dezembro 23

0 comments

Qual salário do profissional da área de Growth Hacking?

Afinal, qual o salário de um growth hacker? A transformação digital mudou a forma como as empresas encaram o mercado e o seu respectivo público consumidor. A necessidade de criar novas técnicas de marketing levou os especialistas na área até a metodologia que chamamos de Growth Hacking, que é a forma mais avançada de crescimento empresarial da atualidade. 

Por causa dos seus resultados, mostrados no sucesso das hoje grandes corporações como o Facebook, LinKedin e AirBnb, as empresas buscam por esse método cada vez mais. Com isso, a demanda por profissionais de growth hacking cresceu exponencialmente. No entanto, são poucos ainda que tem experiência na área.

A demanda alta que convergiu com a baixa oferta nesse ramo fez com que esse profissional se tornasse ainda mais requisitado, o que aumentou o salário do growth hacker. Veja a seguir o que é growth hacking e como surgiu, quais são as atribuições dos profissionais dessa área e quais os melhores cargos e salários.

Entenda o que é o Growth Hacking

Como o próprio nome alude, growth hacking diz respeito ao crescimento, sempre de forma acelerada, por meio de atalhos, que nasce da experimentação incessante.

O termo foi criado por Sean Ellis, fundador e CEO da Growthhackers.com, a maior plataforma para growth hackers e empresas que desejam usar estratégias no mundo inteiro. Ela disponibiliza conteúdo e um software para tornar o growth hacking possível nas empresas.

Fonte/Reprodução: original

Através desse conceito, Ellis explicou em minúcias o processo de marketing por trás do crescimento das empresas gigantes mundiais. Algumas das quais, como o DropBox e o LogMein, ele teve participação direta. 

O growth hacking se materializa através de uma série de estratégias que implicam na execução de experimentos e coleta de dados precisos com base nos mesmos. É uma abordagem mais cientificada para o marketing digital, pois lida em hipóteses, testes e conclusões. 

À primeira vista, pode soar estranho fazer experimentos ao invés de simplesmente lançar à empresa em campanhas de anúncio, marketing de conteúdo e vendas tradicionais. No entanto, o growth hacking lida no que é específico. Através dos métodos de experimentação, uma empresa pode descobrir exatamente o que funciona para ela. Isso a faz crescer à frente das outras.

Não é à toa que o salário do growth hacker é tão bom, pois ele é a chave que decide por qual porta uma empresa entra para crescer como nunca antes. O growth hacker identifica os pontos críticos de uma empresa, os KPI's.

KPI é a sigla para Key Performance Indicator, ou, Pontos Chave de Indicação de Desempenho. Basicamente, tratam-se das unidades de medida para o sucesso de um empreendimento. Alguns deles são o tráfego, os leads e as vendas. 

O growth hacker entra para medir, analisar e, no fechamento do ciclo, criar a estratégia com base na situação real de uma empresa. 

Um exemplo simples da importância do growth hacking. Em uma situação hipotética, a partir do método de growth hacking, o dono de um negócio descobre que sua empresa precisa investir mais em anúncios no Facebook, pois 90% do seu público está lá. Isso o impedirá de gastar dinheiro em redes e plataformas que a persona de sua marca não usa. 

A junção do custo menor e do investimento focado em um único ponto certeiro torna-se um fator decisivo para o crescimento escalonado dessa empresa que desistiu de usar o método do growth hacking.

O motivo por trás do alto salário do growth hacker repousa no fato desse profissional representar cortes de custos e ganhos em escala massiva para os empreendedores. 

O que fazem os profissionais de Growth?

Uma vez compreendido o conceito do growth hacking, bem como a importância do profissional dessa área,  o próximo passo é entender melhor as atribuições e o cotidiano do growth hacker.

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que o termo “hack” não tem a ver com os criminosos virtuais que, por exemplo, roubam dados. “Hack” tem mais a ver com atalhos e sacada para agilizar o crescimento da forma menos custosa quanto possível para uma empresa.

