julho 3

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Landing Pages: o que são e como construir páginas que convertem

Landing pages, ou páginas de aterrissagem, são páginas cujo objetivo é gerar a conversão de visitantes para leads ou de leads para clientes, a partir de campanhas pagas de marketing digital.

landing page
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Mesmo com a consolidação das principais estratégias de marketing digital, ainda é comum empresas que simplesmente tentam enviar trafego diretamente para seus sites principais.

O resultado?

Dinheiro jogado no lixo, anúncios que não convertem e perda de oportunidades com prováveis clientes.

O principal objetivo de qualquer estratégia de Inbound Marketing é conseguir atrair usuários para seus canais digitais para que posteriormente eles convertam em leads e clientes.

E a principal forma de gerar a conversão não é através da homepage de um site, mas sim de páginas criadas especificamente para conversão, as landing pages (LPs).

A criação de landing pages ajuda usuários a serem direcionados exatamente para as ações que a marca deseja que eles tomem, para que caminhem pelo funil de vendas até que se tornem clientes.

Não importa se para anúncios, promoções de produtos, oferecimento de conteúdos ou qualquer outro objetivo, uma landing page poderá fazer enorme diferença para as taxas de conversão de uma campanha.

Por isso decidi criar este artigo. Estou cansado de ver empresas que não sabem converter, que não entendem sobre funil de vendas e sobre o caminho das pedras para geração de leads e clientes.

Quero propor de uma vez por todas, uma solução já comprovada de como converter clientes e, se você está interessado em finalmente sair da zona de fracasso, para um ambiente de resultados consistentes, eu recomendo que continue lendo.

Porque neste artigo vou dar uma série de sugestões de como estruturar boas landing pages que gerarão conversão para sua marca, assim otimizando seus anúncios e facilitando a experiência dos usuários impactados por seus conteúdos.

Vamos lá? Veja o que iremos conferir:

  • O que são landing pages?
  • Para que servem as landing pages?
  • Os principais elementos de boas landing pages

O que são landing pages?

Também conhecidas como páginas de captura ou aterrissagem, as landing pages são páginas centradas em ofertar um produto ou serviços com elementos que tentam capturar dados dos visitantes, como e-mail e celular, através de formulários disponíveis na página.

Diferentemente de páginas tradicionais, as landing pages não trazem muitos elementos ou links, e são focadas na divulgação de um produto com um CTA (call to acition), ou seja, um botão, que levará o visitante a realizar alguma ação, como o preenchimento de um formulário.

Para que servem as landing pages?

As landing pages fazem parte de estratégias de marketing focadas em conversão.

Basicamente, as LPs são parte do funil de vendas, ou seja, uma das etapas que o funil exige para que visitantes sejam convertidos em leads ou leads em clientes.

Imagine o seguinte: você foi impactado por um anúncio no Instagram, que vendia suplementos. Ao clicar no anúncio, você é direcionado para uma landing page e lá você preenche um formulário para receber uma amostra grátis do suplemento. 

Pronto, você acabou de se tornar um lead daquela marca e foi convertido através da landing page, concorda?

Nesse sentido, a landing page faz parte do funil de vendas pois é com ela que um visitante avança para as próximas etapas do funil.

Os principais elementos de boas landing pages

Título

Uma pesquisa demonstrou que 8 em cada 10 visitantes de uma landing page só olham o título e, ou tomam a decisão de converter, ou deixam a página. Ou seja, somente 2 visitantes a cada 10 lerão todo o conteúdo.

Por isso trabalhar um título impactante é fundamental. O título deverá transmitir qual a proposta do produto ou do conteúdo que você está oferecendo.

Na hora de escrevê-lo, se pergunte como você poderia resumir toda a LP em apenas algumas palavras, geralmente com um copy impactante, que utilize de alguma emoção ou gatilho emocional. Pronto, você terá seu título e poderá garantir que pelo menos o valor da sua oferta estará claro aos visitantes já no início da página.

CTA

Não importa o tamanho da sua landing page, é fundamental que existam vários CTAs ao longo dela.

Os calls to action, ou simplesmente botões, deverão estar disponíveis ao longo da página para que o visitante possa converter a qualquer momento.

Se sua landing page possui 6 blocos de conteúdo, por exemplo, minha recomendação é que o CTA esteja em todos eles. Não precisará ser necessariamente com o mesmo verbo ou frase, você poderá criar variações para não ficar repetitivo.

Alguns exemplos de CTAs são:

  • Libere seu acesso
  • Desbloqueie seu benefício
  • Garanta sua vaga
  • Acesse seu e-book

Formulário

O formulário é o elemento que surgirá quando o visitante clicar no CTA. 

É com ele que a empresa conseguirá os dados do visitante para que ele se torne um lead e avance no funil de vendas.

Geralmente, estes são os campos que um formulário requer:

  • Nome completo
  • E-mail
  • Celular

Os dados que você vai solicitar dependem da sua estratégia para impactar esses usuários no restante do funil de vendas. Se for impactá-los por WhatsApp, por exemplo, você precisará solicitar o celular, mas caso fique só no e-mail, o nome completo e o endereço de e-mail já bastam.

Descrição e benefícios

Sua landing page precisa ser estruturada para apresentar o produto ou o conteúdo de forma bem desenhada, com textos curtos e claros.

A descrição deverá vir logo em seguida do título, e devera ser um resumo do produto que o cliente terá acesso após preencher o formulário.

Os benefícios poderão estar em outro bloco da LP, mas precisarão estar claros, geralmente com bullet points ou ilustrações, que não deixem dúvida da qualidade do produto.

Imagens

Sua LP precisará estar repleta de conteúdos visuais, que reflitam a proposta de valor do produto que está sendo oferecido.

Evite imagens de bancos de dados e busque por ilustrações originais da campanha ou produto.

Você poderá, por exemplo, trazer a imagem de algum guru do seu produto, ou, no caso de infoprodutos, como newsletters ou e-books, imagens da tela, que transmitam o conteúdo final que o usuário terá acesso ao converter.

Prova Social

Nada melhor para converter visitantes do que a prova social de que aquele produto é bom.

Por prova social quero que entenda comentários, depoimentos, notícias da mídia, ou qualquer tipo de conteúdo que traga clientes elogiando ou recomendando seu produto.

A prova social enfraquece a desconfiança dos consumidores em relação ao seu produto e aumenta a chance deles se sentirem confortáveis em deixarem dados no formulário.

FAQ 

É comum que um produto seja complicado. Alguma solução inovadora no mercado, por exemplo, pode gerar dúvidas de funcionalidade.

Para que seu time de atendimento não fique sobrecarregado com dúvidas similares, a criação de uma FAQ na LP poderá ser a solução.

Selecione as prováveis dúvidas que seu produto pode apresentar e crie respostas prontas e rápidas que auxiliem os visitantes sem precisarem de atendimento direto. 

Uma FAQ bem estruturada, com as perguntas certas, pode aumentar a taxa de conversão nos formulários.

Conclusão

Se chegou até aqui espero ter te convencido da importância das landing pages na estratégia de marketing digital de qualquer empresa.

As landing pages são a chave para conversão de anúncios pagos, são o primeiro contato de muitos visitantes com a sua marca e oferecem uma visão direta sobre o produto ofertado.

Crie boas landing pages utilizando os elementos que citei acima e você perceberá como suas campanhas de conversão obterão mais sucesso.

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