Meme marketing é uma estratégia de marketing digital que utiliza conteúdos humorísticos em alta na internet para fazerem propaganda de algum produto ou marca nas redes sociais.
Está louco para começar a utilizar memes nas suas comunicações, né?
Eu não te culpo, é uma tendência, e ainda é divertido ver a criatividade das empresas na utilização.
O fato é que o marketing sempre está a busca de novas tendências no mercado consumidor.
Faz parte do nosso trabalho encontrar onde está a atenção dos usuários e entender como faremos publicidade a partir disso.
A estratégia de meme marketing é algo recente no Brasil, e tem ganhado espaço entre marcas que querem marcar presença no digital.
Se você é como eu, também deve estar cansado da publicidade tradicional e as marcas agora querem inovar e estão buscando novos formatos para fugir do “chato”.
Marcas que gostam de inovar, e estão cansadas da publicidade tradicional, buscam constantemente novos formatos para comunicarem seus produtos, além de conseguirem gerar conexão com usuários.
Imagine que, por exemplo, sempre que um novo meme aparece na internet e ganha o gosto do público (por ser engraçado ou trazer uma grande referência), uma marca que utiliza do mesmo meme para divulgar um produto indiretamente, pode ganhar atenção do público de forma instantânea.
Por isso, neste artigo, quero apresentar um pouco mais sobre a estratégia de meme marketing, o que é e por que utilizar no seu negócio.
Vamos lá?
O que é meme marketing?
Meme marketing é uma estratégia digital que utiliza de memes das redes sociais para divulgação de um produto ou marca.
Os memes são um tipo de conteúdo visual, com imagens ou vídeos que contém mensagens “escondidas” através do humor, geralmente conectadas a cultura pop. Em outras palavras, podemos pensar neles como conteúdos que querem transmitir ideias através de humor.
O meme marketing utiliza memes como forma de publicidade discreta, ou seja, com narrativas bem construídas, que envolvem a marca e o contexto do meme, e conseguem transmitir mensagens efetivas e, as vezes, conseguem ser mais eficientes do que anúncios que demonstram puramente um produto ou marca, de forma direta.
Alguns memes que ganharam destaque na internet e sobreviveram ao tempo, por exemplo, são:
Nazaré confusa
Meme da Pfizer
Mó paz, com MC Poze do Rodo
Chico Feliz/Chico Sério
Garota do desastre
Namorado distraído
Tapa do Batman no Robin
Enfim, são incontáveis os números de memes que rodam a internet atualmente, e fazer uso deles para vender produtos ou divulgar marcas, também entrou no radar do mercado publicitário digital.
Por que utilizar meme marketing no seu negócio?
1 - Faça parte de um grande mercado consumidor
Conteúdo humorístico ganhou espaço significativo no consumo de conteúdo visual na internet. O número de pessoas que criam e consomem memes atualmente é maior do que nunca!
Quantos memes por exemplo você já viu hoje, antes de chegar a este artigo?
Ao utilizar uma estratégia de meme marketing, sua marca estará fazendo parte de uma grande transformação digital, na qual humor possui espaço vital. Veja alguns números sobre a utilização de memes na internet:
60% de usuários de redes sociais compartilham memes (Forbes, 2018);
Quase 55% de usuários entre 13 e 15 anos enviam memes toda semana, enquanto 30% deles envia memes diariamente (YPulse, 2019);
38% de jovens adultos seguem páginas oficiais de meme (YPulse, 2019);
CTRs em campanhas de meme marketing atraem 14% mais cliques do que e-mail marketing (Forbes council post).
2 - Realize publicidades discretas
Usuários estão cansados de serem impactados sem descanso por anúncios.
Você não está?
Não importa a rede social, a máquina de publicidade digital faz questão de impactar usuários, independente de onde estejam.
Você pode concordar comigo que, como consumidor, ou usuário de uma rede social, ser impactado a todo momento com anúncios diretos pode se tornar cansativo.
Você provavelmente não faz o consumo de 99% dos anúncios os quais é impactado e ainda passa a ter uma experiência negativa com as redes sociais.
O meme marketing muda isso, pois foge de padrões saturados de propaganda e passa a criar conexões reais com consumidores.
