Growth hacking é a metodologia de marketing que se baseia em princípios não convencionais. Ao passar tempo, este tipo de marketing ganha ainda mais adeptos entre os empresários, justamente por entregar um excelente retorno e estratégias inovadoras.
Por isso, vale a pena conhecê-la e entender porque traz tanto crescimento para as empresas que a adotam como metodologia. Neste artigo vamos explicar um pouquinho sobre o que é Growth Hacking e também 7 livros dos quais você precisa ler para se enturmar ainda mais neste ramo! Vamos lá.
O que é Growth hacking?
Growth Hacking é uma metodologia de marketing que visa fazer um negócio crescer rapidamente. Suas ações são embasadas em experimentos, hipóteses e testes que ajudam a empresa a encontrar brechas e oportunidades não vistas pelos métodos tradicionais.
Como o Growth hacking surgiu?
Tudo começou com o especialista em startups Sean Ellis, que identificou estratégias que fugiam do convencional em empresas com supercrescimento e as sintetizou na metodologia Growth Hacking. Com uma maior experiência e portfólio de ótimos resultados, ele chegou ao patamar de aplicá-la em empresas renomadas do Mercado Digital, como Dropbox, Eventbrite, Lookout e Webs.
Através dessa estratégia, empresas com negócios estagnados ou que demoram a pegar o ritmo do mercado, conseguem aproveitar os pontos críticos levantados por causa do Growth Hacking para acelerarem o seu crescimento.
Quem são os principais autores do Growth hacking?
Se espelhar nos principais autores do Growth Hacking é essencial, principalmente quando não se tem tempo para pensar novas ideias e aproveitar as que já dão certo é mais do que válido. Nesse sentido, há muito o que aprender com Sean Ellis, executivos de alto escalão americano como Elad Gil, professores de marketing como John Berger e Robert Cialdini - que também é psicólogo.
Não pense que o caminho para o growth hacking ter sucesso requer somente tirar as melhores dicas que selecionamos em nosso blog. Entendemos a importância da leitura mais profunda para o crescimento pessoal que repercute nos negócios.
O que são os hacks para crescer e por que os livros podem ajudar?
Hacks são estratégias inovadoras para o crescimento de uma empresa que podemos obter do que especialistas em growth hacking elucidam em seus conteúdos. Para acessar essas informações da fonte, nada melhor do que ler os livros dos experts em growth hacking.
A leitura desses livros ajudarão a adquirir novos conhecimentos e habilidades sobre essa metodologia de marketing, além de ser fonte de inspiração para seguir passos importantes de transformação do seu negócio.
Os livros sobre growth hacking, portanto, permitem conhecer formas para fomentar o crescimento de uma empresa com direito a comentários dos próprios formuladores. A depender do autor é possível acessar um lado sincero a respeito do que ele observou durante suas experiências. Pode até parecer uma promessa de marketing onde os segredos para o sucesso são revelados, mas se trata disso mesmo!
Não há como gastar suas energias para aplicar growth hacking se não partir de um bom embasamento dessa metodologia de marketing. Dito isso, os livros são o meio mais confiável pois vão a fundo em problemas e soluções que foram antes estudados e experienciados com a confiança de quem os vivenciou na prática.
Principais livros para aprender Growth hacking e conquistar hacks fundamentais:
Selecionamos 7 livros sobre growth hacking que reúnem os maiores fundamentos para aplicar hacks poderosos que vão otimizar a engrenagem da sua empresa. Confira as recomendações no próximo tópico:
Hacking Growth: A Estratégia de Marketing Inovadora das Empresas de Crescimento Mais Rápido
Este precisa ser o primeiro da lista, pois além de levar o nome do idealizador, contém o básico do que todo growth hacker precisa saber. Publicado em 2017 por Sean Ellis e Morgan Brown, “Hacking Growth: A Estratégia de Marketing Inovadora das Empresas de Crescimento Mais Rápido” nos apresenta uma compilação dos primeiros métodos. É de praxe que ele inicie a nossa lista.
O que você vai aprender lendo Hacking Growth?
Explore os primeiros conceitos de growth hacking! Dentre eles, o que mais causa interpretações erradas será esclarecido. Ao entrar nesse terreno, você aprenderá como alcançar novos clientes e mantê-los em seu comércio mesmo com o financeiro em baixa.
