junho 13

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Como contratar um Growth Hacker pra sua empresa

Neste Artigo vc vai descobrir:

  • O que é um Growth Hacker
  • Porque Growth Hackers são tão importantes para minha empresa?
  • Quais são as peças que compõe um Squad de Crescimento?
  • Quem pode ser um Growth Hacker (ou fazer parte desse Squad de Cresimento)?
  • O que um Growth Hacker precisa saber?
  • Como um Growth Hacker pode se aprofundar? Sendo um Generalista / Especialista.
  • Quero contratar um Growth Hacker, qual o próximo passo?
  • Eu quero realmente formar um profissional de Growth aqui na minha empresa, quais são os próximos passos?

A gente sabe, a procura por Growth Hackers só cresce.

E, apesar de muita gente dizer que o termo virou modinha (e de certa forma, virou mesmo), as empresas precisam cada vez mais de profissionais com esse perfil.

“Poxa, mas e quem é você pra falar de Growth, Palma?”

Bom, eu trabalho com Growth desde 2014, mas trabalho com Comunicação desde os anos 2000, já ensino Growth, Marketing Digital e Web Analytics em cursos de escolas renomadas como Tera, Conquer, Mirago e Comschool, palestro em grandes eventos aqui no Brasil sobre o tema, frequento os melhores eventos sobre o assunto fora do país, e, principalmente, aplico os princípios e a Metodologia de Growth todos os dias para meus clientes, aqui no Growth Labs, o primeiro laboratório de experimentação em Marketing Científico do país.

Blz, mas chega de Jabá e vamos ao que interessa…

O que é um Growth Hacker?

Esse termo deriva da prática do growth hacking, ou seja, estamos falando de um profissional extremamente especializado cujo intuito é promover o crescimento acelerado de uma empresa, podendo atuar em diferentes áreas, e não só em Marketing, como a maior parte das pessoas acredita. Aliás, tenho um artigo inteiro aqui no Blog só pra falar mais sobre a função de um growth hacker.

Na prática, esse é o profissional que vai trazer muitos resultados para uma empresa, mas que pode ter perfis de atuação diferentes dentro de uma Squad de Crescimento.

Estamos falando de um ou mais perfis aqui, e não apenas de uma pessoa, necessariamente.

Porque Growth Hackers são tão importantes para minha empresa?

Growth hackers têm desempenhado um papel fundamental na transformação da maneira como as empresas abordam o marketing e o crescimento. Para ilustrar melhor isso, vou te apresentar alguns exemplos específicos:

1. Dropbox Dropbox é frequentemente citado como um exemplo clássico de growth hacking. Em vez de gastar muito com publicidade, eles implementaram um sistema de referência simples: oferecendo espaço de armazenamento gratuito tanto para o referenciador quanto para o referido. Esse simples mecanismo virou um marco no mundo do marketing e ajudou a Dropbox a crescer de 100.000 para 4 milhões de usuários em apenas 15 meses!

2. Airbnb Outro exemplo notório é o da Airbnb. Eles utilizaram uma técnica conhecida como “piggybacking” para crescer sua base de usuários. Ao perceber que muitos de seus usuários também listavam suas propriedades no Craigslist, a Airbnb criou uma opção que permitia aos anfitriões copiar automaticamente seus anúncios para o Craigslist com um único clique. Isso não apenas dirigiu o tráfego do Craigslist para a Airbnb, mas também posicionou a Airbnb como uma alternativa mais visual e fácil de usar.

3. Hotmail Mesmo antes de o termo “growth hacking” ser popularizado, Hotmail já estava usando táticas de growth hacking. Eles adicionaram uma simples linha de assinatura em cada email enviado através do serviço: “PS: I love you. Get your free email at Hotmail”. Este pequeno hack resultou em um crescimento exponencial, com milhares de novos usuários se inscrevendo todos os dias.

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Photo by Magda Ehlers on Pexels.com

Quais são as peças que compõe um Squad de Crescimento?

Isso depende, e muito!

Podemos estar falando de apenas um profissional que acumule todas as funções ou de vários Squads que trabalham simultaneamente em áreas diferentes.

De novo, depende.

