novembro 2

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YouTube Ads: como anunciar na maior plataforma de vídeos do mundo

O YouTube Ads é uma ferramenta de publicidade digital do Google Ads, que permite anunciar produtos e serviços em diversos formatos na maior plataforma de vídeos do mundo.

Você já parou para observar quanto tempo gasta assistindo vídeos?

Seja no YouTube, no Instagram ou no TikTok, o fato é que o conteúdo audiovisual nunca esteve tão em alta.

Não atoa, uma pesquisa do Wall Street Jornal demonstrou que usuários consomem cerca de 1 BILHÃO de horas por dia no YouTube.

E tem mais! Se você está lendo este artigo no Brasil, ainda está pisando no segundo maior país consumidor de YouTube do mundo, atrás somente dos Estados Unidos, segundo pesquisa do Google Brasil.

Ou seja, investir em publicidade digital também é considerar aplicar em YouTube Ads, afinal, é um mercado gigante de consumidores, e, além de ser a maior plataforma de vídeos do mundo, também é o segundo website mais visitado, atrás somente do seu próprio dono, o Google.

Você vai mesmo continuar deixando todo esse mercado de lado na sua estratégia de marketing? Só recomendo que faça isso caso não tenha ambição para o seu negócio.

Se quer utilizar dos melhores meios possíveis para ganhar clientes, o que está esperando para começar a investir em YouTube Ads?

Espero sinceramente que esteja buscando esse artigo porque decidiu começar, mesmo que tarde. Não gostaria de ver meus leitores fora de um mercado tão amplo e atrativo e você não será um deles, certo?

Sem mais delongas, quero apresentar neste artigo os principais formatos de anúncios no YouTube Ads, vamos lá? 

O que é YouTube Ads?

YouTube Ads é uma ferramenta de anúncios pagos que permite às empresas anunciarem no YouTube, inserindo conteúdos nos vídeos assistidos por usuários.

O YouTube Ads é configurado através do Google Ads, ou seja, não existe uma plataforma de anúncios própria do YouTube, igual ao Instagram, que é anunciado através do Facebook Ads.

Quais são os formatos de anúncio no YouTube Ads?

1 - Anúncios in-stream

Começando com o formato clássico. Os anúncios in-stream são aqueles exibidos no início do vídeo com a possibilidade de pular somente após alguns segundos.

O in-stream pode aparecer antes ou durante a execução do vídeo e o anunciante pode optar por escolher entre os ignoráveis, que dão oportunidade do usuário pular após cinco segundos, ou os não ignoráveis, que não podem ser pulados.

Este tipo de anúncio só é cobrado dos anunciantes caso o vídeo tenha sido exibido por, no mínimo, 30 segundos, ou menos, no caso dos mais curtos. A plataforma entende que só pode cobrar o anunciante caso o usuário tenha consumido parte considerável do anúncio.

2 - Bumper Ads

O bumper ads também surge antes do vídeo iniciar e são aqueles anúncios “suportáveis”, por terem duração de apenas 6 segundos ou menos.

Isso dá a garantia de que o anúncio será consumido pelo público que o anunciante escolheu impactar e também oferece a chance de anúncios direto ao ponto, com uma mensagem clara, direta e objetiva.

Mas atenção: é preciso usar esse formato com sabedoria, uma vez que ele pode causar um efeito de irritação e inconveniência na audiência, visto que não pode ser ignorado. Geralmente é utilizado para uma fase inicial do funil de vendas, para dar uma primeira impressão sobre a marca e posteriormente impactar o usuário com vídeos maiores.

Esse formato é cobrado a cada mil visualizações (CPM).

3 - Master Head

O Master Head é um formato do YouTube Ads em vídeo que aparece na parte superior da página inicial do YouTube.

Pode ser um formato poderoso uma vez que todos os usuários começam suas buscas a partir da página inicial e o formato funciona tanto para desktop quanto mobile.

O Google recomenda este formato para reconhecimento de novos produtos ou alcance de público em larga escala em um período curto de tempo.

Esse formato no entanto apresenta algumas dificuldades, por exemplo, é exibido automaticamente sem som, ou seja, o anunciante terá de usar criativos que não necessitem de som. Outra desvantagem é o fato do formato só funcionar através de reserva do espaço, sendo necessário entrar em contato com representantes de vendas do Google.

4 - Video Action

Esse foi um formato do YouTube Ads que surgiu na pandemia, como uma forma do Google dar um “empurrãozinho” aos anunciantes que dependiam mais das vendas online naquele momento.

É um formato do YouTube Ads que permite usuários navegarem por um catálogo de produtos, com preços e call to acition, durante a exibição do vídeo anunciante. Além de catálogos também é possível incluir formulários para captação de leads.

O video action pode ser exibido na tela de exibição de vídeos, no feed da homepage e até nos aplicativos parceiros do Google.

5 - Anúncios Out-stream

Fora da tela de exibição de vídeos, esse formato aparece apenas nos smartphones e em aplicativos parceiros do Google.

O out-stream apresenta uma diversidade de formatos em aplicativos parceiros, como nativos, banners em formato retrato ou tela cheia e intersticiais.

Assim como o master head, esse formato também é tocado automaticamente e sem som.

Seu formato de cobrança é custo por mil impressões visíveis, de forma que o anunciante paga sempre que o vídeo é visualizado por 2 segundos ou mais.

6 -  Video discovery

Como carrega o nome, o video discovery é posicionado em locais de descoberta, como na página inicial, nos vídeos relacionados e na lista de resultados de pesquisa.

O Google também recomenda este formato para meta de reconhecimento de marca ou produto.

Conclusão 

E então, ainda acha que pode ficar de fora desse mercado?

O fato é que se o seu público-alvo consome conteúdos audiovisuais, então você precisará anunciar no YouTube Ads.

Este é um formato poderoso pois 80% dos usuários brasileiros usam o YouTube diariamente, segundo a própria plataforma.

Além disso, todos os nichos estão no YouTube. A plataforma oferece conteúdo sobre todo e qualquer assunto já discutido pelo homem, e isso garante que você conseguirá impactar seu público-alvo ou ainda descobrir outros públicos que pode trabalhar.

Desde como cozinhar, até como construir bombas nucleares, o YouTube abrange todos os públicos e isso significa que anunciar por lá é ter acesso ao maior mercado consumidor digital do mundo.

Para começar a anunciar no YouTube, basta criar uma conta no Google Ads, criar e configurar uma nova campanha, definir o orçamento, em quais formatos desejará anunciar, segmentar o público-alvo por interesses e, por fim, subir os criativos nos formatos que o Google recomenda. Pronto, você estará fazendo parte de um grande mercado digital e com certeza um dos mais lucrativos.


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