dezembro 20

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Marketing digital: Qual salário do profissional da área

Muitos têm dúvida a respeito do salário do marketing digital. A dimensão desse marketing é tamanha, que sempre que alguém demonstra interesse pela carreira, é comum se perder em questões a real prática do marketing digital, qual área seguir, e quais são as promessas dessa carreira em relação ao salário.

O salário médio de um profissional do marketing  tradicional no Brasil, atualmente, ultrapassa os 3 mil reais. No entanto, dentro do marketing esse valor difere, pois é preciso delimitar antes em que ramo do marketing você deseja se especializar.

Isso porque o marketing digital é um conceito muito abrangente, que engloba as técnicas de tráfego orgânico, pago, produção de conteúdo, técnicas de copywriting e SEO, para citar algumas. 

Veja a seguir a melhor definição para marketing digital, bem como sua maneira de funcionamento. Confira também o salário do marketing digital e onde é possível fazer carreira.

O que é o marketing digital e como funciona?

O marketing digital, desdobrado em seus muitos ramos, compreende ao grupo de ações executadas por uma empresa ou uma pessoa, com intuito de tornar a marca relacionada a um produto ou serviço visível e ao público e competitiva no mercado.

Pensar na versão digital do marketing como mera “propaganda” na internet é o mesmo que reduzir o seu poder. Ele se corporifica em todas as estratégias de divulgação de uma marca, de forma a torná-la confiável, memorável, reconhecida pelas pessoas a quem se dirige. O marketing digital faz nascer, nutre e observa de perto a relação da empresa com o cliente, seja ele consumado ou não.

Marketing digital Qual salário do profissional da área (3)
Fonte/Reprodução: original

Esse ramo profissional se estabelece e se expande pelos diversos canais de comunicação entre uma empresa e seu público, intermediado pelo ambiente digital. Na prática, significa trabalhar com redes sociais, ao fazer anúncios por meio delas e monitorar as métricas de cada um. 

Ainda no contexto das redes, é possível travar relacionamento com as pessoas por meio destas. A equipe de social media de uma marca pode responder aos comentários e dúvidas diretamente por redes como Facebook e Instagram. Além disso, pode anunciar nos próprios perfis, de forma orgânica, todas as novidades da empresa e vantagens que o cliente tem ao adquirir seus produtos ou serviços.

O marketing digital também se desdobra no, cada vez mais famoso, marketing de conteúdo, que consiste basicamente em produzir informação de valor em torno do produto ou serviço oferecido. O conteúdo relevante atrai as pessoas para a marca, através de sites e blogs corporativos. 

Quanto mais conteúdo gratuito é disponibilizado, maior se torna o escopo da oportunidade de obter novos clientes e manter aqueles que já compraram com a marca em uma perene relação de fidelidade.

Na tendência crescente do marketing de conteúdo, entre a arte de escrever bons textos para a internet, o que envolve técnicas de escrita persuasiva e otimização para que a página seja colocada no topo dos resultados dos buscadores, com proeminência do Google.

O que faz o profissional de marketing digital?

Por todos esses motivos, o marketing digital envolve profissionais que são do ramo da análise, outros do ramo da criação e ainda os comunicadores. É de longe a carreira que abriga o mais abrangente escopo de perfil profissional, o que explica porque o salário do marketing digital podem ser diferentes, a depender da área escolhida para trabalhar.

Marketing digital Qual salário do profissional da área (2)
Fonte/Reprodução: original

É preciso elencar as principais áreas deste ramo, com seus respectivos profissionais, de maneira a compreender a origem do salário de cada um. 

Quais tipos de profissionais da área de marketing digital e média salarial?

Tanto uma empresa que possui um setor de mídia, quanto uma agência especializada em marketing digital, geralmente prestadora de serviços, funciona sobre um alicerce de profissionais bem delineados.