E pra não ficar só na resposta super vaga, vou detalhar mais um pouco as funções que um Squad precisa ter:

  • Growth Lead: Pode inclusive ter outros nomes (como Growth PM, Head of Growth), dependendo de cada empresa e funções executadas, mas o Growth Lead é na prática o responsável por levar a cultura a toda a empresa, gerir as reuniões de Growth, investigar modelos de negócios, definir objetivos e acompanhar o seu progresso.
  • Growth Marketer: é um especialista em canais específicos e testa tudo o que puder, especialmente em relação a aquisição de novos clientes. Não precisa ser uma única pessoa e pode inclusive ser o próprio Growth Lead muitas vezes. Mas se vc já encontrou fit com algum canal, vai precisar de alguém especialista aqui pra continuar testando e melhorando os resultados.
  • Growth Engineer: Esse é o seu maior aliado pra colocar os seus testes na rua. Ele é disciplinado, sabe codar tanto frontend quanto backend, e é capaz de trazer ideias e maneiras mais elegantes de se performar um determinado teste, pura e simplesmente porque eles podem.
  • Growth Designer: Vou jogar a real, todo mundo diz que feito é melhor que perfeito, mas ninguém tem coragem de jogar na rua um teste onde a sua marca aparece ao lado de um design que não é apenas feio, mas não combina com a sua marca. Esse cara é necessário…
  • Data Growth Analyst: Essa pessoa nem precisa estar dedicada 100% ao seu time, mas ela é super necessária para que você analise os seus resultados e traga ideias de teste, conecte fontes de dados e faça as perguntas certas para extrair o máximo de insights dos seus números. É o famoso torturador de dados: Ele espreme até extrair algo útil deles.
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Photo by Christina Morillo on Pexels.com

Quem pode ser um Growth Hacker (ou fazer parte desse Squad de Cresimento)?

Qualquer um pode ser um Growth Hacker e pouca gente o é.

“Como assim, Palma?”

Bom, como eu disse antes, no fim, estamos falando de um profissional que resolve problemas com soluções rápidas e estratégias viáveis usando a Metodologia de Growth e a Mentalidade de Growth, com o objetivo único de alcançar o crescimento de um negócio. Aliás, o profissional de Growth é extremamente focado nisso, ter um único objetivo e encontrar soluções pra chegar a esse resultado desejado o mais rápido possível com o mínimo de recursos.

Um profissional capaz de unir Empatia e Ciência, para alcançar esses resultados, mesmo com pouco dinheiro, independente do estágio da empresa.

E sim, esse profissional ou esses profissionais de Growth funcionam pra Startups, Scale-Ups e até Big Corps.

Isso, claro, na teoria.

Na prática, o buraco é mais embaixo.

Porque a gente está falando de alguém que tem propriedade pra mover o ponteiro de uma empresa.

E também está falando de alguém que entende a empresa, o modelo de negócios, os clientes, as falhas e as oportunidades.

É um baita de um perfil e não é tão fácil de ser encontrado por aí.

E de novo, um curso não vai te garantir um profissional treinado ao final dele, (apesar de ajudar bastante). É preciso calejar seus talentos para perseguir o objetivo ideal de forma acertada.

É preciso calejar seus talentos para aprenderem a perseguir o objetivo ideal da sua empresa de forma acertada.

É aquele negócio, vc daria a chave do seu negócio a alguém que nunca trouxe nenhum resultado?

Você não pode esperar que uma pessoa recém saída de um curso seja capaz de trazer os resultados que você espera. Isso depende muito de experiência e de conhecimento do produto. Por isso, entenda que vai levar tempo antes de conseguir acelerar qualquer coisa.

É legal frisar também que essa pessoa não é uma salvadora da pátria, pelo contrário, é alguém que vai chegar na sua empresa com a mente aberta, sem todas as respostas e vai acumulando conhecimento para direcionar uma empresa no caminho certo.

Esse perfil, cheio de conhecimento, experiência e capacidade de execução, é quase um Unicórnio hoje em dia, mas eu vou te dar algumas dicas nesse artigo que podem te ajudar a encontrar ou formar o seu próprio Growth Hacker e Growth Squad. E quiça, de repente essa pessoa seja até você …

O growth hacker corporifica o método e o mindset do growth hacking em uma empresa. Na prática, isso significa que esse profissional se utiliza de todos os meios para fazer análises cirúrgicas dos resultados alcançados e criar experimentos em cima dos mesmos para trabalhar com otimização e inovação constantes. Além disso, nesse tipo de trabalho, a ênfase está principalmente nas ações de marketing e vendas, embora, dependendo do tipo de squad, esse profissional pode acabar focando em outras áreas para trazer esse retorno.

