junho 16

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Transformação Digital: O que é e como colocar em prática?

Descubra o que é Transformação Digital e como colocar uma estratégia de transformação digital em prática no seu negócio

Mas afinal de contas, o que é Transformação Digital?

A transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente a forma como você opera e entrega valor aos clientes. 

É também uma mudança cultural que exige que as organizações desafiem continuamente o status quo, experimentem e se sintam confortáveis ​​com o fracasso.

A transformação digital é fundamental para todas as empresas, desde as pequenas até as empresas.

Essa mensagem vem alta e clara em cada palestra, painel de discussão, artigo ou estudo relacionado a como as empresas podem permanecer competitivas e relevantes à medida que o mundo se torna cada vez mais digital.

O que não está claro para muitos líderes de negócios é o que significa transformação digital.

É apenas uma forma cativante de dizer "ir pra nuvem"?

Quais são as etapas específicas que precisamos realizar?

Precisamos projetar novos empregos para nos ajudar a criar uma estrutura para a transformação digital ou contratar um serviço de consultoria?

Que partes de nossa estratégia de negócios precisam mudar?

Ela realmente vale a pena?

Um adendo importante:

Na minha opinião, o termo "transformação digital" se tornou tão amplamente usado, tão amplo, que se tornou inútil nos dias atuais.

Mas repensar antigos modelos operacionais, experimentar mais, se tornar mais ágil em sua capacidade de responder aos clientes e rivais continua sendo imprescindível.

Este artigo tem como objetivo responder a algumas das perguntas comuns em torno da transformação digital e fornecer clareza, especificamente para CIOs e líderes de TI, incluindo lições aprendidas com seus colegas e especialistas em transformação digital.

Como a tecnologia desempenha um papel fundamental na capacidade de uma organização de evoluir com o mercado e aumentar continuamente o valor para os clientes, os CIOs desempenham um papel fundamental na transformação digital.

Também é importante notar que as organizações de hoje estão em lugares diferentes no caminho para a transformação digital.

Se você está se sentindo preso em seu trabalho de transformação digital, você não está sozinho.

Uma das questões mais difíceis na transformação digital é como superar as lombadas iniciais da visão à execução.

Isso cria angústia: muitos CIOs e organizações pensam que estão muito atrás de seus colegas na transformação, quando esse não é o caso.

Este ano, a pandemia COVID-19 trouxe uma nova urgência para atender às metas de transformação digital - e forçou muitas organizações a acelerar o trabalho de transformação.

Mesmo assim, os líderes de TI continuam enfrentando desafios, incluindo orçamento , luta por talentos e mudança de cultura .

Vamos buscar conselhos de seus colegas e especialistas em transformação digital.

Que bicho é esse transformação digital que todo mundo fala a respeito?

Como a transformação digital será diferente para cada empresa, pode ser difícil localizar uma definição que se aplique a todas.

Mas em termos gerais, definimos transformação digital como a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, resultando em mudanças fundamentais em como as empresas operam e como entregam valor aos clientes.

Além disso, é uma mudança cultural que exige que as organizações desafiem continuamente o status quo, experimentem com frequência e se sintam confortáveis ​​com o fracasso.

Isso às vezes significa abandonar processos de negócios antigos sobre os quais as empresas foram construídas em favor de práticas relativamente novas que ainda estão sendo definidas.

A transformação digital deve começar com uma declaração de problema, uma oportunidade clara ou uma meta aspiracional, Jay Ferro , CIO da Quikrete , explicou recentemente.

"O" porquê "da transformação digital da sua organização pode estar relacionado com a melhoria da experiência do cliente, reduzindo o atrito, aumentando a produtividade ou elevando a lucratividade, por exemplo", observa Ferro.

"Ou, se for uma afirmação aspiracional, pode girar em torno de se tornar o melhor para se fazer negócios, utilizando tecnologias digitais que não estavam disponíveis anos atrás."

Os líderes, precisam pensar no que a transformação digital significará - na prática - para sua empresa e como vocês a articularão.

