O que é Growth Marketing e por que ele está revolucionando o mundo do marketing?
Opa, opa, como vai você?
Aqui é o Anderson Palma, CEO do Growth Labs. Hoje, quero mergulhar fundo e responder a pergunta que deve assombrar a maior parte das pessoas que estão acessando esse blog pela primeira vez: Afinal de contas, o que é Growth Marketing? Bom, esse tema tem sido uma verdadeira revolução no mundo do marketing, e eu vou te explicar tudo em detalhes por aqui!
O que você verá nesse post...
Uma História Pessoal:
Lá por 2010, eu estava fora do país já faziam 4 anos. Morava em Dublin, Capital da Irlanda e Trabalhava com Marketing e Vendas durante o dia e como técnico de futebol a noite. Aliás, eu era bom no futebol, tinha jogado por um time local antes e até ganho prêmios das mãos do Pelé, dá pra acreditar?
Mas deixo essa história pra outro post. Agora vamos falar de Marketing e Growth.
Pois é, e eu estava imerso no universo do marketing tradicional. Com exceção dos emails marketing, que eu fazia muito (inclusive muito Spam na época), minha vida nessa época se resumia a Campanhas pagas, anúncios em revistas, e até visitação de clientes para vendas porta a porta. Eu honestamente adorava.
Mas um dia, durante uma noite de "Pints" (como o povo do outro lado do Atlântico chama carinhosamente esse Copão de 500ml de cerveja que todo mundo bebe por lá), com um amigo Holandês que trabalhava no Google, mencionou uma startup chamada Airbnb. Eles estavam usando algo chamado "Growth Marketing" para crescer exponencialmente. Fiquei intrigado. Como uma empresa poderia crescer tanto em tão pouco tempo?
📸 Eu e alguns amigos do Marketing em Dublin, Irlanda.
Definição de Growth Hacking por Sean Ellis
Como uma empresa poderia crescer tanto em tão pouco tempo? Definindo Growth Marketing
Isso realmente me intrigou. e me levou a outra pergunta: "Mas afinal de contas, o que é Growth Marketing?
Então deixa eu te trazer uma definição rápida e voltar a um termo anterior ao Growth Marketing, o Growth Hacking:
Segundo Sean Ellis, criador do termo Growth Hacking, fundador da Qualaroo e da comunidade Growth hackers, e que também ajudou a acelerar empresas como Dropbox, dentre outras, growth hacker é o profissional cujo verdadeiro objetivo é o crescimento, e consequentemente, growth hacking é a ciência de gerar esse crescimento.
“Growth Hacker é a pessoa cujo verdadeiro objetivo é o crescimento” - Sean Ellis
Desvendando a Mentalidade de um Growth Marketer
Growth Marketing não é apenas uma estratégia; é uma mentalidade.
Em vez de gastar rios de dinheiro em campanhas publicitárias, o foco é encontrar brechas, oportunidades não exploradas para crescer. Quase um Marketing de Guerrilha, sabe?
Lembra da história do Airbnb que mencionei?
Eles utilizaram uma integração com o Craigslist para atrair usuários para sua plataforma. Genial, né?
Pra fazer esse tipo de case acontecer, é preciso ser um cientista do Marketing.
E um cientista, precisa partir do pressuposto de que não sabe de nada, e por isso é importante testar sempre.
Testes, aliás, são o ponto principal de foco de um growth hacker.
Experimentação constante em alta velocidade é um dos segredos do growth hacker.
O que é Growth Marketing? Qual a diferença entre Growth Hacking x Growth Marketing x Marketing Tradicional?
Ok, não sei se ficou super clara a explicação que dei acima, então vou me aprofundar um pouco mais.
Afinal, essas duas nomenclaturas tão parecidas. No que o Growth Hacking difere do Growth Marketing? e do Marketing Tradicional?
Bom, o Growth Hacking é diferente do marketing tradicional, principalmente porque quando você olha para o funil de métricas piratas, que é o funil utilizado pela maior parte dos growth hackers, é um pouco diferente daquilo que vc vê atualmente nos funis mais tradicionais.