Em breve explico melhor sobre esse assunto, mas é importante que você entenda que um profissional de Growth precisa ter uma compreensão muito boa do Funil de Métricas Piratas, do Dave McClure ou de outro formato de metrificação que privilegie o crescimento e alta consciência do que esses dados querem dizer pro seu negócio.

Pessoas que são proativas e tem por costume trabalhar com uma visão sistemática e analítica podem se dar muito bem na função de growth hacker.

Existem, claro, uma série de habilidades importantes que esse profissional deve desenvolver e algumas áreas nas quais sua competência é fundamental. Ademais, deve ser proficiente no manejo de ferramentas e ter uma capacidade criativa acima da média.

O que um Growth Hacker precisa saber?

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Como contratar um Growth Hacker pra sua empresa 6

Ainda que o growth hacker trabalhe de uma maneira ampla, o que também é estipulado conforme as necessidades da empresa onde colabora, é necessário que tenha conhecimento e boa performance em algumas áreas fundamentais.

Entre as áreas, podemos citar a capacidade analítica e o hábito de analisar dados, bem como um nível suficiente de conhecimento de Tecnologia. É preciso ser bom em gestão de pessoas e ter domínio dos indicadores de sucesso de uma empresa, dos canais e ferramentas de marketing.

Como um Growth Hacker pode se aprofundar? Sendo um Generalista / Especialista.

Ainda que o growth hacker trabalhe de uma maneira ampla, o que também é estipulado conforme as necessidades da empresa onde colabora, é necessário que tenha conhecimento e boa performance em algumas áreas fundamentais.

Também é necessário que o growth hacker trabalhe sempre a partir de uma abordagem prática do negócio e desenvolva capacidades multidisciplinares.

Como um Growth Hacker pode se aprofundar? Sendo um Generalista / Especialista.

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Como contratar um Growth Hacker pra sua empresa 7

Esse daqui é o Tshaped model do Growth Tribe, e exemplifica bem a amplitude de conhecimento necessária para um Growth Hacker focado em Marketing.

Se a sua ideia é criar um Growth Hacker em casa, tenho um conceito interessante. Visto que o growth hacking é um conceito muito amplo, o ideal é buscar uma área onde você ou essa pessoa tem mais afinidade e facilidade de aprendizado e tornar-se especialista nela, sem esquecer que é necessário entender uma gama ampla de atividades e áreas para conseguir gerar resultados.

É impossível ser um especialista em todas as áreas de uma empresa, portanto, é primordial ser o melhor na sua, pois as empresas buscam por profissionais, no plural, cada um com pleno domínio de sua área específica e com o chamado Profissional com perfil em “T” (T-shaped profile).

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Photo by Anna Shvets on Pexels.com

Quero contratar um Growth Hacker, qual o próximo passo?

Existem algumas maneiras de ter um Growth Hacker aí na sua empresa:

1- Contratando um Growth Hacker de mercado.

Como eu contrato?

Simples, o processo de sempre, anuncia a vaga, e muita sorte pra ti. Te desejo sorte de verdade, já que essa profissão pode te trazer bons profissionais por salários que variam entre R$15.000,00 e R$80.000,00 reais mensais.

Ah, mas então vale mais a pena formar alguém em casa, não?

Essa é a alternativa que eu normalmente sugiro, embora, isso possa depender sempre do profissional que está sendo formado, essa é normalmente a melhor opção do ponto de vista financeiro.

2- Formando um Growth Hacker na minha empresa.

Se você quer formar um profissional com esse perfil dentro de casa, você pode contratar alguém específico para essa vaga e ir ensinando a ele a profissão ou usar alguém que você já tenha em seu time para formar.

Eu quero realmente formar um profissional de Growth aqui na minha empresa, quais são os próximos passos?

Se você é um profissional em busca do conhecimento necessário para ingressar na área, sugiro se inscrever em um dos cursos das escolas onde leciono, ou cursos de outros profissionais de Growth, que são tão bons quanto. Mas te adianto, o mais importante é colocar em prática, pra não virar um estudante eterno.

Se você é um gestor de empresa e quer contratar alguém com essa expertise pro seu negócio, fala com a gente.

É só clicar aqui e agendar um papo sem compromisso pra entender como podemos colocar esse mesmo processo para rodar com você!

Por hoje é só, te vejo no próximo Post! 😉


Tags

contratação, gestão, growth hacking


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