julho 3

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Gestão pessoal: 5 dicas para impulsionar sua carreira em 2022

Gestão pessoal é a administração da sua própria carreira, ou seja, são habitos para cuidar de si mesmo, que aprimoram seu lado profissional e seu marketing pessoal.

Ah, como eu queria voltar no tempo para ler este artigo e aplicar na minha própria carreira, mas já que não posso, deixa eu te mostrar um pouco sobre o que aprendi ao longo dos anos.

Mas primeiro, você sabe quais são os benefícios de cuidar da sua gestão pessoal?

Olha, são diversos, mas vão desde salários altos até os melhores benefícios do mercado, e, principalmente, a opção de se escolher onde trabalhar.

Sim, grandes profissionais, que trabalham sua gestão pessoal, podem escolher onde trabalham, pois são as empresas que buscam por eles.

Ótimos profissionais, que desenvolvem uma gestão pessoal, que possuem bons currículos, e que entendem o caminho das pedras para o sucesso, são aqueles mais cobiçados pelo mercado atualmente, sabia disso?

O ponto que eu quero chegar é simples: desenvolva sua gestão pessoal e o mercado virá até você, e não o contrário.

Desenvolver uma boa gestão pessoal te dá uma vantagem significativa no mercado de trabalho, e, neste artigo, eu quero te dar 5 dicas valiosas, que eu gostaria de ter recebido quando comecei.

Então a não ser que você vá virar tiktoker, ou vender suas artes na praia, recomendo que preste muita atenção em cada uma das dicas deste artigo.

Desenvolva essas 5 dicas, e eu te garanto, que você sairá na frente das pessoas ao seu redor, conseguirá empregos melhores e, consequentemente, conquistará uma vida generosa para você e sua família.

Vamos lá?

5 dicas para impulsionar sua carreira e sua gestão pessoal

1 - Saiba o que quer logo cedo (ou erre o quanto antes)

Definitivamente essa é uma dica que gostaria de ter recebido aos meus 18 anos, quando comecei a trilhar minha carreira profissional.

É comum não sabermos do que gostamos no início da carreira. Se você for mais velho, deve saber do que estou falando.

Inclusive, se for mais velho, pode pular esta dica, pois essa aqui é para a geração Z. 

Basicamente, o que acontece com muita gente entre a adolescência e a vida adulta é o que irei descrever nas próximas frases:

Você escolhe uma faculdade, geralmente sobre assuntos que ouviu falar, conhecidos por todos, ou que acredita que de fato lhe interessam.

Posteriormente, já está no meio do curso e descobre que aquilo não é pra você e que deseja procurar outro. Imagine já ter gasto 2 ou 3 anos da sua vida em algo e depois simplesmente desistir? Isso atrapalhará muito sua trajetória profissional.

Não estou falando que exista algo de errado em ajustar sua própria trajetória, ok? Mas recomendo que cometa esses erros enquanto ainda tem tempo e que descubra o que você quer fazer o quanto antes (de preferência antes dos 25 anos).

Na minha experiência cruzei com várias pessoas que gostariam de fazer uma transição de carreira mas nunca tomavam a iniciativa.

Eventualmente, algumas dessas pessoas decidiam fazer uma transição quando já eram bem-estabelecidas em suas áreas de atuação.

Bom, isso é um problema, porque a depender da sua idade, as contas já chegaram, você já tem uma casa ou família para sustentar, e não pode se dar ao luxo de fazer uma transição de carreira.

Imagine que ao fazer isso com 30 anos significaria abdicar do seu salário e benefícios atuais, para voltar para o início de outra carreira, quando você é inexperiente e precisa voltar a ser júnior, ou até pior, estagiário, para que consiga crescer na nova profissão.

Considere o desafio de só encontrar o que realmente gosta de fazer aos 30 anos e ter que abdicar de tudo que já conquistou para começar “um novo sonho”.

Essa não será uma decisão fácil. Por não ser simples, conheço muitos profissionais infelizes nas áreas que atuam, mas que não podem fazer nada a respeito, pois quando ainda tinham tempo, não fizeram nada.

