junho 8

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O que é necessário para ser um Growth Hacker?

Atualmente, as empresas buscam profissionais que consigam resolver problemas com soluções rápidas e estratégias viáveis, o que faz parte da descrição de trabalho do growth hacker, um profissional é cada vez mais requisitado porque as empresas, sejam estabelecidas ou startups, almejam o crescimento acelerado.

O growth hacker corporifica o método e o mindset do growth hacking em uma empresa. Na prática, isso significa que esse profissional se utiliza de todos os meios para fazer análises cirúrgicas dos resultados alcançados pela empresa. Além disso, nesse tipo de trabalho, a ênfase está principalmente nas ações de marketing.

Pessoas que são proativas e tem por costume trabalhar com uma visão sistemática e analítica podem chegar à função de growth hacker. Existe uma série de habilidades importantes que esse profissional deve desenvolver e algumas áreas nas quais sua competência é fundamental. Ademais, deve ser proficiente no manejo das ferramentas mais atuais para o growth hacking.

Conheça a seguir o que faz um growth hacker e como se tornar um profissional dessa área, com dicas importantes de capacitação. Veja também quais são as habilidades, áreas de competência e quais as melhores ferramentas utilizadas nesse campo!

O que é o Growth Hacker?

O nome, que deriva da prática do growth hacking, se trata do profissional contratado pelas empresas com o intuito de promover um crescimento acelerado, especialmente através das estratégias de marketing, com ênfase no inbound marketing.

Na prática, esse profissional faz análises de aspectos específicos das estratégias digitais de uma empresa, com periodicidade e de forma rápida. A ideia é buscar “brechas” nos procedimentos atuais da empresa e explorá-las ao máximo.

Contudo, quem trabalha na rotina das estratégias de marketing sabe que nem todas darão certo. Aí entra o growth hacker que, com suas habilidades, encurta o tempo entre o levantamento de dados e a análise dos resultados.

Dessa forma, se uma estratégia dá errado, o growth hacker propõe uma solução rápida com fundamento em suas análises. Se a estratégia funciona, ele encontra maneiras de intensificá-la.

Como ser um Growth Hacker?

Para ser um growth hacker, além da capacitação, é preciso trabalhar em um ambiente propício a essa profissão. No caso, são as empresas que necessitam de proeminência digital e possuem os recursos para ter um crescimento exponencial acelerado.

Dicas importantes para se capacitar como Growth Hacker

Mas até mesmo para chegar a trabalhar em tais condições, é necessário que o profissional se capacite. Para começar, ele deve ser um especialista em marketing digital e no uso das ferramentas de análise.

Sem o digital, é impossível que uma empresa atinja o crescimento escalado nos dias de hoje.

Veja abaixo as principais exigências para se tornar um growth hacker que trará muito valor e a certeza de crescimento para uma empresa que deseja evoluir através do marketing digital, de forma otimizada.

Amplie seu conhecimento sobre Growth Hacking

Todo grande profissional tem uma base firme no aprendizado de seu próprio ofício. Com isso, podemos dizer que é impossível se tornar um growth hacker sem realizar uma extensa leitura do assunto antes.

A ideia é investir no conhecimento, colocar bastante informação na mente, a fim de iniciar na prática do growth hacking. Até porque, a rotina desse profissional envolve o estudo constante, seguido da prática constante.

Encontre uma mentoria com experiência em Growth

Mesmo que haja bastante material para ler, em português e inglês, ainda existe muito valor nos conselhos e mentoria de um profissional experiente.

O growth hacking é uma área relativamente recente entre as empresas, portanto, vale a pena contar com a experiência de quem já conseguiu êxito nessa profissão.

Tenha em mente a constância de crescimento

Por mais “auto ajuda” que essa dica soe, é preciso entender que o growth hacking não se trata apenas de uma técnica inovadora, mas de um mindset, um estado mental de permanência, que permite ao profissional criar inovações eficazes para uma empresa.

Então, é necessário nutrir em si a noção de crescimento constante, de forma que o growth hacker se torna, acima de tudo, um profissional em evolução permanente.

Especialize-se em uma área Growth Hacking com domínio

Visto que o growth hacking é um conceito muito amplo, o ideal é buscar uma área onde você tem mais afinidade e facilidade de aprendizado e tornar-se growth hacker nela.

