agosto 5

0 comments

Profissional T-Shaped: como se tornar o profissional que toda empresa deseja ter

Imagem ilustrativa sobre conteúdo de profissional T-Shaped

Você sabia que há 20 anos atrás era muito mais simples ser um profissional do que atualmente?

Na época dos nossos pais, pré-internet, ser um bom profissional significava exercer uma única função com perfeição, repetidamente, e era isso.

O mundo evoluiu, a população cresceu, o mercado se desenvolveu, e hoje ser um profissional demandado significa muito mais do que antes. Hoje, o mercado demanda cada vez mais por profissionais T-Shaped.

Palma, mas o que infernos é esse T-Shaped?

É isso que quero te explicar neste artigo. Quero te mostrar como ser um profissional desejado pelo mercado e quais as características você precisará ter para finalmente alcançar os melhores salários e benefícios que o mercado de trabalho consegue oferecer. 

Vamos lá?

O que é um profissional T-Shaped?

O profissional T-Shaped é aquele que possui um conhecimento específico e aprofundado, mas também conhece um pouco de várias outras funções e tarefas dentro da mesma área de atuação.

Gosto de pensar neste profissional como o famoso “coringa”, aquele que possui uma especialidade mas também sabe um pouco de tudo.

O termo foi popularizado na Califórnia, nos EUA, por profissionais de design, e significa literalmente “o tipo T”, pois a letra é uma forma simples de visualizar a composição do perfil.

Basicamente, “o tipo T”, possui uma camada horizontal, em que cabem as competências e habilidades diversas, ou seja, vários conhecimentos diferentes sobre toda a área. Enquanto a camada vertical abrange as competências específicas, que tornam o profissional expert em uma função única.

O profissional T-Shaped é basicamente alguém com um perfil multidisciplinar, capaz de transitar em vários campos e, ao mesmo tempo, possuir uma especialidade.

Vamos considerar o marketing como exemplo para ficar mais claro:

Um profissional T-Shaped poderá ser especialista em copywriting, mas ele provavelmente também terá de entender das seguintes funções para ter mais visibilidade e chances de crescimento:

  • SEO
  • CRM
  • Otimização de campanhas
  • Mídias sociais
  • Influencers
  • Growth
  • Mídias pagas
  • Analytics
  • Business Intelligence
  • HTML básico
  • Design

E esses são só alguns! Mas o que descrevi acima é uma realidade da área de marketing, onde cada vez mais profissionais precisam entender um pouco de tudo para poderem se destacar em um mercado competitivo.

Nesse exemplo, a especificação do profissional é copywriting, mas ele consegue atuar em um pouco de tudo das áreas acima, assim se tornando um profissional T-Shaped (na vertical, copywriting, na horizontal, as funções descritas acima).

Como se tornar um profissional T-Shaped

1 – Tenha objetivos de carreira claros

Primeiramente você precisará enxergar onde deseja chegar e o que será preciso para alcançar seus objetivos. 

Você provavelmente perceberá que altos cargos de liderança, por exemplo, exigem que o profissional entenda um pouco de tudo sobre a área em que atua. 

Você deseja se tornar um líder, um diretor ou um gestor na sua empresa? Então você precisará entender todo seu funcionamento, quais suas fontes de receita, suas funções-chave e o que os principais profissionais daquela empresa realizam diariamente.

Sendo assim, defina quais são seus objetivos de carreira e você enxergará qual o caminho para chegar lá, e pode ter certeza que esse caminho será cheio de funções as quais você deverá aprender. 

2 – Saia da zona de conforto

Sentiu que está tudo bem ao seu redor e você está executando seu trabalho com perfeição, sem muitos problemas? Então você provavelmente está parado no tempo.

Ao perceber que você já não possui mais novidades no seu dia a dia e que novos desafios não estão surgindo, isso provavelmente significa que você não tem buscado novos desafios e está em uma zona de conforto.

É essencial que você perceba o que pode ser feito para o crescimento na carreira, e que isso exigirá mudanças, aceitação de novos desafios e constante evolução das suas funções, isso fará com que você entenda cada vez mais da área que atua.

3 – Faça autoavaliações

Se conhecer e ser honesto com você mesmo é a chave para se tornar um profissional T-Shaped. 

Sugiro que separe uma folha de papel e anote seus pontos fortes e fracos, com isso saberá o que precisa melhorar, quais funções precisa aprimorar e no que de fato você já é bom. 

Além das autoavaliações, solicite feedbacks para seus colegas de trabalho e gestores, assim terá uma visão externa do que poderá ser melhorado em si mesmo e ainda demonstrará aos seus colegas que deseja crescer onde atua.

4 – Aprenda tudo

Ser um profissional T-Shaped significa aceitar desafios mesmo que não saiba como realizá-los. 

Diga sim sempre que seu gestor precisar de um favor sobre algo que você desconhece, sente próximo aos seus colegas e descubra o que e como eles fazem, assim você começará a fazer parte integral da área.

Também recomendo que realize cursos sobre as mais diversas áreas que forem preciso, no caso de marketing por exemplo, cursos de HTML e design, que são mais técnicos e precisam de uma atenção especial. 

Especialmente na área da tecnologia cursos são essenciais e farão toda a diferença para profissionais do futuro, que entendem a importância de dominar as novas tecnologias que surgem. 

5 – Tenha resiliência

Ser um profissional bem-qualificado e demandado pelo mercado também não é uma tarefa fácil.

Quanto mais você souber e mais funções dominar, mais será demandado pelo seu gestor com novas responsabilidades as quais deverá arcar.

Possuir resiliência é entender que seu processo rumo ao sucesso demandará paciência, autocontrole, gerenciamento de tempo e tarefas e o acumulo de funções que poderão gerar muita cobrança em cima de você.

Mas tenha paciência e entenda que, quem faz mais do que deve, em breve será recompensado com salários mais altos e benefícios mais atraentes.

Conclusão

O mercado está cada vez mais buscando por profissionais T-Shaped e eu acredito fielmente que esses serão os profissionais que se destacarão em suas equipes, ganharão promoções sempre que elas estiverem disponíveis e criarão redes de conexão invejáveis.

Tenha objetivos claros em sua carreira, busque aprender tudo ao seu redor, domine novas tecnologias, tenha resiliência e saia da sua zona de conforto, assim você poderá se tornar aquele profissional multitarefas que todo gestor adora ter e, em algum tempo, verá como isso fará diferença em sua carreira.

Leia também 5 dicas para impulsionar sua carreira em 2022.


Tags


Talvez você também goste disso...

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça a Metodologia que LinkedIn, Uber, Tesla e Dropbox usaram para CRESCER. 

>