Já ficou confuso se perguntando quais métricas são realmente importantes para o seu negócio?
Se a resposta foi sim, você não está sozinho. Com o número de dados que conseguimos extrair através de plataformas de análises, redes sociais, ferramentas de CRM, dados de mídias pagas e outras milhares de fontes, fica difícil entender o que realmente é relevante ou não.
Eu mesmo, já trabalhei como analista, coordenador, gerente, head e diretor de marketing e growth em minha carreira, e tive o trabalho de conseguir encontrar as métricas que realmente eram fundamentais para área em vários desses cargos, dentre milhares de números e dados que recebia todos os dias.
Nesse cenário, encontrei uma maneira de direcionar esforços para aquilo que realmente importava, através da One Metric That Matters (OMTM), ou, de forma simples, a métrica que importa.
Com esse conceito de OMTM eu consegui encontrar uma maneira de priorizar uma meta assertiva para o meu negócio ir mais longe e crescer a longo prazo.
Quer entender como fazer isso e encontrar a melhor maneira de alcançar os objetivos do seu negócio? Então continue a leitura.
O que é One Metric That Matters (OMTM)?
Criado por Alistair Croll e Ben Yoskovitz no livro Lean Analytics, o conceito OMTM foi desenvolvido como uma solução às ‘métricas de vaidade’ aqueles dados ou números não relevantes que não geram nenhum resultado concreto para as estratégias adotadas.
Os autores perceberam que como uma maneira de evitar essas métricas desnecessárias, as empresas poderiam adotar uma métrica que importa, ou seja, aquela que direcionará a equipe para a ação com objetivo de alcançá-la em um determinado período de tempo.
Imagine você por exemplo, se quisesse ao mesmo tempo, comprar um carro novo, fazer um intercâmbio e financiar uma casa. Você não daria conta de fazer tudo isso ao mesmo tempo, certo?
Pois é, a mesma coisa acontece com empresas que possuem focos diversos e no fim não conseguem entregar nada. A OMTM é o conceito de escolher um único foco, aquele número que a empresa deseja alcançar, e então direcionar todos os esforços para ele, com uma estratégia bem-definida que trace o caminho para essa métrica ser alcançada.
A One Metric That Matters obrigará a equipe a entender qual o principal problema que a empresa deseja consertar ou a principal solução para o negócio que fará toda a equipe (ou as vezes toda a empresa) a ter um objetivo direcionado.
E então você deverá se perguntar: qual o principal objetivo da minha empresa?
Abrir um grande número de contas? Monetizar minha base de clientes? Ser autoridade no meu nicho? Aumentar a receita em X% em 1 ano?
Tenha uma resposta para essa pergunta e assim você poderá definir sua OMTM.
Vantagens da One Metric That Matters
Utilizar o conceito de OMTM elimina a perda de tempo da sua equipe com ações que não trarão resultado, com esforços inúteis, além de reduzir as incertezas sobre os resultados reais que sua empresa deseja alcançar.
Com a métrica que importa você terá objetivos e metas claras, de como deverá agir para alcançar os principais resultados do seu negócio e quais as melhores maneiras de chegar lá.
Além disso, toda a empresa poderá ter um foco único, rumo a um objetivo em comum, criando muito mais sintonia na posição da empresa para seus próprios colaboradores, que entenderão de fato o que precisa ser feito e saberão que todos ao seu redor desejam a mesma coisa.
Ou seja, diminui conflitos de interesse interno, reduz o gasto com estratégias desnecessárias e acaba com as incertezas em relação aos resultados reais que a empresa almeja.
Com tudo isso, ouso dizer também que a One Metric That Matters pode mudar toda a cultura da sua organização.
Mas não me entenda mal, quero que saiba que a OMTM funciona como uma luz para o momento atual, ou seja, não é algo eterno e sim uma meta que será o foco da empresa por um período de tempo específico, e que mudará com as necessidades da empresa, se adaptando as novas realidades.
Como definir a One Metric That Matters
Estabeleça o principal obstáculo do negócio
Definir uma grande meta primeiro passa pelo processo de diagnóstico das dores da empresa, onde estão as falhas do processo, e quais os obstáculos que seu empreendimento enfrenta.
Com isso em mente, você entenderá quais as lacunas da sua operação e para onde precisará direcionar esforços.
Não sabe qual a dor do seu negócio? Tudo bem, isso nem sempre é visível e óbvio, por isso você poderá contar com muitos dados e o apoio dos membros-chave da sua empresa para encontrar essa dor, além de pesquisas de mercado que podem ser realizadas.
Encontre uma solução para o obstáculo
Já entendeu qual a principal dor do seu negócio? Ótimo, agora é hora de encontrar a solução e transformá-la em uma meta Específica, Mensurável, Atingível, Realista e Temporizável, a famosa meta SMART.
Afinal, uma solução sem um plano tático para alcançá-la não serve de nada, por isso uma meta SMART cobrirá todos os passos necessários para que essa grande solução seja conquistada.
Quebre a solução em pequenas metas
Quer aumentar o market share, dobrar a receita, cortar gastos ou aumentar o número de clientes?
Independente da meta escolhida você deverá traçar um plano tático com metas parciais, que no final formem o todo, mas que precisam ser específicas para a criação da estratégia completa.
Se quiser aumentar o número de clientes, qual será a estratégia realizada?
Eu pensaria, por exemplo, em criar uma campanha paga, com um funil de vendas bem-estruturado e uma campanha de conteúdo orgânico nas redes sociais.
Com as pequenas metas definidas, você conseguirá traçar todo o caminho que precisa ser feito para alcançar a métrica que importa, e assim poderá começar a agir.
Alinhe a OMTM com toda equipe
Agora que você já definiu a métrica que importa é fundamental que toda a equipe esteja alinhada e a par da estratégia necessária para alcançar o objetivo.
É hora de apresentar a métrica e todo o plano tático para que os colaboradores sejam direcionados a ações que levem ao alcance da meta, criando sintonia em toda a operação do seu negócio.
Conclusão
Acredito fielmente que a One Metric That Matters é uma forma muito eficiente para empresas que buscam direcionamento no negócio para alcançarem seus objetivos.
Como já mencionei, ela reduz o ruído de métricas de vaidade, engaja a equipe em objetivos em comum e aumenta a precisão da equipe para os resultados que realmente importam e precisam de atenção.
E você, já ouviu falar nesse método? Deixe seu comentário se considera uma boa ideia para a sua empresa.