Afinal, qual o salário de um growth hacker? A transformação digital mudou a forma como as empresas encaram o mercado e o seu respectivo público consumidor. A necessidade de criar novas técnicas de marketing levou os especialistas na área até a metodologia que chamamos de Growth Hacking, que é a forma mais avançada de crescimento empresarial da atualidade.
Por causa dos seus resultados, mostrados no sucesso das hoje grandes corporações como o Facebook, LinKedin e AirBnb, as empresas buscam por esse método cada vez mais. Com isso, a demanda por profissionais de growth hacking cresceu exponencialmente. No entanto, são poucos ainda que tem experiência na área.
A demanda alta que convergiu com a baixa oferta nesse ramo fez com que esse profissional se tornasse ainda mais requisitado, o que aumentou o salário do growth hacker. Veja a seguir o que é growth hacking e como surgiu, quais são as atribuições dos profissionais dessa área e quais os melhores cargos e salários.
Entenda o que é o Growth Hacking
Como o próprio nome alude, growth hacking diz respeito ao crescimento, sempre de forma acelerada, por meio de atalhos, que nasce da experimentação incessante.
O termo foi criado por Sean Ellis, fundador e CEO da Growthhackers.com, a maior plataforma para growth hackers e empresas que desejam usar estratégias no mundo inteiro. Ela disponibiliza conteúdo e um software para tornar o growth hacking possível nas empresas.
Através desse conceito, Ellis explicou em minúcias o processo de marketing por trás do crescimento das empresas gigantes mundiais. Algumas das quais, como o DropBox e o LogMein, ele teve participação direta.
O growth hacking se materializa através de uma série de estratégias que implicam na execução de experimentos e coleta de dados precisos com base nos mesmos. É uma abordagem mais cientificada para o marketing digital, pois lida em hipóteses, testes e conclusões.
À primeira vista, pode soar estranho fazer experimentos ao invés de simplesmente lançar à empresa em campanhas de anúncio, marketing de conteúdo e vendas tradicionais. No entanto, o growth hacking lida no que é específico. Através dos métodos de experimentação, uma empresa pode descobrir exatamente o que funciona para ela. Isso a faz crescer à frente das outras.
Não é à toa que o salário do growth hacker é tão bom, pois ele é a chave que decide por qual porta uma empresa entra para crescer como nunca antes. O growth hacker identifica os pontos críticos de uma empresa, os KPI’s.
KPI é a sigla para Key Performance Indicator, ou, Pontos Chave de Indicação de Desempenho. Basicamente, tratam-se das unidades de medida para o sucesso de um empreendimento. Alguns deles são o tráfego, os leads e as vendas.
O growth hacker entra para medir, analisar e, no fechamento do ciclo, criar a estratégia com base na situação real de uma empresa.
Um exemplo simples da importância do growth hacking. Em uma situação hipotética, a partir do método de growth hacking, o dono de um negócio descobre que sua empresa precisa investir mais em anúncios no Facebook, pois 90% do seu público está lá. Isso o impedirá de gastar dinheiro em redes e plataformas que a persona de sua marca não usa.
A junção do custo menor e do investimento focado em um único ponto certeiro torna-se um fator decisivo para o crescimento escalonado dessa empresa que desistiu de usar o método do growth hacking.
O motivo por trás do alto salário do growth hacker repousa no fato desse profissional representar cortes de custos e ganhos em escala massiva para os empreendedores.
O que fazem os profissionais de Growth?
Uma vez compreendido o conceito do growth hacking, bem como a importância do profissional dessa área, o próximo passo é entender melhor as atribuições e o cotidiano do growth hacker.
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que o termo “hack” não tem a ver com os criminosos virtuais que, por exemplo, roubam dados. “Hack” tem mais a ver com atalhos e sacada para agilizar o crescimento da forma menos custosa quanto possível para uma empresa.
Apesar da tecnologia fazer parte da vida de um growth hacker, a sua profissão não é definida somente por essa área do conhecimento. O conceito é bem mais amplo, assim como a própria definição de marketing digital.
É interessante pensar no growth hacker como alguém cujo objetivo é traçar a rota mais rápida possível para o crescimento da empresa. Por óbvio, ele pensa em vendas, mas não como um fim em si, o fim é o crescimento, as vendas são apenas mais um meio. Criar um ambiente, uma cultura e um sistema de eficácia extrema: esse é o “norte” desse profissional.
Para chegar a esse objetivo, o profissional do growth hacking deve ser especialista nas seguintes áreas:
- processos
- negócios
- metodologias de análise
- coleta de dados
- tecnologia e desenvolvimento
- cultura do mercado
- hábitos do consumidor
Um bom growth hacker é capaz de reunir cada um desses pontos e o marketing digital. Afinal, se o método do growth é a orientação para o crescimento de uma empresa, o marketing digital é a ferramenta que possibilita a materialização desse planejamento.
Através de um profundo entendimento das métricas e da própria mentalidade do consumidor, o profissional desta área consegue mensurar qual intensidade deve ser aplicada e em qual estratégia de marketing.
Mas, o growth hacker realiza todo esse processo inúmeras vezes, apenas a nível de teste, até encontrar a fórmula perfeita. Só a partir desse sucesso que a empresa poderá implementar a nova estratégia. De outra forma, seria o mesmo que lançar todo o negócio no escuro e esperar aterrissar em terra firme.
É comum o profissional de growth hacking ter um perfil criativo e tomador de iniciativa, mas, simultaneamente, prático e analítico, entendedor de pesquisas.
Quais os melhores cargos e ganhos para profissionais de Growth Hacking?
Hoje em dia, as empresas se habituaram a contratar growth hackers, no plural. Em geral, o trabalho é realizado por uma equipe de especialistas nessa área, por isso existem alguns cargos dentro dessa profissão. O salário do growth hacker varia conforme a sua atividade exercida nessa equipe.
Os designers, programadores e engenheiros são os responsáveis pelo desenvolvimento das ferramentas e softwares adequados ao desenvolvimento da empresa. Tudo de acordo com o resultado dos experimentos. Já os growth analysts são os responsáveis pela manutenção da coleta e análise de dados para a equipe.
Os maior cargo dentro de uma equipe de growth é o de growth lead ou growth master, que estará no topo da cadeia de comando, tomando decisões e gerenciado equipes.
O melhor salário para essa área pertence ao growth master / growth lead, a pessoa que gerencia o processo todo dependendo da empresa, e pode chegar a até R$50.000,00 por mês de salário, dependendo da empresa. Em seguida vemos cargos como o de growth marketer que ganha entre R$5.000,00 e R$ 16.000,00.
Esses valores são apenas uma média, podendo ser ainda maiores ou menores, a depender da empresa que contrata.
O salário do growth hacker certamente se justifica por sua especialidade. As empresas já lançam mão do marketing digital, mas esse movimento evoluiu. É exatamente isso que o growth hacker representa: uma evolução na forma de fazer marketing. Assertividade, precisão, menos gastos e crescimento rápido são as características que esse profissional carrega para onde vai.