O arrependimento veio e eventualmente essas pessoas precisaram buscar ajuda para encontrarem o sentido da vida com outras coisas. 

É triste, eu sei, mas acontece.

Por isso, meu caro leitor, eu estritamente recomendo que utilize seu tempo na faculdade para realizar o máximo de estágios possíveis, nas diversas áreas que puder, para conhecer um pouco de tudo que está lá fora. 

O momento da faculdade é o principal (se não o único) que você tem para errar e corrigir. Faça diversos estágios, mude de curso se necessário, mas tente sair formado atuando em algo que gosta, pois isso fará diferença para que encontre realização profissional no futuro.

A gestão pessoal começa sabendo exatamente o que você quer como profissional, então decida, e faça isso logo.

2 - Construa uma rede de conexões poderosa 

Networking é o nome do jogo.

Eu sei que pode parecer clichê e você já pode ter ouvido isso em outros lugares, mas conexões profissionais importam. 

Na minha carreira, possuir um bom LinkedIn fez diferença. Eu fazia tantas conexões que, eventualmente, profissionais vinham até mim com ofertas de emprego.

Quando abri meu próprio negócio, já sabia exatamente de algumas pessoas que poderiam trabalhar comigo, por meio de conexões que havia feito ao longo da carreira.

A ideia é que você possua um ótimo relacionamento interpessoal com sua rede de colegas de trabalho, mas, além de tudo, que essas pessoas saibam o quão bom você é no que faz. 

Eventualmente, ao passar por 4, 5 empresas diferentes, você já terá criado uma boa rede de vínculos que poderá contar no futuro.

Por contar, eu quero dizer pessoas as quais você poderá pedir um “empurrãozinho” na hora de conseguir um novo emprego. 

Veja a política, por exemplo, é um meio onde networking é a base para conseguir um emprego.

Você não precisa ser ninguém, mas se for amigo de alguém em uma posição estratégica, essa pessoa poderá te colocar para dentro do negócio.

Hoje, eu consigo perceber que um bom networking as vezes compensa a falta de experiência.

Mesmo que você ainda careça de grande experiência, caso possua um networking poderoso, poderá ser o suficiente para que consiga a vaga desejada.

Minha dica então é simples: tenha um LinkedIn tão bom quanto um perfil de Instagram de de um influencer digital: bem organizado, que traga suas experiências, com conexões fortes onde deseja trabalhar e, eventualmente, verá a força que isso trará para a sua gestão pessoal.

3 - Priorize a sua própria carreira

Você sabia que atualmente existem 18,915 milhões de empresas ativas no Brasil?

Mesmo que a taxa de desemprego no país ainda seja uma das mais altas no mundo (cerca de 11% no momento em que escrevo este artigo), o que também não faltam são empresas.

E todas elas sempre estão a busca de grandes profissionais, que possuam um currículo impecável, com experiência vasta na área de atuação.

Priorizar sua carreira significa saber que você merece mais e entende que sempre existirão salários e benefícios melhores, e tudo que você precisa é procurar.

Ao longo da minha carreira me deparei com diversos colegas acomodados, que estavam felizes com seus salários atuais e não almejavam grandes mudanças.

Isso é um erro para os que desejam crescer profissionalmente de forma rápida e consistente.

Priorizar sua carreira significa entender que você não deve nada ao seu empregador. Que você não deve se sentir mal de pensar em fazer uma transição de empresa, ou muito menos que não possa realizar novas entrevistas porque já está em um bom trabalho.

Minha dica é que você almeje o melhor para sua carreira, pois ninguém mais fará isso.

Entenda qual a média salarial do seu cargo ou das suas funções, busque as empresas que oferecem os melhores benefícios do mercado e vá adiante.

Você perceberá o quão valioso é o seu tempo para boas empresas. Não fique satisfeito com pouco e busque o que há de melhor no mercado a todo momento.

Combinado?

Que bom, vamos pra próxima:

4 - Aprenda tudo ao seu redor

Começar em uma nova empresa, ou em um novo cargo, não é apenas conseguir desenvolver as suas tarefas com perfeição, isso também, é claro, mas não somente.

