novembro 18

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Quem é Sean Ellis? Conheça o criador do Growth Hacking

Uma das técnicas mais utilizadas por empresas em crescimento, o Growth Hacking já está comprovado em sua eficácia, e Sean Ellis é o mais reconhecido especialista na área em todo o mundo. 

Ele não apenas instituiu o growth hacking como prática, a qual muitas empresas startups, especialmente as de natureza tecnológica, usam. Sean Ellis se responsabilizou diretamente pela expansão das gigantes Dropbox, LogMeIn, Lookout e Eventbrite.

A influência de Sean Ellis é tamanha entre o meio empresarial que o termo cunhado por ele, o “growth hacking” representa as estratégias de crescimento das marcas proeminentes do mundo digital, tais quais o Airbnb, Amazon, Uber e Facebook. 

Qual o elo que interliga empresas tão diferentes uma da outra? Qual o ponto onde convergem? É o growth hacking, e o seu “pai”, como é chamado, Sean Ellis.

Não obstante, ele formou a “GrowthHackers.com”, que é uma plataforma internacional para atender aos profissionais do growth hacking através de consultorias e um software, com a finalidade de administrar projetos e iniciar as empresas no processo de crescimento alavancado.

Leia a seguir sobre quem é Sean Ellis, sua própria jornada profissional e quais as principais dicas usadas por ele para quem inicia nesse método.

Quem é Sean Ellis, criador do termo Growth Hacking?

Sean Ellis se tornou conhecido como um proeminente nome do marketing, além de atualmente ser o fundador da GrowthHackers.com, mas, sua formação acadêmica se deu nas Relações Internacionais. Durante a faculdade, estudou na Hungria, na capital Budapeste, por um ano.

Esse tempo fora também explica como Sean Ellis participou da fundação da LogmeIn, que é uma empresa húngara da qual se tornou vice-presidente. Sua vida profissional começou no mercado editorial.

Qual livro foi lançado por Sean Ellis (3)
Fonte/Reprodução: original

Ao trabalhar com empresas, Sean Ellis cunhou o termo “growth hacking”, publicado em seu blog em 2010 e se popularizou até a grandeza dos dias atuais. 

Growth hacking é, em linhas gerais, todo ato implementado com o fim de fazer uma empresa crescer de modo ágil, ou seja, mais rápido do que seria esperado. Para chegar a esse ponto, Sean Ellis define a técnica como práticas realizadas após observação e experimentação. Isso indica que sua abordagem de crescimento de empresas não é ortodoxa. 

As empresas que usam dessa técnica, em geral, possuem equipes multidisciplinares, intensificam ações para trabalhar com métricas, buscam a melhoria sustentável da empresa e não usam de marketing tradicional.

Qual livro foi lançado por Sean Ellis?

Por ter ajudado muitos empreendimentos a implementar o growth hacking, e com a intenção de massificar esse conhecimento até para as empresas que não poderiam ter consultas com ele próprio, Sean Ellis criou o livro: “Hacking Growth”. 

Qual livro foi lançado por Sean Ellis (2)
Fonte/Reprodução: original

O livro fala sobre como explorar as brechas para engatilhar o crescimento de uma empresa, e é um verdadeiro guia, indispensável aos CEOs, principalmente de startups, profissionais do marketing e de vendas.

Hacking Growth é dividido em duas partes: a teórica, que explica em minúcias o conceito do growth hacking e como implementá-lo numa empresa; e a prática, que exemplifica a importância dessa técnica ao citar cases de sucesso. 

Divisão do livro em capítulos e um exemplo de case de sucesso

O livro  de Sean Ellis, escrito em parceria com Morgan Brown, possui linguagem acessível, onde o assunto do growth hacking se expande por nove capítulos, que aborda os seguintes temas:

  • Montar uma equipe de crescimento
  • Reconhecer se o produto da empresa é “must-have”
  • Formas de identificar alavancas de crescimento
  • Realizar testes ágeis
  • Hacking para a aquisição
  • Hacking para a ativação
  • Hacking para monetização
  • Hacking para retenção
  • O que é um ciclo virtuoso de crescimento

Já no que diz respeito aos vários cases de sucesso mostrados no livro, vale a pena citar o que aconteceu no Dropbox. Sean Ellis implementou um sistema que envolvia estratégias de referral marketing (técnica que transforma os próprios clientes em divulgadores), o qual alavancou a empresa para uma receita de 1 bilhão de dólares na época. Esse feito ocorreu com seis meses de growth hacking.