O meme marketing consegue gerar interações através de humor, com o público interagindo com conteúdos sem perceber que se tratam de conteúdos publicitários, uma vez que este consiga transmitir mensagens de forma leve e divertida, sempre usufruindo de situações que ganham repercussão e estão “na boca do povo”.
3 - Acerte o timing das suas campanhas
Um problema que todo o mercado de publicidade digital enfrenta é o timing das campanhas.
A campanha pode ter sido bem estruturada, as peças são atrativas e o copy foi bem escrito, mas o público não engajou, e um dos motivos do fracasso da campanha pode ter sido o timing ruim.
Por exemplo, uma campanha que queira vender produtos relacionados a futebol, mas que vai ao ar em um ano sem copa do mundo, em uma pandemia, ou quando ninguém está falando sobre futebol como um todo, é uma campanha que poderá apresentar desempenho negativo por conta do timing.
Utilizar uma estratégia de meme marketing pode resolver esse problema de qualquer campanha.
Isso porque, a ideia é que a campanha de meme marketing utilize memes que sejam o assunto do momento.
Uma campanha de meme marketing adapta um produto ou marca ao contexto ou realidade do consumidor, sempre com uma pitada de humor e através de memes que estejam em alta.
Em 2022, por exemplo, uma campanha de meme marketing, poderia utilizar memes como o tapa do Will Smith no Oscar, cenas da série Round 6, do “Enfim, a hipocrisia”, do “cringe” ou do “e fora do story, você tá bem?”.
Ou seja, a estratégia de meme marketing utiliza do timing de conteúdos humorísticos que estão em alta, para realizarem uma publicidade discreta de seu produto ou marca.
Outro case de sucesso também são os áudios e danças do TikTok. Observe que grande parte do mercado que consume conteúdo audiovisual está no TikTok, com áudios que viralizam e passam a ser reproduzidos por diversos usuários da rede. O timing dos áudios que estão em alta também são uma grande oportunidade para divulgação sutil de um produto.
4 - Rejuvenesça sua marca
Essa é uma dica para empresas que estão há muito tempo no mercado e possuem dificuldade em se conectar com o público digital.
Utilizar de uma estratégia de meme marketing rejuvenesce a marca, pois utiliza de elementos atuais para comunicar mensagens que a empresa deseja.
Uma marca que deseja se estabelecer nas redes sociais, que quer realizar anúncios criativos e menos tradicionais, pode utilizar da estratégia de meme marketing para criar conexão com o público presente nas redes.
Além disso, a utilização de meme marketing ajuda a humanizar a marca, ou seja, transmite a mensagem de que quem está por trás da marca são pessoas de verdade, ou, de forma bem descontraída, “são gente como a gente”.
Conclusão
Uma estratégia de meme marketing pode fazer parte de qualquer empresa que deseja marcar presença no digital.
Ela rejuvenesce a marca, cria conexão com o público e dá um tom discreto a publicidade, algo necessário em um mercado muito aquecido por anúncios tradicionais.
Quero deixar neste final, duas sugestões de grandes empresas que realizam estratégias de meme marketing com perfeição: a Netflix e o Prime Video.
Para construir uma estratégia com memes eu recomendo que você passe a seguir grandes marcas com presença digital, acompanhe suas publicações, veja o que está em alta em cada rede social e quais são os assuntos do momento.
Lembre que uma boa estratégia de meme marketing tem sua base no timing, ou seja, precisa ser rápida em sua execução, sempre considerando aquilo que os usuários mais estão consumindo digitalmente.
E uma boa consultoria pode te ajudar nisso. Se precisar, é só chamar a gente e bater um papo sobre como colocar estratégias como essa no seu negocio!
Essa carta a geração Z é um compilado de reflexões sobre tecnologia. A transformação digital que vivemos vai muito além da Inteligência Artificial. Acho que vivemos tempos de muita desesperança, mas a verdade é que o planeta nunca enfrentou tanta bonança. Mas calma, deixa eu te explicar o porque do meu otimismo daqui a pouquinho,
Nesse estudo de Caso, você vai ver mais do que um simples compilado de estratégias. Você verá o que fizemos para esgotar os ingressos em um evento presencial de alto ticket. E claro, você pode até pensar que é simples vender eventos presenciais, ainda mais quando os nomes são conhecidos. Mas é necessário abusar de