Muito embora uma formação acadêmica seja um passo importante no currículo e na carreira de todo profissional, o marketing digital sempre esteve de portas abertas aos profissionais sem o ensino formal. Os maiores nomes da atualidade se formaram por dedicação, na prática, ainda mais no ambiente online, que é tão democrático.

Assistente de marketing digital

Esse ramo de atuação é importantíssimo, pois é uma verdadeira fase de aprendizado. É importante ser uma pessoa flexível, de modo a realizar tarefas, pois tudo é demandado. É preciso saber fazer pesquisas, escrever e disparar e-mails, atualizar sites e blogs, publicar anúncios e ter ao menos uma noção básica de SEO, pois essa técnica deve ser aplicada em todos os textos. 

Em geral, o salário do marketing digital para quem exerce essa função começa com R$ 1.420,00. Essa média aumenta para R$ 2.124,00.

Analista de marketing digital

Também chamado de “gestor de tráfego”, esse cargo implica no acompanhamento das campanhas online, seja dos anúncios, seja o andamento dos próprios blogs corporativos.

É a divisão analítica do marketing, que lida no estudo das métricas para que os anúncios e conteúdos sejam cada vez mais certeiros em relação ao público desejado. Um analista de marketing digital deve estar sempre ligado nas novidades do mercado, pois assim cria estratégias inéditas que fazem uma marca vencer a corrida das divulgações online.

O salário inicial de um analista de marketing digital é em torno de R$ 3.000,00 em média. Pode chegar até mais de R$ 4.000,00.

Redator/ copywriter

Nesse ramo a criatividade e habilidade com as palavras faz parte do cotidiano do profissional. São responsáveis por toda a parte textual: artigos, textos institucionais, roteiros para vídeos, textos de anúncios, criação de carta de vendas, textos de landing pages, e-books, roteiro para webinars, etc.

O salário inicial de um redator/copywriter é de R$ 2.666,00 atualmente. Esse valor pode aumentar para mais de R$ 4.000,00.

Designer e webdesigner

Mais um profissional que deve ser criativo e meticuloso. O designer é o responsável pela aparência de uma marca na internet. Ele cria imagens, vídeos, layout de sites e adéqua os anúncios para serem visíveis e agradáveis ao público das redes sociais.

O webdesigner atua na estrutura dos sites, o que envolve a programação e a contratação de um bom servidor, bem como a instalação de ferramentas e plugins que podem otimizar a página da marca.

A média salarial de um designer ultrapassa os R$ 2.000,00. Pode ser aumentada para mais de R$ 3.000,00

Quais profissionais de marketing digital ganham melhor?

As profissões já citadas, dentro do marketing digital, envolvem cargos cada vez mais especializados, e também as posições de gerência e maior responsabilidade.

O salário do marketing digital dos profissionais que coordenam uma equipe de trabalhadores desse ramo, em geral, é maior, pois é um cargo onde a confiança faz parte do valor do serviço.

É o gerente quem implementa e monitora toda a estratégia de marketing digital de uma marca. Isso significa que esse profissional (no caso de empresas e empreendimentos maiores, grupo de profissionais) observa e mantém o ritmo de trabalho de toda a equipe. Ele é o encarregado do desempenho dos redatores, dos analistas, dos web designers e dos assistentes.

Vale ressaltar também a especialidade de alguns cargos, como:

  • Cientista de dados
  • Analista de SEO
  • Analista de marcas
  • Analista de atendimento
  • Arquiteto de software

Cargos de gerência, coordenação e diretoria pagam os melhores salários do marketing digital.

O fator mais impressionante dessa categoria de marketing é a sua potência ao agregar pessoas de diferentes backgrounds, competentes nas mais diversificadas tarefas, donos dos mais particulares perfis. Tudo isso com ou sem uma formação acadêmica.

Antes de entrar nesse ramo, ou até mesmo se você já trabalha com marketing digital de alguma forma, vale a pena fazer uma avaliação de si mesmo, o que se gosta, aonde se quer chegar e decidir em qual ramo você se tornará um genuíno especialista.


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