outubro 26

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O que é o crescimento empresarial?

O crescimento empresarial é fundamental para evoluir como negócio e assim alcançar novos patamares de lucratividade e autoridade no mercado, seja físico ou digital. O crescimento das empresas é o que lhes permite continuar avançando cada vez mais. 

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Fonte/Reprodução: original

Saber como crescer com solidez e fazer um planejamento com as estratégias certas para o seu negócio é essencial. Juntamente a isso, a capacidade de uma empresa de ter um bom relacionamento com seus clientes e mantê-los satisfeitos é, atualmente, elemento-chave para o crescimento empresarial de sucesso.  

O que é mais importante para o crescimento da empresa? 

O capital humano é um dos recursos mais importantes para o crescimento de uma empresa. Assim, a seleção de mão de obra qualificada é crucial para o sucesso. Quando falamos em mão de obra em uma empresa, trata-se de recrutamento, que é o processo de seleção dos funcionários para compor a força de trabalho.  

Uma contratação tem um peso absurdo, pois pode tanto alavancar a empresa, quanto também prejudicá-la. Ao fazer uma contratação não benéfica, o empresário pode entrar em sérios problemas que afetam diretamente o crescimento da empresa, o que resulta em um retrocesso em tudo o que foi conquistado. 

Como planejar o crescimento de uma empresa? 

O planejamento é um guia para a empresa evoluir de forma organizada e assertiva. Assim,  os gestores determinarão o que cada setor da empresa deve fazer para atingir seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Em consequência, se desenvolve de forma ampla as atividades e estratégias rotineiras para alcançar novos patamares. 

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Fonte/Reprodução: original

Após essa divisão, as tarefas são separadas em seções mais específicas para cada departamento da empresa, tais como finanças, marketing, recursos humanos, entre outros. Por isso, é importante saber como planejar o crescimento. A seguir, veja as etapas principais para planejar o crescimento de uma empresa. 

1. Analisar o ano anterior 

É importante examinar o passado da empresa antes de olhar para o futuro. Isto permitirá que o gestor analise quais as ferramentas são as mais eficazes e quais estratégias não deram certo ou que precisam ser remodeladas. Uma revisão retrospectiva das atividades no ano anterior pode revelar informações importantes sobre os pontos fortes e limitações da empresa. Dessa forma, os gestores identificam os problemas em seus processos internos, o que facilita o embasamento para novas tomadas de decisões. 

2. Identificar o potencial de crescimento da empresa 

Para planejar o crescimento de uma empresa, o próximo passo é identificar seus pontos fracos e seu crescimento potencial. Esta etapa permite ferramentas de análise gerencial, como a matriz SWOT, que pode ser usada para identificar os pontos fortes e fracos da empresa, bem como as ameaças ou oportunidades. Os gestores precisarão fazer esta análise para identificar o que a empresa pode fazer para crescer e em quais partes ela precisa ser fortalecida. 

3. Observar o mercado 

Todas as informações obtidas nas etapas anteriores e as decisões tomadas devem ser alinhadas ao mercado em que a empresa atua. Os mercados sempre mudam, por isso é importante manter essas informações atualizadas. Os gestores devem, portanto, verificar os hábitos de compra de seu público-alvo durante os anos anteriores para identificar mudanças na satisfação de seus produtos e serviços, assim como novas tendências, tecnologias, e estratégias. 

O benchmarking é outro aspecto importante da pesquisa de mercado. Essa análise permite saber como os concorrentes topo de cadeia se comportam para chegar aos seus resultados, além da aprendizagem e treino de olhar crítico ao mercado. Aliás, isto ajudará a empresa a se preparar para oportunidades e gargalos que poderá enfrentar no futuro com o seu crescimento. 

4. Definir as próximas metas 

Os gestores de uma empresa podem usar os métodos de gestão SMART e OKR para criar e definir as  próximas metas. A fim de evitar erros, é necessário usar as informações das etapas anteriores de forma realista e inteligente antes mesmo de estabelecer as novas metas a serem seguidas pela empresa. 

5. Preparar as demonstrações financeiras da empresa 

Ao planejar o crescimento de uma empresa, um dos aspectos mais importantes é o planejamento financeiro para o próximo período. Os objetivos anteriores devem ser alinhados com as finanças da empresa, já que investimentos e ajustes de custos podem ser necessários para atingi-los. 

Para garantir que o orçamento seja suficiente para atingir os objetivos organizacionais, é importante analisar as informações financeiras da empresa. As informações básicas são fluxo de caixa e demonstração de resultados. 

6. Projetar cenários futuros 

As informações das etapas anteriores podem ser utilizadas para projetar o cenário econômico futuro a fim de reduzir as surpresas desagradáveis. Isto inclui avaliar possibilidades desde os menores aos maiores prejuízos. A partir disso, deve-se estabelecer estratégias alternativas para corrigir problemas ou capitalizar as melhores oportunidades. 