Como se deu a trajetória profissional de Sean Ellis?

Sean Ellis é um nome extremamente conhecido dentre os profissionais do marketing, mas ele é proeminente em outras funções. Sua carreira profissional é marcada pelo sucesso nas empresas por onde passou.

Além da faculdade de Relações Internacionais, também se formou em gestão estratégica de marketing e comportamento do consumidor em duas universidades: a de Nova York e a de Harvard. Essas formações complementares o levariam a trabalhar nas empresas futuramente e a tornar-se investidor anjo. 

Como empreendedor, Sean Ellis criou o Qualaroo, que é uma ferramenta para que uma empresa possa receber feedback dos clientes. Além disso, também fundou a GrowthHacking.com, que é a sua plataforma mundial de growth hackers.

Além de ter alavancado o sucesso da Dropbox, Sean Ellis também está ligado de forma direta com o crescimento da Eventbrite. Ellis resolveu os problemas de conversão que a empresa tinha a partir da pesquisa qualitativa e escalonamento dos canais de clientes.

Além do já mencionado livro, Sean Ellis também é professor, sendo convidado para ensinar estudantes de marketing na Califórnia e em Harvard. Seus ensinos também são disseminados por todo mundo em forma de palestras.

Quais as principais dicas de Sean Ellis para quem começa a utilizar o método Growth Hacking?

Segundo Ellis, toda empresa pode implementar o seu método do growth hacking. Seu jeito de fazer marketing é disruptivo, no sentido que não requer os custos altos relacionados às campanhas tradicionais. Para Ellis, marketing tem mais a ver com a gerência do produto e a análise de dados do que a criação da propaganda em si.

Investir em canais gratuitos

Antes de focar em anúncios pagos, Ellis recomenda que a empresa cresça no marketing de forma orgânica, ao usar de técnicas de marketing de conteúdo e SEO. A ideia é iniciar nos canais gratuitos como um teste e, uma vez que obtém uma boa base de usuários, partir para as ações pagas.

Pensar mais em prática do que tática

De acordo com Sean Ellis, uma boa estratégia nunca é uma tática pontual, mas um processo. O ato de analisar, criar planos, executar, implementar mudanças, analisar novamente é um ciclo que constitui um método eficaz de growth hacking

Ellis recomenda que os testes sejam feitos semanalmente até se alcançar uma estratégia ideal para uma empresa específica. A partir daí, montar uma equipe interdisciplinar para que as metas sejam atingidas.

Explorar canais novos

Basicamente, é buscar por novos meios de fazer marketing em canais que ainda são relativamente desconhecidos. Dessa forma, uma empresa pode se tornar pioneira naquele canal, e com isso ter mais autoridade, visibilidade e, rapidamente, conversões, afinal, saberá lidar com aquele canal e seus usuários melhor do que as outras.

Contratar uma equipe de growth hacking

É importante começar pelo ponto de convergência de todo o time: o gestor de produto ou de growth. Em outras palavras, quem irá liderar o setor de growth hacking. O resto do time deve ser focado em experimentos, por todas as razões já mostradas.

A fase de experimentação deve ser perene, precisa fazer parte da rotina de uma empresa que almeja o crescimento alavancado. Para chegar a esse objetivo, é importante contratar pessoas com perfil dinâmico e interdisciplinar para compor a equipe de growth hacking. Pessoas que são capazes de se adaptar e criar novas soluções para eventuais problemas. Afinal, isso é esperado em um ambiente de constante experimentação.

Sean Ellis revolucionou o marketing, pois trouxe ao mundo da propaganda o método da análise e da experimentação. Com sua estratégia de growth hacking, empresas do mundo inteiro puderam vivenciar um negócio escalado. 

Mais do que entender o que é o growth hacking é saber que ele não se restringe às empresas de grande porte. Afinal de contas, as grandes companhias tiveram um início como negócios pequenos e “incertos”. Portanto, vale a pena implementar as estratégias de growth hacking e observar, por consequência, a expansão de um empreendimento


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