Segundo as táticas de seus autores, os resultados serão conquistados rapidamente, porque o empreendedor vai saber quais análises e testes deve fazer. É preciso ter em mente que não existe fórmula mágica, o growth hacking não é necessariamente uma promessa de sucesso, tudo dependerá de quem o aplica da forma correta e consistente.
Quem são Sean Ellis e Morgan Brown?
A dupla autoria do livro Hacking Growth traz dois empreendedores de carreira que encontraram um ponto de entendimento sobre empresas no começo de suas atividades.
Quem é Sean Ellis?
Ellis é cofundador e CEO do portal GrowthHackers que já atingiu cerca de 2 milhões de usuários. Sua experiência vem do início dos anos 2000 e já em 2010 lançou sua visão de negócios para o mundo com o termo que lhe deu fama.
Quem é Morgan Brown?
Morgan Brown atua há mais de 15 anos nesse cenário. É um veterano do mundo das startups e renomado growth hacker que hoje lidera o departamento de crescimento do Facebook.
Tração - Domine os 19 Canais Que Uma Startup Usa Para Atingir Aumento Exponencial de Sua Base De Clientes
Direcionado para startups com sede de consumidores, Tração - Domine os 19 Canais Que Uma Startup Usa Para Atingir Aumento Exponencial de Sua Base De Clientes,
visa abordar estratégias para alcançar aumentos exponenciais. O seu ponto forte é que ele mostra formas de crescer que vão além da venda de produtos.
O que você vai aprender lendo Tração?
Trabalhar com produtos interessantes mas que não atraem clientes não adianta. Segundo o livro Tração, muitos empreendedores focam em vender seus produtos em detrimento da visibilidade que eles terão. Logo, já partem para o marketing antes mesmo de criarem uma base de compradores ideais.
E o problema maior é que estas empresas acabam por esvaziar seus últimos potes de recursos, por causa de vazamentos mal distribuídos. Logo, o leitor aprende a tapar as saídas descontroladas dos investimentos ao instalar 19 canais práticos, ou 19 cases de sucesso, para sua empresa ganhar retornos rápidos. Obviamente, ele vai ganhar tração.
Quem são Gabriel Weinberg e Justin Mares?
Gabriel Weinberg criou o DuckDuckGo, que é um dos maiores buscadores da internet (mais de 3 bilhões de buscas só em 2015). Já Justin Mares contribui com sua terceira experiência à frente de uma startup e foi diretor da Exceptional, empresa de software que valeu 10 milhões de dólares no mercado.
Contágio: Por Que As Coisas Pegam?
Um clássico do growth hacking, o livro Contágio é interessante não somente no título mas também na forma de analisar o comportamento dos consumidores por intermédio da psicologia do consumo.
O que você vai aprender lendo o Contágio?
Você já percebeu como a propaganda e os anúncios se tornaram mais difíceis de chamar a atenção do público? E como as ideias e opiniões são o que realmente funcionam? Quem lê o livro Contágio consegue responder a estas e outras perguntas. Já adiantamos que nada mais propício do que aprender as táticas de utilizar as redes sociais a favor de que o seu negócio cresça com a mesma rapidez dos compartilhamentos.
Quem é Jonah Berger?
Jonah Berger é professor de Marketing do conhecido campus de negócios dos EUA, Wharton School - Universidade da Pensilvânia - e autor de dois best-seller no Brasil, Contágio e Poder da Influência.
Entre suas especialidades estão o marketing viral, comportamento do consumidor, como ser influente socialmente e como vender um produto trocando ideias (propaganda boca a boca). Enquanto que seus clientes vão desde o Google à Coca-Cola.
High Growth Handbook: Scaling Startups From 10 to 10,000 People
Esta edição toda em inglês é um manual do autoconhecimento que vai ajudar a vida do líder de startup a crescer literalmente, ao passar pelos degraus de uma gestão de growth hacking.
O que você vai aprender lendo High Growth Handbook
Um pouco diferente dos demais livros sobre growth hacking, este é especialmente dedicado aos pequenos gestores. Estes que, vez ou outra, enfrentam os percalços de fazer a empresa crescer, mas desconhecem detalhes da máquina.