É praticamente impossível ser um growth hacker em todas as áreas do marketing digital, portanto, é primordial ser o melhor na sua, pois as empresas buscam por profissionais, no plural, cada um com pleno domínio de sua área específica.

Estude sobre marketing desde o básico de conhecimentos

Por mais que o growth hacker deva ser um especialista em sua área, isso não quer dizer que o profissional não entenda de marketing. Pelo contrário, quem trabalha com growth hacking deve ter, no mínimo, um bom conhecimento das bases do marketing digital.

Afinal, foi justamente a evolução do marketing digital, somada à necessidade de crescimento escalado das empresas, que propiciou o berço do growth hacker.

Pratique e aprenda a analisar

O growth hacker deve ser uma pessoa com afinidade pelos dados. Não necessariamente um profissional exímio em cálculos, mas capaz de fazer boas leituras de gráficos, de analisar resultados e de prever tendências no marketing digital.

Utilize a curiosidade na prática

Esse é um traço de personalidade que anda com o de uma mente voltada ao crescimento. A curiosidade é essencial para a prática rotineira de um growth hacker, pois é justamente essa busca por saciedade de conhecimento que torna esse profissional em alguém capaz de criar soluções e estratégias para as empresas.

Foco

O foco também é uma característica que deve ser desenvolvida pelo hacker, pois a atenção aos detalhes, especialmente no momento das análises, é vital para que o trabalho seja bem feito.

Além da curiosidade e da capacidade de analisar dados, o foco deve ser valorizado por quem trabalha com growth hacking.

Quais habilidades que devem ser desenvolvidas pelo Growth Hacker?

A primeira habilidade, a qual é mais associada ao growth hacker, é a capacidade de análise. Como mencionado, não é uma questão de ser um “mestre” dos números, mas é uma questão de ser acostumado com análises de dados, e fugir disso é o primeiro passo para um mau trabalho.

Outra habilidade é a polivalência! Isso quer dizer um profissional que sabe se virar em diversas áreas, porém com domínio profundo na sua.

A terceira habilidade esperada de um growth hacker é saber cuidar de sua equipe, pois ele compreende que depende do bom trabalho dos colaboradores da área.

Áreas fundamentais em que o Growth Hacker deve ter competência

Ainda que o growth hacker trabalhe de uma maneira ampla, o que também é estipulado conforme as necessidades da empresa onde colabora, é necessário que tenha conhecimento e boa performance em algumas áreas fundamentais.

Entre as áreas, podemos citar a capacidade analítica e o hábito de analisar dados, bem como um nível suficiente de TI, a fim de usar códigos e sistemas. É preciso ser bom em gestão de pessoas e ter domínio dos indicadores de sucesso de uma empresa, dos canais e ferramentas de marketing.

Também é necessário que o growth hacker trabalhe sempre a partir de uma abordagem prática do negócio e desenvolva capacidades multidisciplinares.

Exemplos de ferramentas que otimizam o trabalho de Growth Hacker

Por mais que o growth hacker seja caracterizado como um profissional polivalente e proativo, é impossível realizar seu trabalho sem o uso de ferramentas, onde as melhores são:

  • HEAP;
  • SAS;
  • Tableau;
  • Google Analytics.

O mercado de softwares evolui cada dia mais e oferece novas soluções, cabe ao growth hacker estar a par delas e sembre buscar se atualizar.

Ferramentas de testagem

As chamadas “ferramentas de testagem” podem ser entendidas como os meios digitais para fazer os testes, que é uma das fases do trabalho do growth hacker. Além de coletar e analisar dados, esse profissional cria hipóteses e as coloca à prova. Para isso, usa ferramentas como:

  • Google Optimize;
  • Marketo.

Através das ferramentas tanto de análise quanto de testagem, o growth hacker consegue realizar o seu trabalho de forma otimizada, como é característica da profissão.

Com todas as habilidades requeridas de um growth hacker, e com o quanto esse profissional é cada vez mais almejado pelas empresas, não é à toa que o interesse no assunto tornou-se maior. Com certeza, é uma profissão muito interessante e recompensadora!


Tags

growth hacking, marketing, marketing digital


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