novembro 15

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Quais são os indicadores de lucratividade da sua empresa

É importante dar total prioridade ao índice de lucratividade, pois isso afeta as estratégias de ação da empresa, do ponto de vista de seus processos internos, mas também influencia nos atos de investidores. Esse último caso se dá nas empresas de capital aberto. A lucratividade é uma medida que demonstra o estado atual de uma empresa, isto é, a “saúde” de um negócio. 

Mas, é preciso compreender que o indicador de lucratividade não é o único a ser examinado a fim de determinar como uma empresa está. Por conseguinte, o próprio conceito de lucratividade deve ser bem examinado, de modo a não gerar confusões na hora de determinar o índice de lucratividade corretamente. 

Um exemplo clássico de um erro corriqueiro é a confusão entre índice de lucratividade e índice de rentabilidade. Ambos são medidores do crescimento de uma empresa, mas representam parâmetros diferentes.

Veja neste artigo a definição para lucratividade, quais são os seus indicadores e qual é o fundamento para reconhecer uma empresa como lucrativa. Ademais, a importância na diferenciação entre os conceitos de rentabilidade, lucratividade e valor empresarial.

O que é a lucratividade de uma empresa?

Um negócio só é justificado quando os ganhos superam o custo das despesas e, ao mesmo tempo, gera valor a mais para que o empreendimento tenha crescimento constante. Logo, o excedente define o lucro. 

Enquanto o lucro é determinado em valores nominais, a lucratividade é expressa em valores percentuais, pois é dada a partir da divisão de fatores previamente calculados. De modo a saber se a lucratividade está boa ou ruim, é necessário estimar o valor diante dos resultados obtidos por outras empresas do mesmo setor. 

Fonte/Reprodução: original

Conhecer o ganho real, tanto sobre cada produto, quanto sobre a somatória de todos, e até mesmo quanto aos custos operacionais, é de suma importância para as próximas tomadas de decisões de uma empresa.

Quando uma empresa é considerada lucrativa?

O lucro nasce de uma conjuntura de três fatores:

  • Mínima despesa/custo de produção
  • Máximo faturamento
  • Máxima contribuição

Enquanto o faturamento é relativo ao valor obtido das vendas, a contribuição é esse valor com as despesas deduzidas. Na prática, uma empresa é lucrativa quando o valor do lucro excede os custos, mas isso deve ser calculado sempre em relação ao mercado. 

Como fazer um indicador de lucratividade?

Existe uma fórmula para calcular a lucratividade de uma empresa, dada em percentual. Os componentes do cálculo são o lucro líquido e a receita bruta. A determinação do índice de lucratividade segue: O Lucro Líquido dividido pela Receita Bruta, multiplicado por 100.

Deve-se considerar que o fator de lucro líquido só pode ser apurado após a dedução de custos e despesas, ao passo que a receita bruta incide sobre todas as vendas daquele produto ou serviço, no tempo já estabelecido, que pode ser de um, três, seis ou até doze meses. 

Fonte/Reprodução: original

É importante avaliar os resultados dessa fórmula com as pretensões de lucro traçadas no planejamento prévio às vendas. Ainda como comparação, vale confrontar os valores obtidos com a média do mercado, com intuito de saber como sua empresa se sai em relação às outras.

Mesmo que a fórmula da lucratividade seja simples, chegar aos valores de lucro requer maior atenção. Veja a seguir os tipos de margens de lucro que devem ser calculadas antes. 

Margem de lucro bruta

A margem de lucro bruta diz respeito à rentabilidade de um negócio. Em outras palavras, essa margem define o seu lucro por venda. Ajuda a estabelecer a porcentagem de seu ganho a cada produto entregue ao cliente.

Alguns produtos possuem margem maior do que outros e é necessário conhecer a de cada um. Se a conta dos lucros for feita em cima da venda de todos os produtos, o valor final pode mascarar seus ganhos reais por produto. O cálculo da margem bruta é feito a partir da seguinte fórmula: O Lucro Bruto dividido pela Receita Total, multiplicado por 100. A margem bruta é importante na hora de precificar cada produto. 

Margem de lucro líquida

Essa margem é menos simples, pois envolve os cálculos da receita. É obtida quando se descobre o valor do lucro para cada real de receita já calculado. O cálculo da margem líquida é efetuado da seguinte maneira: O Lucro Líquido dividido pela Receita Total, multiplicado por 100.

Os impostos, os custos de produção e as despesas são todos objetos de cálculo na hora de estimar a margem líquida.

Margem de lucro operacional.

O índice de lucratividade não pode ser medido apenas pelo lucro da venda de um produto ou serviço. Simplesmente porque até que o produto chegue às “prateleiras”, ou seja, ao cliente, gerou-se um custo nesse movimento por parte da empresa. Esse é o custo operacional. É possível chegar a margem de lucro operacional conforme o calculo: Lucro Operacional dividido pela Receita Líquida.

Margem de EBITDA.

Essa sigla vem do inglês e quer dizer Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Na prática, é um índice especialmente interessante para que os investidores conheçam os custos operacionais de uma empresa.

A Margem EBITDA, como o nome original sugere, é calculada a despeito de juros, taxas, depreciações e amortizações. É a maneira mais direta de se compreender quais são os pontos fracos e fortes das operações de uma empresa. Quando a margem é menor que a esperada, isso significa que o índice de lucratividade, em termos de operações, é baixo.

Obviamente, esses fatores devem ser considerados pelo gestor da empresa, assim como todos os outros, mas do ponto de vista financeiro não são considerados.

Qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade e valor empresarial?

Após entender o que é lucratividade e cada um de seus aspectos, é recomendado fazer uma definição mais específica. É um erro passar o índice de rentabilidade como se fosse indicador de lucratividade. Isso pode gerar confusões quanto a real evolução de um negócio.

A lucratividade fala sobre os ganhos relativos à atividade empresarial, seja como vendas ou operações. É o que mantém a empresa em movimento. Já a rentabilidade diz respeito ao investimento inicial no empreendimento. É uma margem com base no “impulso inicial” para que o empreendimento exista em primeiro lugar.

Dizemos que uma empresa é rentável quando a sucessão de lucros obtém aumento gradual, o que justifica o investimento feito. Se reduzirmos o conceito, lucratividade se mede pela atuação e rentabilidade pelo retorno. 

Uma vez que se aprende o conceito de indicadores de lucratividade em suas minúcias, fica cada vez mais natural aplicá-los à realidade de um empreendimento. Uma empresa que está em constante expansão requererá a estipulação desses valores e dessas margens para que seus ganhos sejam compreendidos de maneira precisa.

As diferenças entre o índice de lucratividade podem ser sutis, mas mostram seu real impacto, visto que são calculadas separadamente, e uma vez que o resultado dos cálculos é considerado na hora de tomar decisões sobre uma empresa.

Saber os índices de lucratividade constitui um caminho relativamente trabalhoso, porém as estratégias de investimento e planos de negócios serão certeiras e o risco de incorrer em erro será menor.


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