Ao ler o guia, também chamado de handbook, você aprenderá qual é o papel de um CEO; como recrutar executivos certos; como preencher a estrutura organizacional e manter a cultura, compras e fusões com outras empresas. Além disso, trata de uma série de outros assuntos do começo da startup.
Quem é Elad Gil?
Elad Gil é um nato empreendedor e o executivo de alta performance por trás de um dos engenhosos serviços do Twitter. Ele é co-fundador da Mix Labs, uma startup que localiza os usuários enquanto eles twittam. Sem falar que trabalhou como conselheiro de empresas como AirBnB, Google, Pinterest, Square e outras.
Growth Hacker Marketing
O livro Growth Hacker Marketing: A Primer On The Future Of PR, Marketing And Advertising também faz uma ponta como guia prático para todo negócio crescer, e é conhecido por dar uma introdução mais atualizada sobre growth hacking.
O que você vai aprender lendo Growth Hacker Marketing?
Neste livro o autor relata como aplicou a estratégia de growth hacking para que a marca American Apparel saísse do marketing tradicional. Através de uma leitura suave, o leitor aprende com os estudos de caso famosos do Facebook, Dropbox e demais gigantes da tecnologia, que deixaram as práticas antigas para seguir às novas regras do mercado digital. Você encontra o livro em inglês e espanhol.
Quem é Ryan Holiday?
Ryan Holiday é um autor estratégico que veio do campo das Relações Públicas e vendeu outras obras de sucesso como O Obstáculo É O Caminho e Ego Is The Enemy. Sua experiência contada no livro é sobre quando dirigiu o setor de marketing da American Apparel, uma das maiores redes varejistas online dos Estados Unidos.
Comece Pelo Porquê
Um livro que responde perguntas acerca da diferença entre empresas que conseguem crescer mais e serem mais influentes que outras. Uma leitura que promete inspirar ainda mais o líder em growth hacking.
O que você vai aprender lendo Comece Pelo Porquê?
Você vai aprender como encontrar e cuidar do propósito de seu trabalho e dos que te cercam, ao tomar como exemplo os saudosos inspiradores Steve Jobs, Martin Luther King e irmãos Wright. Entenderá, por fim, que movimentos e ideias são essenciais para construir uma organização para chamar de sua. Basta saber o porquê dela começar a existir.
Quem é Simon Sinek?
Simon Sinek ganhou popularidade ao apresentar a ideia do “porquê” no TED Talk. Fundou a Start With Why, instituição que oficializa sua campanha e ainda publicou diversos livros de mesma importância.
Pré-suasão: A influência começa antes mesmo da primeira palavra
Com um título assim, é inevitável não o colocarmos na lista dos livros sobre growth hacking que você precisa ler.
O que você vai aprender lendo Pré-suasão?
Em cerca de 300 páginas, é possível aprender a dominar a arte da persuasão pelo olhar de um psicólogo. De forma criativa e objetiva, você descobre como aproveitar o momento anterior ao de entregar a mensagem: quando sua persona está sensível a aceitar o produto.
Quem é Robert Cialdini?
Robert Cialdini é PhD pela Universidade de Colúmbia e leciona Psicologia e Marketing na Universidade Estadual do Arizona. Tem autoridade para falar sobre persuasão, visto suas obras “O Poder da Persuasão”, “Armas da Persuasão” e “Sim! 50 segredos da Ciência da Persuasão”.
Por fim, mas não menos importante, faz consultoria para Microsoft, Coca-Cola, Bayer, Kodak, Pfizer, IBM, Universidade Harvard,o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a Otan. Sem palavras para este currículo.
Esperamos que aproveite a leitura de todos esses livros referências sobre Growth hacking e expanda suas possibilidades de estratégias para fazer seu negócio crescer de forma mais rápida e eficiente!
Essa carta a geração Z é um compilado de reflexões sobre tecnologia. A transformação digital que vivemos vai muito além da Inteligência Artificial. Acho que vivemos tempos de muita desesperança, mas a verdade é que o planeta nunca enfrentou tanta bonança. Mas calma, deixa eu te explicar o porque do meu otimismo daqui a pouquinho,
Nesse estudo de Caso, você vai ver mais do que um simples compilado de estratégias. Você verá o que fizemos para esgotar os ingressos em um evento presencial de alto ticket. E claro, você pode até pensar que é simples vender eventos presenciais, ainda mais quando os nomes são conhecidos. Mas é necessário abusar de