Os melhores profissionais que já conheci, aqueles que eram indispensáveis para seus gestores e aqueles que dificilmente entrariam em uma lista de corte de gastos da empresa, são aqueles que “davam a cara tapa” em todo o negócio.

O famoso coringa, aquele que entende um pouco de tudo, que, quando algo precisa ser feito, é com quem o gestor poderá contar.

Sim, esses são aqueles profissionais proativos que não sabem dizer não para novas solicitações e estão a todo momento aprendendo sobre novas funções.

Veja, não estou dizendo aqui que saber um pouco de tudo te fará um excelente profissional. Na verdade, eu acredito fielmente que os melhores profissionais são aqueles que conseguem desenvolver uma única função com excelência.

Mas, ser um coringa no início da sua carreira tem seus benefícios. Entender de tudo um pouco e dar a cara a tapa para novos desafios te tornará um profissional mais bem preparado, que dificilmente deixará de encontrar soluções inovadoras para problemas.

Aprender um pouco de tudo, se interessar pelo trabalho dos colegas, ajudá-los e eventualmente substituí-los, poderá fazer a diferença na sua carreira.

Minha dica para a sua gestão pessoal é que você realmente queira aprender tudo onde trabalha. Diga sim para novos desafios mesmo que não saiba como realizá-los. 

Estes serão os profissionais que ganharão destaque na empresa, poderão ser promovidos quando novas oportunidades surgirem e conseguirão conquistar uma rede de conexões invejável.

5 - Entenda sobre tecnologia

Não, eu não estou recomendando que você vire o cara do T.I, apesar desta profissão e todas relacionadas a tecnologia serem algumas das mais demandadas, com os melhores salários, não só no Brasil, mas no mundo.

Sim, ser um desenvolvedor, um analista de ciência de dados ou profissões similares possui seus benefícios, principalmente para os que desejam trabalhar ao redor do mundo, uma vez que praticamente todos os países demandam profissionais de tecnologia.

Mas este não é o ponto que quero chegar.

Todas as áreas de uma empresa, marketing entre elas, possuem processos realizados através de tecnologia.

O Trello, por exemplo, um simples software de gestão de tarefas, é uma tecnologia utilizada pelas empresas. O Excel é outro exemplo claro, mesmo mais complexo em alguns casos, de uma tecnologia indispensável para todas as empresas.

Meu ponto é: já ouviu aquela história de que um dia as máquias substituirão por completo os seres humanos? 

Bom, eu não acredito que isso seja totalmente verdade, ou que este seja um futuro tão próximo, mas acredito que essas máquinas são novas tecnologias que precisarão ser dominadas para grande parte da execução de tarefas.

Por isso, minha sugestão é que você busque entender sobre todas as tecnologias que impactam sua área de atuação, realize cursos sobre elas, entenda como gerenciá-las e, posteriormente, você conseguirá realizar tarefas de forma otimizada, sempre com a tecnologia ao seu favor.

No caso do marketing digital, por exemplo, essas são algumas tecnologias que todos precisariam dominar:

  • HTML básico
  • Google Analytics e data studio
  • Plataformas de CRM, como Sales Force e Hubspot
  • Ciência de dados
  • Algorítimos 
  • Figma, photoshop e outros softwares de edição e criação

Viu só? Entender sobre tecnologia é conseguir facilitar o dia a dia das suas operações, bem como se torna um grande diferencial na hora da contratação. 

Gestão pessoal nesse sentido envolve desenvolver habilidades que você entende que farão diferença para a sua carreira, neste caso, entender sobre tecnologia é uma dessas habilidades.

Conclusão

Sua gestão pessoal depende única e exclusivamente de você.

Realizar essas técnicas que te passei acima, te ajudarão a traçar um caminho profissional mais amplo, com melhores resultados e, que eventualmente, ajudarão você a conquistar seus planos mais rápido.

Deixe seu comentário aqui embaixo sobre quais dicas você já utiliza e quais ainda precisa implementar sobre gestão pessoal.

Minha sugestão agora é que continue lendo, deste vez sobre como conseguir trabalhar com marketing digital sem experiência nenhuma.


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