Devido às instabilidades políticas e econômicas do mercado, é importante incluir indicadores econômicos que possam afetar o desempenho da organização, tais como inflação, taxas de juros e taxas de câmbio do dólar. 

Como acelerar o crescimento da minha empresa? 

É essencial investir para acelerar o crescimento da empresa. Por isso, é importante ajustar as despesas e receitas de acordo, além de prestar atenção às datas de vencimento das receitas e pagamentos. O fluxo de caixa é também um componente chave em todas as tomadas de decisão para o crescimento empresarial, assim controlar o capital de giro é essencial para o bem-estar financeiro da empresa. 

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Vale mencionar também que realizar uma constante análise do fluxo de caixa lhe permitirá identificar gargalos e desperdícios, bem como falhas de processo. Assim, será muito mais fácil sugerir ações estratégicas de crescimento para a empresa. 

O que se pode fazer para alavancar uma empresa? 

Se a empresa seguir os passos corretos, ela terá maiores chances de sucesso. Por isso, é necessário fazer um plano de negócios, depois um modelo de negócios – a forma como uma empresa cria, entrega e captura valor. Se necessário, pode-se consultar uma empresa especializada em crescimento empresarial, como a Growth Labs e participar de eventos empresariais do nicho.  

Além disso, variar na hora de realizar alguns investimentos é um fator importante para saber entender quais são os melhores para a realidade da empresa. 

Estratégias de crescimento de uma empresa 

Um dos maiores problemas no mercado atual é o desejo de máxima economia na contratação. No entanto, isso leva à contração de muitos profissionais não qualificados para resolver os problemas na empresa.  

Assim, os gestores que não estão preparados não criam filtros eficientes para selecionar bons profissionais. Logo, as novas contratações não estão preparadas para as funções que vão assumir e deixarão de somar positivamente para a empresa, além de em alguns casos trazerem problemas.  

Após uma contratação baseada em bons critérios, é preciso observar outros fatores essenciais para o crescimento de uma empresa. 

1. Investimento na satisfação do cliente 

É vital que os clientes fiquem satisfeitos, pois isso proporciona feedback positivo que retroalimenta a chegada de novos clientes Os reviews e comentários positivos no site e/ou redes sociais torna-se ouro a ser trabalhado nas mãos dos profissionais de marketing e gestores de métricas.  

A partir do alcance da satisfação dos clientes, são desenvolvidas estratégias e tomada de decisões mais assertivas sobre os próximos passos. Também é importante para as empresas porque aumenta a fidelização do cliente com a empresa. 

2. Equilíbrio financeiro e rentabilidade 

Uma empresa que visa o crescimento como princípio deve ter capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade. Estas ferramentas de gestão não devem ser ignoradas, pois elas são essenciais para a sobrevivência e crescimento empresarial. 

3. Desenvolvimento de um planejamento estratégico 

O planejamento estratégico é semelhante a um plano de viagem. Esta é uma ferramenta que descreve os objetivos organizacionais e o caminho que ela seguirá para chegar lá. Assim, impacta diretamente o futuro e o crescimento empresarial. 

4. Investimento em marketing 

O marketing é essencial para criar valor e vendas, pois permite uma melhor compreensão e pode ajudar a oferecer produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos consumidores. Deve-se destacar que o feedback dos clientes permite prever a demanda futura pelos produtos ou serviços oferecidos. Se precisar de ajuda para entender o marketing, sugerimos a leitura do Manual de Marketing do Empreendedor Moderno.

5. Recrutamento e gestão de pessoas 

A contratação de bons profissionais ajuda a criar equipes de alto desempenho que são capazes de produzir melhores resultados. Logo, ao realizar uma boa gestão e contratação de pessoal, assim, se garantirá vantagens competitivas para o crescimento empresarial a longo prazo. 

A importância de ter empresas especializadas ajudando neste crescimento 

O custo de contratar uma empresa especializada para ajudar no crescimento dos negócios não deve ser visualizado como um gasto extra para uma empresa que deseja crescer. Por isso, a consultoria a empresas especializadas deve ser enxergada como um meio que trará retornos financeiros e institucionais maiores e mais sólidos.  

Uma empresa especialista em crescimento empresarial como Growth Labs pode ajudar a entender as prioridades da empresa a quem ela presta serviço e determinar se os cortes de gastos e investimentos são feitos de forma responsável. Isso por meio de aconselhamento, estruturação e treinamento da metodologia do Marketing Científico. 

Além disso, a consultoria é fundamental para direcionar o crescimento da sua empresa no ritmo que deseja. Dessa forma, o gestor será capaz de viver uma vida corporativa mais saudável a partir de um negócio seguro e estável. Gostou desse artigo? Então não deixe de compartilhá-lo! E se a sua empresa busca alcançar melhores resultados, entre em contato conosco e faça um orçamento! 


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