janeiro 7

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O que é a PUV e como a definir para sua empresa?

Proposta única de valor ou PUV, em resumo, é o maior diferencial de qualquer empresa que esteja inserida no mercado. É um artifício de extrema importância quando falamos de negócios, visto que com ele, o consumidor deverá saber porque comprar de você e não de qualquer outro concorrente.

PUV: significado, para que serve

PUV é a sigla utilizada para se referir a Proposta única de valor. A PUV é uma ferramenta de estratégias do Marketing que tem o intuito de diferenciar um negócio de outro, refere-se ao porquê o cliente deve comprar os serviços de uma empresa e não da outra. 

O que é a PUV e como a definir para sua empresa (3)
Fonte/Reprodução: original

Dessa forma, em um mercado de extrema competitividade, a proposta única de valor construída de forma objetiva e resistente, é fundamental para atrair novos consumidores e fidelizar os atuais. Porém, para surtir efeito, é necessário que a proposta única de valor seja bem desenvolvida e organizada.

A maioria das pessoas atualmente não consegue fortalecer o posicionamento da sua empresa com o método correto. Para isso ser executado da melhor maneira possível, antes de tudo, é necessário seguir um padrão característico, assim é possível obter os melhores resultados para a conquista de novos clientes.

Como definir PUV para seu negócio?

Atualmente, há diversos jeitos de se conseguir definir uma proposta única de valor para seu negócio. Para ser considerada uma proposta única de valor bem executada, é necessário que ela seja construída com componentes intuitivos para o público, ao deixar claro tudo que os clientes precisam saber. A maneira mais usada por empresas oferece a seguinte estruturação:

O que é a PUV e como a definir para sua empresa (2)
Fonte/Reprodução: original
  • Título – É uma frase normalmente bem sucinta, onde é determinado todos os benefícios que sua empresa oferta aos clientes. As grandes marcas são habituadas na utilização de títulos com frases marcantes para conseguir captar 100% a atenção de seus leitores. 
  • Subtítulo –  Nesse texto, a intenção é inserir um pouco mais de detalhamento, expor informações essenciais do negócio. Pode ser composto por no máximo 3 linhas. No subtítulo, espera-se que a empresa fale mais sobre seu produto, para quem se destina e suas vantagens.
  • Bulletpoints – Esse é um meio com um poder imenso de conquista da atenção do leitor. Em síntese, eles são tópicos onde se destacam as vantagens centrais de cada produto oferecido. Normalmente são apresentados em evidência. 
  • Imagens – As imagens são usadas para exemplificar e ilustrar a ideia. Elas conseguem trazer mais força a mensagem

Tenha sempre em mente que para uma proposta única de valor ser eficiente, é preciso que ela consiga mostrar aos seus consumidores o quão seus serviços e soluções são atraentes, e que atendem as carências deles.

Agora que você compreendeu mais sobre o que é e como é constituída uma PUV, saiba sobre outras questões que são indispensáveis na hora de formular a sua.

Conhecer a concorrência

Muitos podem desconsiderar esse tópico, porém saibam que conhecer a concorrência é muito importante para seus negócios. Isso se dá pelo motivo de que, saber o que seu concorrente oferece, quais os preços e sua forma de se comunicar com o seu público, pode ajudar na elaboração de diferenciais e vantagens para atrair novos clientes desse nicho.

Conhecer seu público-alvo

Nunca se esqueça de dar a maior atenção possível ao conhecimento do seu público-alvo. Entender as carências de quem seu produto é destinado, é saber orientar melhor sua PUV.

Ao conhecer seu público-alvo, todos os esforços terão um norte para constituir uma maior atenção aos produtos e serviços oferecidos. Essa definição deve sempre estar bem clara e responder às perguntas: Quem é seu público alvo? Quais interesses e hábitos de seu público alvo? Quais seus desejos? Qual seu poder aquisitivo?

Produtos diferenciados de maneira ampla costumam fracassar na guerra por espaço, pois conhecer de fato seu público-alvo fará sua PUV ficar cada vez mais dinâmica e norteada. 

Utilizar linguagem específica com clareza

Quanto mais clareza, mais simples será o recebimento da mensagem aos clientes. Por isso, é de extrema importância que todos consigam entender de maneira rápida qual é a missão do negócio que oferece o produto ou serviço.

Todos os conteúdos de comunicação precisam estar bem claros. Em um texto de cunho comercial, por exemplo, o consumidor precisa entender todas as informações logo de início, com uma linguagem direta e muito objetiva.  

Prestar atenção na linguagem usada também é crucial para os negócios de uma empresa. Para isso, é preciso ter uma definição de público-alvo, pois esse fato tem influência direta no relacionamento com o público. É necessário saber com quem se fala, para adequar uma linguagem que se comunique diretamente com a audiência.

Por exemplo, se o público for de uma faixa etária mais jovem, a linguagem poderá ser mais ‘’descolada’’, com termos simples para o entendimento da mensagem. Lembre-se que conseguir  articular de forma correta a abordagem de sua temática é receber um bom engajamento. 

Ser original, com excelência e diferenciais

Todos buscam por relevância no mercado, para isso é necessário ser original, oferecer o melhor produto ou serviço e oferecer diferenciais aos seus consumidores. Se caso sua PUV for extremamente igual as da concorrência ou muito vaga, isso tornará ainda mais difícil a busca por relevância dentro do mercado. 

Busque o máximo de profissionalismo possível na hora de redigir sua proposta única de valores, por meio de técnicas e elementos essenciais. 

Avaliar as necessidades dos clientes ou público-alvo

Para conduzir um ótimo projeto de PUV, é de extrema importância conhecer e avaliar todas as necessidades de seus clientes e público-alvo. Coloque-se no lugar de cada um de seus clientes e tentem suprir todas suas necessidades com o seu produto. 

Veja se aquilo que é vendido poderá melhorar o dia a dia de seu público, caso a resposta seja negativa, procure meios de fazer com que o produto se encaixe na vida deles. Esse processo pode diferenciar sua empresa das demais no mercado e melhorar a experiência de seus consumidores.

PUV: Por que o público opta por empresas que utilizam 

Atualmente o padrão de consumo está cada vez mais exigente, mesmo que o produto de sua empresa seja de boa qualidade, a decisão do comprador será conforme as individualidades e benefícios que diferem das demais empresas do mesmo ramo.

Por isso a PUV é tão importante para as vendas, ela consegue esclarecer todas as características dos produtos à venda e destacar seus diferenciais. Com isso o público conseguirá enxergar o porque sua marca deve ser a escolhida e não as outras do mesmo ramo. 

Não esqueça que o seu produto deve, sem exceções, preencher todas as necessidades que cada cliente carrega, quanto mais estreita é a relação de sua marca com seu público, maior a chance de se situar no mercado de forma efetiva e conquistar cada vez mais clientes.

Tenha convicção de todas as definições adotadas em seu empreendimento, tente alcançar o máximo de detalhamento possível e torne seu produto muito mais atrativo para o seu público-alvo.

Aproveite todas as informações apontadas e comece a construção profissional de sua PUV hoje mesmo, tenha em mente que uma marca sem proposta única de valor não consegue, de nenhum modo, se distinguir da concorrência.


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