" Digital é uma palavra carregada que significa muitas coisas para muitas pessoas", diz Jim Swanson , CIO da Johnson & Johnson.

Ao discutir a transformação digital, desvende o que ela significa, aconselha Swanson, que liderou a transformação digital na Bayer Crop Science (e anteriormente atuou como CIO da Monsanto ) antes de ingressar na Johnson & Johnson no início de 2020.

“No centro de tudo está a liderança e a cultura”, diz Swanson.

Você poderia ter todas essas coisas - a visão do cliente, os produtos e serviços, dados e tecnologias realmente interessantes - mas se a liderança e a cultura não estão no centro, ela falha.

É fácil pensar ou dizer a palavra 'digital', mas a compreensão é outra história.

  • Para uma pessoa e ela pensa em deixar de usar o papel;
  • Outra pode pensar em análise de dados e inteligência artificial;
  • Outra pode imaginar equipes Agile;
  • E ainda outra pode pensar em escritórios de plano aberto.

Percebe como a interpretação aqui é complicada?

E todas elas são respostas corretas para a mesma complicada pergunta.

É como se você fosse em uma lanchonete, pedisse um hamburguer, ou um cachorro quente ou um espagueti, e tudo fosse a mesma coisa, ou seja, comida, que serve pra matar a fome...

Por que a transformação digital é importante?

Claro, os líderes precisam estar cientes disso desde antes de implantar um programa de transformação digital, ou seja, colocar a transformação digital na prática da empresa.

Uma empresa pode assumir a transformação digital por vários motivos.

Mas, o motivo mais provável é o seguinte:

É uma questão de sobrevivência.

Na esteira da pandemia, a capacidade de uma organização de se adaptar rapidamente às interrupções da cadeia de suprimentos, às pressões do tempo para o mercado e às mudanças rápidas nas expectativas dos clientes se tornou ainda mais crítica.

Em 2020, os gastos com a transformação digital no mundo aceleraram em 10,4%, segundo a IDC (International Data Corporation).

Pudemos acompanhar a mudança rápida no comportamento dos consumidores durante a pandemia, o que acarretou em mudanças drásticas na cadeia de suprimentos (algumas cadeias simplesmente quebraram, é só dar uma olhada no preço das coisas e no aumento da inflação), mas é cedo pra tentar adivinhar quais as mudanças de comportamento dos consumidores que serão verdadeiramente duradouras...

Dados da McKinsey mostram que a mudança acelerada em direção ao streaming e ao fitness online provavelmente permanecerá permanentemente.

Mas as maiores mudanças foram em torno da comida.

Tanto comida caseira quanto compras on-line - uma categoria que geralmente tem resistência a ser movida para a Internet - provavelmente permanecerão mais populares entre os consumidores do que no passado.

As transações sem dinheiro também estão ganhando força.

No lado B2B, os dados da McKinsey mostram que a venda remota está funcionando.

Para os CIOs, isso significa que a experimentação rápida não é mais opcional.

Este ano foi um teste forçado de muitas coisas em que pensamos, mas nunca tentamos colocar em prática.

Aliás, muitas cadeias de suprimentos não são bem compreendidas e sustentadas por papel.

Começamos a olhar para tecnologias como blockchain e IoT.

Temos 4 milhões de investidores na bolsa de valores.

Os principais executivos nas organizações em rápida evolução de hoje devem acompanhar o ritmo da mudança, ficar para trás ou liderar o grupo.

Essa é a questão existencial em jogo hoje em dia, quando ações ousadas devem ser ativamente apoiadas por experimentação e descoberta de novos caminhos.

Isso deve ser feito enquanto se gerencia a inexorável batida diária de problemas operacionais, a prestação de serviços e os caprichos do imprevisível, como um importante ataque cibernético ou violação de informações.

Melhorar a experiência do cliente se tornou uma meta crucial - e, portanto, uma parte crucial da transformação digital.

Temos uma mudança tão rápida de comportamento que fica difícil entender realmente o que veio pra ficar.

Mas se eu precisasse apostar uma bala de hortelã nisso, diria que é a tecnologia.

E você, concorda?

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