agosto 5

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Facebook Lookalike: como criar segmentações poderosas

O Facebook Lookalike, ou público semelhante, é uma segmentação feita no Facebook Ads que possibilita localizar usuários que tenham características e interesses similares ao seu público-alvo. 

Que o Facebook é um dos maiores mercados publicitários do mundo você já sabe, certo?

Não existe empresa hoje que não busque por essa plataforma quando está interessada em começar a patrocinar conteúdos e buscar por clientes de forma paga.

Com quase 3 bilhões de conta abertas no mundo, sendo 116 milhões brasileiras, o Facebook oferece um mercado gigante que precisa estar no radar de qualquer empresa que deseja captar novos clientes.

Mas nesse cenário, você pode se perguntar: Palma, como encontrar os melhores públicos para o meu negócio?

E essa é uma ótima pergunta, afinal, investir no Facebook Ads não é apenas colocar dinheiro, mas também é necessário acertar o público-alvo, caso contrário, todo o investimento poderá ser dinheiro jogado fora.

E é sobre isso que quero falar neste artigo: como criar segmentações poderosas, para alcançar os públicos certos, na hora de investir em Facebook Ads, com uma segmentação que gosto e utilizo muito: a audiência lookalike.

Vamos lá?

O que é Facebook lookalike?

O Facebook lookalike, também conhecido como público semelhante, é uma função localizada dentro da área de Custom Audiences do Gerenciador de Negócios do Facebook.

De forma simples, sua função é segmentar uma audiência baseada nas características e interesses similares ao seu público-alvo, que já interagiu com a sua marca, por meio de engajamento ou compras, por exemplo. 

Por meio do Facebook lookalike é possível avaliar a audiência que a marca já conquistou, e então buscar por pessoas com perfil parecido para que os anúncios sejam direcionados a elas, criando assim uma maior chance de conversão.

Sendo assim, você apresenta sua base de contatos para o Facebook, por meio de uma importação de listas, e ele buscará e te mostrará uma audiência com gostos e perfis similares, permitindo com que você tenha campanhas mais efetivas, direcionando seus esforços para um público com maior chance de conversão e por um custo mais baixo.

Como funciona o Facebook Lookalike?

Para utilizar, basta inserir os dados do seu público-alvo dentro do menu Custom Audiences.

Esses dados podem ser extraídos de diversas maneiras, com a ajuda de ferramentas de análises, landing pages, Google Analytics, entre outras formas. 

Assim que preenchido, o Facebook Ads iniciará uma busca por usuários com interesses e perfis similares aos dos seus clientes.

Vantagens do Lookalike

Com a chegada da Custom Audiences, os anunciantes agora podiam impactar leads qualificados, uma  maneira muito mais assertiva para converter clientes.

Com o Facebook lookalike é possível alcançar um público que realmente se interessa pelo seu produto, muito mais qualificado, que aumenta as taxas de sucesso da campanha paga.

Além disso, com leads mais qualificados, existe uma chance de que os custos com aquisição diminuam, otimizando o orçamento da campanha e aumentando o ROAS (retorno sobre o investimento em publicidade) das campanhas.

Com o lookalike você escala suas vendas digitais, impactando potenciais clientes com anúncios baseados em clientes atuais, com chances maiores de comprarem e que trazem receita para sua empresa com muito mais facilidade.

Isso tudo sem contar com os benefícios gerais dos anúncios do Facebook: divulgação e fortalecimento da marca e aumento do engajamento do público com a sua marca, por meio da interação com seus anúncios.

Lookalike e os outros públicos

O Facebook lookalike é apenas uma das segmentações possíveis dentro do gerenciador de negócios. Conheça alguma outras:

Público Nativo – utiliza dados da própria rede social para selecionar o público da campanha. É recomendado para impactar usuários que nunca tiveram contato com a marca ou produto. 

Público Personalizado - também conhecido como remarketing, é anunciado para pessoas que já tiveram contato com a marca. Recomendado para o meio ou fundo do funil de vendas.

Público semelhante (lookalike) - é traçado um perfil da sua base de leads que direciona a plataforma a impactar usuários com características similares ao público da base.

Então, para definir a qual público direcionar a campanha, a empresa precisará definir sua estratégia de marketing, e em quais etapas do funil deseja trabalhar anúncios de conversões no Facebook.

Como criar uma audiência lookalike

1 - Crie um mailing list

O primeiro passo é ter uma lista de contatos qualificados, que enquadrem bem o seu público-alvo, ou seja, de contatos interessados na marca, que já realizaram compras ou engajam com os conteúdos da marca. 

É importante que essa lista não seja comprada e sim orgânica, extraída, como já disse, de canais da sua marca, com pelo menos 100 contatos para que o lookalike tenha o mínimo de precisão.

Importante que saiba que o tamanho e a qualidade da sua base serão fundamentais para a qualidade da audiência que será criada pelo Facebook. 

2 - Crie um público personalizado com sua lista

Após exportar a lista, acesse o gerenciador de anúncios do Facebook, e clique em “Públicos” >  “Criar Público” > “Público Personalizado” > “Arquivo do Cliente”, e importe seu mailing list.

Após carregar a lista informe ao Facebook os dados correspondentes (nome, e-mail, cidade, etc).

Importante que saiba que quanto mais informações você conseguir detalhar, mais precisa será a sua audiência lookalike apresentada pela plataforma.

3 - Crie Um Público Semelhante

Assim que tiver finalizado a criação do seu público personalizado com sua base de contatos importada, então você deverá criar um público semelhante com esta mesma base, finalmente sua audiência lookalike.

Não se preocupe pois o processo é bem similar com o de criar um público personalizado:

“Públicos”> “Criar Público” >“Público Semelhante”. Então só precisará preencher os campos que aparecerão em seguida.

4 - Escolha o tamanho da audiência

Enquanto estiver criando o lookalike você deverá definir o tamanho da audiência em uma escala de 1 a 10% e também o número de públicos semelhantes que você deseja criar.

Essa escala nada mais é do que uma proporção com o público personalizado. Se você marcar 1%, por exemplo, o seu anúncio será direcionado a 1% dos usuários que mais se assemelham com seu público-alvo, da sua lista importada. 

Ou seja, quanto menor o público, mais fiel ele será as características do seu público-alvo e vice-versa.

Sempre recomendo que escolha entre 1 a 3% no máximo, para não perder a qualidade dos leads que surgirão e permitindo com que você equilibre a relação entre qualidade e quantidade.

Pronto, você criou sua audiência lookalike e agora só precisará configurar o restante da campanha, definir o orçamento, desenvolver e subir os criativos nos formatos que o Facebook recomenda, realizar as alterações finais e colocar sua campanha no ar.

Conclusão

Uma das maravilhas do Facebook Ads são as segmentações que ele oferece para que as campanhas possam ser otimizadas e entregues a quem de fato interessa. 

Uma boa estratégia de segmentação ajuda a campanha a impactar leads pré-qualificados, aquelas pessoas que já têm interesse pelo assunto e, portanto, possuem maior probabilidade de realizarem uma conversão.

Utilizar o Facebook lookalike ajuda e muito as marcas a alcançarem bons resultados com campanhas pagas e, a criação delas, como você viu, não é algo tão desafiador. 

Deixe aqui nos comentários se a sua empresa já utiliza segmentações lookalike e quais os resultados que ela consegue alcançar.


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