

Para traçar uma estratégia de manutenção é necessário realizar pesquisas sobre as possíveis ameaças e então decidir se é necessário a realização de uma manutenção preventiva em que o dano ainda não aconteceu, mas há a chance até mesmo de evitá-lo através de  uma fiscalização constante dos meios de produção do produto. 

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Em caso da empresa já ter sofrido com o golpe, estratégias empresariais de manutenção corretiva podem auxiliar a reparar o dano causado. Nesse cenário, pode ser que equipamentos ou funcionários não estejam atendendo a seus devidos deveres, então pode ser necessário removê-los da empresa para evitar um atraso maior na produção na tentativa de cobrir o ponto fraco da empresa. 

É possível investir em estratégias empresariais bem sucedidas? 

É de extrema importância que a estratégia empresarial ande de mãos dadas com campanhas criativas na tentativa de obtenção dos melhores resultados possíveis para a sua empresa, como funcionários motivados, capazes de gerar um maior crescimento.  

Para tanto, a palavra “investir”, apesar de remeter bastante ao sentido de pagar por algo quando se trata do ramo empresarial, também pode se referir ao incentivo dado a determinados setores da empresa que possam — dado o momento em que se encontre a empresa ou o mercado — colaborar com o crescimento da empresa de forma positiva. 

Quais são os tipos de estratégias de desenvolvimento? 

As estratégias empresariais de desenvolvimento são ideais para empresas com uma certa estabilidade, mas que estejam prontas para conquistar um público de outra área, que não estejam ainda consolidadas. Para tanto, é necessário traçar uma estratégia de sucesso para alcançar uma melhor distribuição dos seus produtos já existentes no mercado para novas áreas, como um site da marca que possibilite a compra do produto online. 

Outra estratégia desse tipo seria a de desenvolver um produto e introduzi-lo para o mercado. O produto pode ser produzido “do zero”, através de pesquisas que indicassem quais as necessidades dos clientes que não foram atendidas pela marca, para tentar alcançar a solução para essa lacuna através da estratégia empresarial de desenvolvimento do novo produto. 

Essas estratégias empresariais bem sucedidas, estudam o que acontece no mercado e o que pode ser introduzido nele, ou trazem para novas áreas um produto ainda não consolidado, seja por questões de dificuldade na distribuição ou disponibilidade em determinada localidade. 

Elas visam conquistar um novo público, aumentar a sua carteira de clientes e por consequência aumentar a sua margem de lucro e crescer a empresa. É uma estratégia ideal para empresas que já apresentam estabilidade (tanto com nome no mercado, serviço ou produto, ou mesmo no âmbito financeiro) e se sentem prontas para alavancar os seus negócios a outro patamar. 

7 exemplos de estratégias empresariais bem sucedidas 

Veja agora 7 medidas que, se aplicadas de forma correta, podem muito bem servir como estratégias empresariais bem sucedidas. 

Encurralar um jovem mercado 

As empresas com mais tempo de mercado e que possuem uma vantagem competitiva com relação aos concorrentes, podem utilizar estratégias empresariais bem sucedidas para encurralar a concorrência mais recente através da compra ou junção de outras empresas, o que amplia seu nome e disponibilidade no mercado. 

Estratégias de preço 

A empresa pode armazenar um grande volume do produto e vendê-lo a preços mais baixos com o objetivo de atrair nova clientela. A estratégia empresarial bem sucedida levará a empresa a acabar por obter uma margem de lucro mais significativa, através da exclusividade que o produto pode chegar a ter graças ao grande volume, que o retira do mercado para a concorrência. 

Retenção de clientes 

É muito menos custoso manter clientes, torná-los fiéis à sua empresa ou produto do que atrair um novo. Ao avaliar quais são as necessidades do cliente com relação ao mercado é possível traçar estratégias empresariais bem sucedidas, a fim de preencher essas tais lacunas para fidelizar os seus clientes. Entender o cliente ajuda a criar uma esteira de produtos e serviços e assim, aumentar o tempo de vida dele na sua empresa. 

Atendimento ao cliente 

É uma estratégia empresarial relevante para empresas que ainda não conseguem oferecer um serviço ou produto com a qualidade almejada, ou que encontram frequentemente um problema específico. Entender as necessidades do cliente tanto de atenção, como da logística das entregas e garantias do serviço ou produto ofertado são essenciais para garantir a satisfação, permanência e indicação para outras empresas. 

Produtos ou atendimento inovadores  

Esta medida pode ser bem sucedida, principalmente se aliada à introdução de um novo produto (ou serviço) no mercado. A introdução de uma novidade mostrará que sua empresa traça estratégias empresariais bem sucedidas com o objetivo de inovar o mercado e ser mais propício a atrair um novo público, que por consequência traz novos clientes. 

Vantagem tecnológica 

Na era da informação em que vivemos, somos constantemente bombardeados por soluções tecnológicas, e elas podem sim, trazer grandes otimizações e diferenciais para a sua empresa. Desde a melhora no atendimento, solução eficaz (serviço ou produto), Marketing, feedback dos clientes, entrega e muito mais. 

A tecnologia pode redirecionar estratégias empresariais e por esse motivo deve-se sempre testar novas para descobrir possíveis ferramentas de inovação e vantagem a frente dos concorrentes. 

Todas essas áreas podem ser potencializadas por ferramentas tecnológicas que valem o investimento financeiro e de tempo de aprendizagem de uso. Por isso, elas podem embasar o desenvolvimento de estratégias empresariais bem sucedidas para o seu negócio.  

Destacar novos produtos 

Algumas empresas, apesar de já possuírem produtos ou serviços já consagrados no mercado, investem na estratégia empresarial de manter os seus produtos com novidades em destaque, para mostrar que estão à par das novidades do mercado.  

Sem perder a credibilidade do que já é tradicional, esta pode ser uma estratégia empresarial bem sucedida, que permite a empresa mostrar aos clientes que o seu negócio está interessado em estar atualizado constantemente. 

Assim, através de todos esses exemplos de estratégias empresariais bem sucedidas seu negócio pode sair a frente no seu nicho de atuação. Para mais orientações e estratégias entre em contato conosco, a Growth Labs. 


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