agosto 5

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Google Optimize: como melhorar as conversões no seu site com essa ferramenta

O Google Optimize é uma ferramenta de otimização que permite testar variáveis de uma página web com objetivo de melhorar as conversões de um site.

Imagem ilustrativa para conteúdo de Google Optimize

Você já deve saber que o Google é um ótimo parceiro quando o assunto é marketing digital, certo?

Além de ser o maior buscador do mundo, o Google também é uma grande máquina publicitária, que permite que marcas anunciem através do Google Ads e ainda fornece ferramentas de análise, como o Google Analytics e o Google Data Studio.

E se você está sentindo que o seu site não está gerando o tráfego desejado e o resultado das suas campanhas não é tão bom quanto o esperado, o Google também oferece soluções que você poderá utilizar.

Dentre as opções que você tem, poderá utilizar uma ferramenta que otimiza seu site para gerar experiências personalizáveis através de testes A/B que permitem com que você entenda o que funciona ou não no seu site ou landing page.

É aí que entra o Google Optimize, uma ferramenta gratuita e simples de usar que pode tornar o seu site mais eficiente. 

Continue lendo para entender tudo sobre o assunto.

O que é Google Optimize?

O Google Optimize é uma ferramenta desenvolvida pelo Google que ajuda na otimização de sites permitindo alterações no código HTML para realizar testes com diferentes variáveis ou elementos dentro de uma página web.

O objetivo é simples: analisar o desempenho desses testes para compreender quais variáveis funcionam melhor ou não no seu site.

Basicamente, o Google Optimize permite realizar testes contínuos com diferentes combinações de elementos no código HTML de uma página, sejam imagens, CTAs, copys, posição dos formulários, ou qualquer outro elemento que deseje testar.

Mas Palma, por que eu faria esse tipo de teste?

Suponha que você tenha colocado uma landing page no ar para sua nova campanha de marketing digital

Nessa landing page você deseja testar qual a melhor posição para o CTA (call to action), se é logo no início da página ou após a explicação do produto. 

Para saber, você poderá utilizar o Google Optimize para testar as duas variáveis, onde, uma parte do seu público entrará na LP com o CTA no início, e outra parte com o botão posicionado após o copy do produto.

Com esse teste você conseguirá observar qual variável funcionou melhor, e então aplicar para a versão final o resultado que deu mais certo.

Como eu disse, o Optimize permite testar qualquer variável que desejar, permitindo com que você crie páginas mais assertivas em suas campanhas.

As vantagens do Google Optimize 

Possibilidade de criar testes A/B

Com a ferramenta é possível realizar experimentos com diferentes elementos na mesma página. Ou seja, cada versão possuirá alguma variável diferente da original que permitirá identificar qual gerou a melhor taxa de conversão. 

Criação de vários tipos de experimentos

Com a versão premium da ferramenta, o Google Optimize 360, passa a ser possível realizar até 100 experimentos simultaneamente com testes de quaisquer elementos de forma mais eficiente.

Isso auxilia na implementação da ferramenta, pois caso o limite de experimentos fosse de apenas um por usuário, isso forçaria a empresa a tomar decisões difíceis sobre quais testes precisariam ser priorizados.

Mesmo para os que não desejam contratar a versão premium, ainda há a possibilidade de contar com até cinco experimentos em simultâneo na versão gratuita.

Realização de testes com o Google Optimize URL

O Google Optimize URL é um teste que permite distinguir variáveis por meio da URL ao invés de elementos da página. 

Essa é uma forma válida de realizar testes para duas páginas que possuem muitas variáveis ou foram reestruturadas de formas completamente diferentes.

Nesse sentindo, a ferramenta cria URLs distintas para as páginas de destino, como: 

Original – www.exemplo.com/teste1

Variante – www.exemplo.com/teste2

Criação de experimentos com o editor visual 

A ferramenta do Optimize possui um editor próprio que permite criar as versões diferentes das páginas com objetivo de testar diferentes opções de conteúdo HTML. O editor visual possui uma variedade de visualizações para vários dispositivos, incluindo experiência mobile.

Utilização da versão grátis ou premium

O Google Optimize oferece uma versão gratuita e uma paga, o Optimize 360. Confira as principais diferenças que separei:

Na versão gratuita:

  • até 5 experimentos simultâneos;
  • até 16 combinações do teste multivariável;
  • até 3 objetivos pré-configurados;
  • autoatendimento na central de ajuda e fórum da comunidade.
  • administração básica com usuários ilimitados;

Na versão paga:

  • mais de 100 experimentos simultâneos;
  • até 36 combinações do teste multivariável;
  • até 10 objetivos pré-configurados;
  • segmentação por públicos do Google Analytics;
  • administração do Google Marketing Platform;
  • serviços e suporte de nível empresarial;
  • cobrança mensal.

Testes A/B multivariáveis (MVT)

O teste A/B multivariante permite testar os elementos de duas ou mais variáveis em simultâneo visando verificar qual delas teve melhor desempenho. 

Diferentemente do teste A/B, que mostra qual variante foi mais eficiente, no multivariáveis é possível identificar a variável que funcionou melhor através das interações entre elas.

Integração com o Google Analytics

O Google Optimize permite integração com o Analytics, a plataforma de análise do Google, permitindo uma visualização completa dos testes feitos pelo Optimize, assim o profissional poderá entender qual a origem dos usuários em cada variável, as características demográficas, o tráfego em cada variável, etc.

Em outras palavras, a integração dará ao profissional a faca e o queijo, onde ele poderá implementar as alterações através do Optimize e mensurar e avaliar os testes com o Analytics.

Conclusão 

Agora que você já sabe como o Google Optimize funciona, o próximo passo será colocar a ferramenta em prática para poder otimizar a experiência do seu site ou landing page.

Para começar, você deverá criar sua conta no Optimize, vinculá-la com o Analytics, criar seu primeiro experimento informando em qual URL o teste será executado e selecionando qual teste fará: A/B, multivariável ou de redirecionamento e clicar em criar.

Depois disso é colocar a mão na massa, definindo sua variante e utilizando o editor visual para criar os diferentes elementos e, finalmente, a segmentação do teste, ajustando a porcentagem de visitantes que serão expostos ao teste.

Para mim, o Google Optimize é sem dúvidas uma ótima ferramenta para o mundo de marketing digital que é baseado em testes. Não existe outra maneira de encontrar as melhores estratégias para o seu negócio que não através de testes. Como não há fórmula mágica do que funciona ou não no mundo do marketing, utilizar esse tipo de ferramenta com certeza te ajudará a encontrar as melhores práticas para sua estratégia.


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