Em um funil tradicional, normalmente o marketing se preocupa muito mais com o awareness (consciência), com a aquisição de tráfego e a ativação desse tráfego, independente do que isso signifique para cada negócio, o growth hacking continua trabalhando com o foco exclusivo de trazer mais resultados de acordo com a métrica norte que sua empresa estiver perseguindo de forma geral, e isso quer dizer ir atrás do marketing, das vendas, do sucesso do cliente, do produto, da precificação, tecnologia, financeiro, logística e muito mais.
É por isso que normalmente digo que o real Growth HAcker em uma empresa é o seu CEO.
Ele é o cara que normalmente vai buscar o crescimento do negócio.
Mas e quando trabalhamos apenas dentro do Marketing?
É aí que você troca o Hacking por Marketing.
Se você não tem o foco, conhecimento (ou o poder) de mexer em processos, equipes, tecnologias ou qualquer outra coisa dentro de outras áreas, é importante focar naquilo que sabe e pode alterar e que ainda assim vai mover o ponteiro.
Responde rápido: Você tem o poder de mudar o sistema fiscal da sua empresa se perceber que essa é uma boa opção ou um bom teste para a empresa?
Então ao menos discutir e ter a chance de ganhar esse tipo de discussão?
Se a resposta for não, você deve estar focado naquilo que tem contato direto com o cliente e sua jornada (Marketing, Vendas, CS), ou seja, você é (ou poderia ser) um GROWTH MARKETER.
Normalmente, quem está olhando para o Crescimento do Marketing é o Growth Marketer e quem olha para o crescimento da empresa como um todo é o Growth Hacker.
"E quem faz só marketing sem olhar pra dados, sem foco, sem meta, Palma?"
Esse é o seu tradicionalíssimo profissional de marketing.
Existem ainda diversas subdivisões e posições em uma área de Growth em uma empresa, mas vamos falar disso mais adiante.
“Mas Palma, essa não é apenas uma maneira moderna de fazer marketing?”
Sim, se você pensar no sentido dado a Marketing por Philip Kotler.
Kotler afirma que o marketing deve ter uma relação de interdependência com todos os departamentos de uma empresa. "O marketing não pode ser visto apenas como um setor.
Na verdade, esse setor deve funcionar como uma força de papel decisivo para o sucesso de um negócio.
Por esta razão, muitas pessoas e especialmente em negócios corporativos usam o termo ‘Growth Marketing’ para mantê-lo simples (e também por conta das más associações com a palavra ‘hacking’)."
Outra História Inspiradora de Crescimento
Outro exemplo de mentalidade e trabalho focado no crescimento do Marketing e da empresa que me vem à mente é o Dropbox.
Em vez de gastar milhões em publicidade, eles ofereceram espaço de armazenamento extra para usuários que indicassem amigos.
O resultado?
Um crescimento explosivo com um custo muito mais baixo.
No mundo atual, onde todos têm acesso às mesmas ferramentas de marketing, o que nos diferencia é a criatividade e a capacidade de pensar fora da caixa.
O Growth Marketing nos ensina a olhar além do óbvio, a testar, a aprender e a adaptar-se rapidamente.
Não recomendo, já que acho minha história bem sem graça, mas como sempre me perguntavam, eu criei um artigo só falando sobre essa minha jornada aqui no blog, se tiver tempo de ler e saber um pouco mais sobre mim, tem um post que escrevi sobre isso aqui no Blog!
📸 Eu, Palestrandono Trakto Mkt Show e explicando pra mais de 2000 pessoas o que é Growth Marketing em 2018.
Conclusão
O Growth Marketing não é “modinha”.
É uma abordagem revolucionária sobre o Marketing para extrair mais resultado com menos investimento e que está literalmente transformando o mundo do marketing.
E se você, assim como eu, quer estar na vanguarda dessa transformação, é hora de começar sua jornada no Growth Marketing.
Quer saber mais a respeito desse Mundo do Marketing e do Growth Marketing?
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