Fonte/Reprodução: original

Apesar da tecnologia fazer parte da vida de um growth hacker, a sua profissão não é definida somente por essa área do conhecimento. O conceito é bem mais amplo, assim como a própria definição de marketing digital. 

É interessante pensar no growth hacker como alguém cujo objetivo é traçar a rota mais rápida possível para o crescimento da empresa. Por óbvio, ele pensa em vendas, mas não como um fim em si, o fim é o crescimento, as vendas são apenas mais um meio. Criar um ambiente, uma cultura e um sistema de eficácia extrema: esse é o "norte" desse profissional.

Para chegar a esse objetivo, o profissional do growth hacking deve ser especialista nas seguintes áreas:

  • processos
  • negócios
  • metodologias de análise
  • coleta de dados
  • tecnologia e desenvolvimento
  • cultura do mercado
  • hábitos do consumidor

Um bom growth hacker é capaz de reunir cada um desses pontos e o marketing digital. Afinal, se o método do growth é a orientação para o crescimento de uma empresa, o marketing digital é a ferramenta que possibilita a materialização desse planejamento. 

Através de um profundo entendimento das métricas e da própria mentalidade do consumidor, o profissional desta área consegue mensurar qual intensidade deve ser aplicada e em qual estratégia de marketing. 

Mas, o growth hacker realiza todo esse processo inúmeras vezes, apenas a nível de teste, até encontrar a fórmula perfeita. Só a partir desse sucesso que a empresa poderá implementar a nova estratégia. De outra forma, seria o mesmo que lançar todo o negócio no escuro e esperar aterrissar em terra firme. 

É comum o profissional de growth hacking ter um perfil criativo e tomador de iniciativa, mas, simultaneamente, prático e analítico, entendedor de pesquisas.

Quais os melhores cargos e ganhos para profissionais de Growth Hacking?

Hoje em dia, as empresas se habituaram a contratar growth hackers, no plural. Em geral, o trabalho é realizado por uma equipe de especialistas nessa área, por isso existem alguns cargos dentro dessa profissão. O salário do growth hacker varia conforme a sua atividade exercida nessa equipe.

Os designers, programadores e engenheiros são os responsáveis pelo desenvolvimento das ferramentas e softwares adequados ao desenvolvimento da empresa. Tudo de acordo com o resultado dos experimentos. Já os growth analysts são os responsáveis pela manutenção da coleta e análise de dados para a equipe.

Os maior cargo dentro de uma equipe de growth é o de growth lead ou growth master, que estará no topo da cadeia de comando, tomando decisões e gerenciado equipes.

O melhor salário para essa área pertence ao growth master / growth lead, a pessoa que gerencia o processo todo dependendo da empresa, e pode chegar a até R$50.000,00 por mês de salário, dependendo da empresa. Em seguida vemos cargos como o de growth marketer que ganha entre R$5.000,00 e R$ 16.000,00.

Esses valores são apenas uma média, podendo ser ainda maiores ou menores, a depender da empresa que contrata. 

O salário do growth hacker certamente se justifica por sua especialidade. As empresas já lançam mão do marketing digital, mas esse movimento evoluiu. É exatamente isso que o growth hacker representa: uma evolução na forma de fazer marketing. Assertividade, precisão, menos gastos e crescimento rápido são as características que esse profissional carrega para onde vai.


Tags


Talvez você também goste disso...

Como Analisar Dados da Base de Clientes com IA de Forma Simples

Alguns anos atrás, enquanto trabalhava em uma casa de research, nosso maior desafio era transformar dados brutos em informações acionáveis. Lembro bem do time enorme que precisávamos para isso: três pessoas dedicadas apenas à manipulação e análise de dados. Era desgastante, lento e caro. Na Growth Labs, adotamos um framework que simplificou esse processo. Venho

Read More

Conheça a Metodologia que LinkedIn, Uber, Tesla e Dropbox usaram para CRESCER.