Marketing de influência: 4 grandes motivos para investir nessa estratégia
O marketing de influência é uma estratégia que utiliza indivíduos produtores de conteúdo que possuem influência sobre um grande número de pessoas nas redes sociais.
Não tem jeito, o mercado de influenciadores digitais já ganhou um tamanho inimaginável e hoje é uma máquina de publicidade gigante responsável pela geração de milhares de compras online.
Quantas vezes você, como usuário, já realizou alguma compra após ver recomendações de produtores de conteúdo que segue?
Eu mesmo, acompanho alguns, relacionados a marketing digital, e fico cada vez mais surpreso com o número de pessoas que eles conseguem engajar em suas redes e o número de publicidades que realizam para outras marcas.
E esse é um mercado multimilionário! Cada vez mais pessoas deixam seus trabalhos e passam a se tornar produtores de conteúdo digital ao verem as oportunidades que esse mercado oferece.
Para se ter uma noção, em 2022, a Nielsen realizou uma pesquisa que mostra que já existem mais de 500 mil influencers digitais só no Brasil com pelo menos 10 mil seguidores.
Surreal, não é mesmo?
A título de comparação, esse número já ultrapassa o número de engenheiros e dentistas que temos no país e se equipara ao número de médicos em atuação hoje.
E eu ainda preciso te avisar que o Brasil é atualmente o segundo país que mais segue influenciadores (44,3% dos usuários da internet), atrás somente das Filipinas (51,4%).
Sim, essa galera hoje é responsável por determinar o que milhões de pessoas consomem e influencia diretamente nas visões de mundo de seus públicos.
E adivinhe só? O nosso trabalho é saber como tirar vantagem disso para o nosso negócio.
Pois é, o marketing de influência não pode mais ser ignorado como era há 5 anos, e hoje, estar na boca de um influencer que divulgue sua marca é um elemento essencial para realizar vendas online.
Nesse artigo quero te ensinar um pouco sobre o que é marketing de influência e os motivos para utilizar no seu negócio. Vamos lá?
Primeiro, o que é marketing de influência?
O marketing de influência consiste em uma estratégia que utiliza de influencers digitais que possuem um determinado público que podem se interessar pelo seu produto ou serviço.
Ou seja, o objetivo dessa estratégia é criar uma ponte entre sua marca e o público do influenciador, onde ele poderá apresentar e divulgar seu produto ou serviço para seus seguidores.
E então você pode estar se perguntando: mas Palma, marketing de influência é para a minha empresa?
Bom, essa é a pergunta de 1 milhão de dólares, não é mesmo?
Mas o que posso te responder é que se sua marca possui presença no digital (ou pretende ter), uma estratégia de marketing de influência muito provavelmente será sim uma boa escolha.
Afinal, você sabia que o brasileiro passa em média 9 horas na internet? E não contente, boa parte dessas 9 horas são gastas dentro das redes sociais.
Então pense comigo: se o seu público está nas redes sociais, como seria negativo para sua empresa apostar no marketing de influência?
Afinal de contas, na terra das redes sociais o influenciador é rei (ou rainha), e como já disse, é quase impossível conhecer alguém que não siga ao menos um influenciador digital em pleno 2022.
É fundamental que você entenda que os influenciadores possuem públicos fieis, que compram a realidade que lhes é vendida por eles, e nesse sentido, sua marca só terá a ganhar.
Por que apostar no marketing de influência?
Construção de afinidade com o público
Quantas vezes você já comprou um produto após ele ser recomendado por um amigo?
Cada vez mais, as pessoas têm criado afinidade com os influenciadores, onde passam a confiar e acreditar, que, como eles são “gente como a gente”, podem ser confiáveis, logo, os produtos que eles divulgam também.
Tenho tido cada vez mais a impressão de que os usuários estão deixando de confiar em grandes celebridades, pois entendem que eles fazem publicidades puramente comerciais, nas quais nem sempre conhecem ou utilizam os produtos que divulgam.
Com o mercado de influenciadores, isso passa a ser diferente, uma vez que muitos (não todos) defendem que apenas divulgam produtos que gostam ou utilizam, fazendo com que o público ganhe maior confiança nas marcas divulgadas.
A sua marca na boca do povo
Imagine conseguir alcançar um grande público, possivelmente engajado, que fala sobre sua marca após ouvir falar dela nos stories de um influencer?
A mágica do marketing de influência é a garantia de que ele alcançará boa parte dos seguidores e poderá potencializar a imagem da sua marca.
Afinal, toda marca deseja ser conhecida, certo?
Investir no marketing de influência gera reconhecimento, fortalecimento da imagem da marca e muitas vezes pode ser uma estratégia muito mais rápida para gerar reconhecimento orgânico do que em estratégias de SEO ou e-mail marketing, por exemplo.
Em outras palavras, além da sua marca ficar na boca do povo, ela poderá ter um reconhecimento muito maior em muito menos tempo do que se comparada a outras estratégias.
Investimento em parcerias que geram resultado
A possibilidade de geração de resultados com parcerias bem-conduzidas torna-se gigante com o marketing de influência.
Basicamente, se você consegue selecionar um influenciador que possui match com a sua marca, com um público similar a sua persona, sem dúvidas essa parceria poderá gerar resultados nunca antes visto em outras estratégias.
Investir em uma boa parceria com um influenciador poderá aproximar seus serviços de pessoas que realmente possuem o interesse por eles.
Essas parcerias poderão ser mensuradas através dos resultados de conversão que esses influenciadores estão gerando, ou seja, as compras finais que estão sendo realizadas a partir da divulgação deles.
Tudo isso faz com que você invista em uma estratégia que só poderá oferecer resultados positivos, isso desde que você saiba selecionar seu influencer e defina bem os objetivos que deseja alcançar com ele.
Engrandece a estratégia de conteúdo
Quais os canais você utiliza para criação de conteúdo? Blog posts? E-books? Webinars?
Bom, com o marketing de influência você poderá adicionar mais uma estratégia de conteúdo ao seu pipeline, e talvez a que gerará melhores resultados.
Se você já percebeu a necessidade de criação de conteúdo constante para crescer suas vendas, que tal então colocar grandes influencers para fazerem isso por você?
Muito provavelmente, o alcance deles com esses conteúdos, em número de visualizações e engajamento, será muito maior do que em outras estratégias que demandam muito tempo e esforço e nem sempre trazem os resultados esperados.
Conclusão
Bom, se chegou até aqui, espero ter te convencido de que o marketing de influência sem dúvidas é uma grande estratégia para o seu negócio.
Mas quero ressaltar que ela precisará ser bem-estruturada para gerar resultados, ok?
É importante que você selecione cautelosamente quais influenciadores utilizará, quais os objetivos claros que deseja alcançar e como você poderá mensurar esses resultados no final.
Afinal, caso ainda não saiba, o marketing de influência não é uma estratégia barata, você precisará investir um grande capital nela, e para que isso gere retorno, é imprescindível que saiba exatamente como aplicar essa estratégia ao seu negócio.
Essa carta a geração Z é um compilado de reflexões sobre tecnologia. A transformação digital que vivemos vai muito além da Inteligência Artificial. Acho que vivemos tempos de muita desesperança, mas a verdade é que o planeta nunca enfrentou tanta bonança. Mas calma, deixa eu te explicar o porque do meu otimismo daqui a pouquinho,
Nesse estudo de Caso, você vai ver mais do que um simples compilado de estratégias. Você verá o que fizemos para esgotar os ingressos em um evento presencial de alto ticket. E claro, você pode até pensar que é simples vender eventos presenciais, ainda mais quando os nomes são conhecidos. Mas é necessário abusar de